Ginkgo Biloba: Para que serve? Previne contra o Alzheimer? Afina o sangue?

Ginkgo Biloba: Para que serve? Previne contra o Alzheimer? Afina o sangue?

As plantas medicinais são excelentes, pois elas possuem propriedades que ajudam a tratar vários problemas de saúde e a melhorar a qualidade de vida, por isso conhecê-las é fundamental. Uma planta que vem fazendo muito sucesso devido aos seus benefícios é a ginkgo biloba, uma planta originária do Japão, mas que faz sucesso em vários outros países do mundo.

Você já conhece essa planta? Sabe o que é e quais os benefícios que ela poderá trazer ao seu corpo? Não? Então continue conosco e tire todas as suas dúvidas sobre ela a seguir!

O que é ginkgo biloba?

A ginkgo biloba é uma planta medicinal do Japão, e acredita-se que ela já existia desde os tempos dos dinossauros, há mais de 200 milhões de anos, se tornando inclusive símbolo de paz e longevidade.

Uma vez que, sobreviveu as explosões atômicas no Japão na época da segunda grande guerra mundial, e até hoje faz muito sucesso trazendo grandes benefícios aos seus consumidores.

Rica em flavonoides e terpenoides, a ginkgo biloba possui excelente ação anti-inflamatória e antioxidante, possuindo diversos benefícios para a saúde. Normalmente, relacionados com a melhora da circulação sanguínea e também a estimulação cerebral, sendo conhecida mundialmente como um elixir natural para a saúde mental.

ginkgo biloba frutas

Quais são os benefícios?

A ginkgo biloba possui inúmeros ingredientes ativos como os flavonóides, as catequinas e os bioflavonóides, que em conjunto de outros diversos ingredientes, atuam de modo a reforçar as paredes dos vasos sanguíneos e ajuda no controle de diversas outras doenças.

Alguns dos principais benefícios da ginkgo são:

Prevenção contra o Alzheimer

O Alzheimer que está ligado aos baixos níveis de acetilcolina, neurotransmissor que auxilia na formação da memória é o caso de uma das doenças que a ginkgo biloba ajuda a prevenir.

Estudos comprovam que o uso diário dela ajuda a aumentar a capacidade da acetilcolina, de modo que além do Alzheimer, outras doenças relacionadas ao declínio da função possam ser evitadas.

Perda de peso

Embora não haja estudos que comprovem que a ginkgo biloba emagrece, há muitas pessoas que defendem essa teoria devido ao seu alto teor de flavonoides. Além disso, também presente no chá verde e que comprovadamente aumenta o metabolismo e favorece a perda de peso.

Alivia desconfortos menstruais

Por favorecer todo o sistema circulatório, mulheres que sofrem de cólicas, inchaços, alterações de humor e também no ciclo menstrual, podem se beneficiar do uso do ginkgo biloba, já que este ajuda a reduzir todos os sintomas ligados ao ciclo menstrual.

A ginkgo biloba engorda?

Não é possível dizer que o consumo da ginkgo biloba irá auxiliar no ganho de peso. No entanto, como está planta costuma melhorar várias funções do indivíduo, pode ser que ele comece a se sentir melhor e com isso passe a se alimentar mais, o que poderá levar ao ganho de peso.

Além do mais, é possível dizer ainda que embora não existam comprovações científicas, algumas pessoas que consomem esta planta conseguiram emagrecer.

ginkgo biloba cápsulas

Para que serve?

De acordo com estudos aprofundados sobre a planta, a ginkgo biloba serve para tratar complicações do sistema circulatório, melhorar a visão, reduzir dores menstruais, melhorar a função cerebral e também, prevenir e tratar de doenças neurológicas.

As doenças neurológicas, acontecem graças a produção de óxido nítrico, gás responsável por relaxar as paredes das artérias e dilatar os vasos sanguíneos. Melhora todo o fluxo sanguíneo no sistema respiratório e proporciona efeitos benéficos para todo o sistema nervoso, bem como a visão e o sistema auditivo.

A ginkgo biloba afina o sangue?

Não, na verdade o que acontece é que ao ser consumido, o corpo humano metaboliza o extrato de ginkgo biloba que libera o gás nítrico, que possui propriedades de dilatação dos vasos sanguíneos. Assim, faz com que todo o sistema circulatório funcione melhor, o que consequentemente ajuda no funcionamento de todo o sistema nervoso que por sua vez necessita do oxigênio proveniente do sistema circulatório, o que gera todos os seus benefícios.

É como se nosso sistema circulatório fosse uma mangueira fina, mas com grande pressão de água. Ao ingerimos o ginkgo biloba, o efeito dele sobre a mangueira acontece de modo que ela aumenta de largura, fazendo com que água passe mais facilmente. Por isso é comum algumas pessoas pensarem que a ginkgo afina o sangue.

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe um comentário que responderemos você!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment