Gases abdominais: o que são e como eliminar?

Gases abdominais: o que são e como eliminar?

Os gases abdominais são uma consequência comum do processo digestivo e, apesar de serem socialmente inaceitáveis, são uma situação natural da vida. O problema é quando eles se tornam excessivos e começa a causar dor e inconvenientes acidentes nos momentos mais desagradáveis possíveis.

Vamos falar mais do que origina esse problema, as soluções que você pode ter e como você pode fazer para resolver esses problemas!

O que são os gases abdominais e como eles se formam?

Os gases abdominais podem ser causados de duas formas bem específicas, sendo que uma combinação das suas opções é o mais comum para causar os tão temidos gases.

  • Ingestão de ar: a ingestão de ar acontece quando você come muito rápido, quando masca chicletes excessivamente, respirar pela boca enquanto se alimenta. De qualquer forma, a questão é que o ar passa pela laringe e chega no estômago, onde se mistura com os gases naturais da digestão ( que serão explicados abaixo) e acaba aumentando a pressão dentro do estômago, causando dor e outros transtornos.
  • Gases provenientes da digestão: Alguns alimentos específicos, como o feijão e a couve flor, são considerados fermentáveis, o que significa que eles acabam fermentando dentro do estômago, como parte dos processos de digestão. Além disso, o intestino fermenta o excesso de açúcares e carboidratos, que não são digeridos pelo estômago, gerando ainda mais gases.

Quais são os principais sintomas? Ela pode indicar outras doenças?

Os principais sintomas dos gases abdominais são o desconforto estomacal, eliminação e gases de forma excessiva e inconveniente e uma eventual dificuldade de evacuação, que se torna mais difícil e ruidosa.

Um detalhe muito importante sobre os gases abdominais é que eles podem ser um sintoma de uma série de doenças e restrições alimentares como:

  • Doença celíaca (restrição a glúten)
  • Intolerância à lactose e outras
  • Constipação (prisão de ventre)
  • Síndrome do intestino irritável.
  • Intoxicação alimentar
  • Gastroenterite infecciosa
  • Outras doenças estomacais e intestinais.

Sendo assim, se você sentir que está liberando mais gases que o normal, verifique se você está provocando isto com a sua dieta ou hábitos. Se não for o caso, procure um médico para verificar as dificuldades.

O que pode ser feito em caso de gases abdominais

Existem vários tipos de ações específicas que devem ser feitos no caso de gases abdominais, e vamos explicar cada caso específico.

Quando o caso de gases for causado simplesmente por uma refeição exagerada, existem vários remédios que ajudam a aliviar essa dificuldade momentânea. Se isso acontece demais com você, cuidado com a sua dieta, pois isso pode se tornar um quadro crônico.

Se o caso de gases é causado por alguma dificuldade intestinal, regular o intestino geralmente resolve o problema. Se não resolver, procure um médico.

Se você sempre tem caso de gases abdominais com um tipo específico de alimento, verifique se não existe algum quadro clínico de restrição ao alimento.

Outra questão importante é que certos alimentos causam gases naturalmente. Neste caso, não há muito a se fazer.

Caso você se encontre em situação que não foi descrita aqui, o ideal é procurar um médico.

 

 

Conheça Também o Nosso Canal no Youtube


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment