Menopausa: Você sabe o que é e como lidar com ela?

Menopausa: Você sabe o que é e como lidar com ela?

A menopausa é um período da vida da mulher em que as menstruações cessam e ela deixa de ovular. A mulher passa por uma série de transformações corporais, que encerram o seu período fértil e acabam abrindo caminho para diversos sintomas desagradáveis e até doenças.

Vamos falar mais sobre a menopausa, seus sinais e avisos, idade na qual geralmente acontece e outras questões relacionadas.

O que é a menopausa e como ela acontece?

Ela é, antes de tudo, mais um estágio no avanço do desenvolvimento do corpo feminino. Da mesma forma que a primeira menstruação, na puberdade, diversas mudanças acontecem no corpo da mulher, dessa vez para encerrar o período fértil dela, já que não haverá mais ovulação e nem menstruações.

Um erro comum que acontece na detecção desses período na vida mulher é acreditar que ela acontece logo depois da última menstruação. Na verdade ela só é consolidada realmente depois de um ano da última menstruação, já que enquanto a menstruação está irregular, mas ainda pode acontecer. A esse período de preparação do corpo para a menopausa é dado o nome de climatério, onde alguns dos sintomas da menopausa já começam a aparecer.

Menopausa

Quais são os principais sintomas da menopausa?

A menopausa tem alguns sintomas principais, que estão relacionados à mudança do corpo e a diminuição dos hormônios, que vão causando alguns dos sintomas abaixo:

  • Ressecamento vaginal
  • Ondas de calor
  • Suor noturno
  • Insônia
  • Diminuição do apetite sexual, memória e atenção
  • Aumento do risco cardiovascular e de depressão
  • Mudança na distribuição da gordura no corpo e risco de osteoporose.

Quando você começar a sentir algum desses sintomas, é importante começar a consultar seu ginecologista para verificar quais são as melhores opções para retardar o processo ou passar por ele da forma mais adequada.

Existe tratamento para a menopausa?

Embora seja uma condição natural e não uma doença, existe tratamento para a menopausa sim. Esse tratamento consiste, basicamente em repor os hormônios que o corpo deixou de produzir, mantendo assim a menstruação e evitando os outros problemas relacionados, especialmente de ordem sexual e psicológica. Algumas mulheres, inclusive, usam o anticoncepcional como forma de tratamento para a menopausa, não sendo o ideal, mas que pode ser recomendada pelo seu médico.

A realidade é que nem todas desejam fazer a reposição hormonal, ou a fazem em quantidades menores, para que a menstruação seja interrompida, mas outros fatores sejam melhorados. Essas possibilidades podem ser discutidas com tranquilidade com seu médico, já que ele é capaz de oferecer diversos tipos de medicação para você.

Inclusive, nem todas as mulheres podem fazer a reposição hormonal, já que, por exemplo, para mulheres com risco de câncer de mama e trombose o recurso de reposição hormonal pode ser prejudicial, aumentando a chance dessas doenças de atacarem seu corpo.

Finalmente, é importante que a mulher comece o tratamento o quanto antes, inclusive evitando problemas relacionados às doenças cardiovasculares e outras questões relacionadas ao tratamento tardio da menopausa.

Para aquelas que não querem se submeter a uma reposição hormonal a ainda a opção de produtos naturais. Um deles é o Max Amora. Trata-se de um suplemento 100% natural a base de Amora e outras componentes naturais que vão regular seus níveis hormonais, dando fim aos sintomas incômodos. Para saber mais sobre este produto, basta clicar no botão a baixo.

Com essas dicas, você com certeza saberá muito melhor como lidar com a sua menopausa e as formas de enfrenta-la.

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment