HPV tem cura? Saiba todas as informações e aprenda mais aqui!

HPV tem cura? Saiba todas as informações e aprenda mais aqui!

Em primeiro lugar, o que é o HPV? É uma doença transmitida sexualmente, e sua sigla significa Papiloma Vírus Humano. Essa doença possui mais de 100 subtipos podendo variar o grau de agressão ao corpo. Tanto homens como mulheres podem ter HPV, mas ele é mais fácil de ser diagnosticado nas mulheres e por meio do exame Papanicolau.

Nesse texto você vai saber tudo sobre esse assunto, as causas, principais sintomas, tipos, fatores de risco,  tratamentos, e mais. Será que HPV tem cura? Leia até o final e descubra.

Causas da HPV

o Hpv é considerada uma DST ou seja uma doença sexualmente transmissível. Segundo estudos quase 98% dos casos ocorrem a partir do contato sexual. Vale ressaltar que não é preciso que haja a penetração com fluídos para que ocorra de fato a penetração. Só o contata íntimo do pênis com a vagina pode já proporcionar a transmissão do vírus.

Existem outras formas de transmissão, mais rarar, veja:

  • Contato com verrugas de pele
  • Compartilhamento de roupas íntimas e toalhas
  •  De mãe para filho na hora do parto

Vale a pena reforçar a importância e a necessidade de usar camisinha nas relações sexuais, até mesmo durante o sexo oral. Se prevenir é o melhor caminho para quem deseja se cuidar e não correr o risco de se contaminar.

Quais são os sintomas?

Como já foi dito o HPV possui mais de 100 subtipos, sendo assim os sintomas podem variar, mas nos homens o mais comum é o aparecimento de verrugas nos genitais e raramente coceiras, mas em casos mais graves o HPV pode causar lesões pré-câncer.

No caso das mulheres os sintomas podem ser bastante parecidos, como o aparecimento de 3 verrugas na parte externa da vulva, períneo, e até mesmo no anus. E da mesma maneira que nos homens, o HPV na mulher pode causar lesões pré-câncer e inclusive causar câncer genital.

Mas vale ressaltar que algumas vezes ele pode não manifestar nenhum sintoma, tanto em homens como em mulheres, por causa disso que o HPV é uma doença tão difícil de diagnosticar, até mesmo porque uma pessoa pode ter a doença por dois anos sem sintoma algum.

Por outro lado, uma estatística afirma que 8 em cada 10 pessoas terão contato com o HPV sem manifestar qualquer sintoma da doença.

hpv tem cura?

Quais os principais riscos do HPV?

Como já foi dito, nos homens, o risco de câncer no pênis é grande, mas como o aparecimento de verrugas é muito comum, o tratamento normalmente é inicializado antes que a agressão ao corpo seja tão grande.

No caso das mulheres, as chances de câncer também são grandes, mas são um pouco complicadas, pois muitas vezes as verrugas não aparecem externamente e sim dentro da vagina, por isso o melhor diagnóstico é dado após o exame Papanicolau, onde o colo do útero é melhor examinado.

Fatores de risco

Se você possui uma vida sexual ativa, você pode se não tomar os devidos cuidados se contaminar com o vírus. No entanto, existem hábitos e fatores que são considerados de risco. Ou seja, pessoas com alguns desses problemas e hábitos podem vir a ter mais predisposição para contrair o vírus HPV.

Confira alguns que listamos abaixo!

  • Sexo sem proteção
  • Vida sexual precoce
  • Muitos parceiros sexuais
  • Não fazer exames de rotina
  • Queda do sistema imunológico
  • Presença de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
  • Múltiplas gestações
  • Uso de contraceptivos orais de alta dose por tempo prolongado
  • Tabagismo
  • Infecção pelo HIV
  • Tratamento com quimioterapia, radioterapia ou imunossupressores

Como é o tratamento?

O tratamento não é absurdo e pode ser feito em casa com o uso de pomadas específicas receitadas pelo médico. Mas no caso das verrugas será necessário ir até uma clínica para fazer a cauterização e eliminar as verrugas.

Junto com as pomadas, também são receitados remédios para fortalecer o sistema imune e é recomendado que a pessoa tenha uma alimentação saudável durante o tratamento.

Geralmente o mais recomendado nesse caso são 2 medicamentos, o Wartec e Aldara. Ambos são extremamente eficazes no tratamento de HPV.

Para saber mais sobre eles ou comprá-los com preços mais acessíveis e sem sair de casa, indicamos a euroClinix. Uma farmácia online séria, com produtos de qualidade, que proporciona acima de tudo uma compra sigilosa e segura. Clique no botão abaixo e confira!

botão euroclinix

HPV se cura sozinho?

Essa é uma duvida muito frequente, pois quando o HPV não gera sintomas ele pode sim desaparecer sozinho em dois anos após a contaminação, pois o seu sistema imunológico consegue, sozinho, limpar o organismo do vírus.

Mas independente disso, vale lembrar que é muito importante fazer exames periódicos, pois se você não for uma dessas pessoas a chance de ter câncer genital é muito grande.

hpv tem cura?

HPV tem cura?

Sim, o Papiloma Vírus Humano pode sim ter cura, mas nem sempre ela ocorre, pois é muito difícil garantir que o vírus foi eliminado totalmente do seu organismo.

Por isso, após o fim do tratamento, e caso esse tenha sido feito corretamente, e se as lesões tiverem desaparecido o medico pode dizer que o paciente está curado.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment