Endometriose: Engorda? Pode matar? Pode virar câncer? Quais são os sintomas? Como é o tratamento?

Endometriose: Engorda? Pode matar? Pode virar câncer? Quais são os sintomas? Como é o tratamento?

A endometriose é uma doença que acontece quando tem endométrio (tecido que reveste o interior do útero) em outros órgãos do sistema reprodutor como os ovários e trompas, ou outros órgãos da pelve, como o intestino e bexiga, por exemplo.

A endometriose afeta cerca de seis milhões de brasileiras entre os 25 e 35 anos de idade, e quem tem mãe ou irmã com histórico da doença tem uma probabilidade seis vezes maior de desenvolver a doença do que outras mulheres.

Nesse texto vamos entender mais sobre essa doença, seus sintomas e como tratar.

Quais são os sintomas?

O diagnóstico de endometriose costuma demorar a ser confirmado (leva em média 7 anos), então, fique de olho se você tiver esses sintomas com freqüência:

  • Cólica menstrual;
  • Dificuldade para engravidar ( ou infertilidade);
  • Dor na relação sexual com penetração;
  • Alterações no intestino (diarréia, intestino preso, sangramento anal) durante a menstruação, nos casos de endometriose que envolvem a região;
  • Alterações na bexiga e nas vias urinárias (aumento no volume das micções, dor ao urinar ou sangue na urina, por exemplo) durante a menstruação, em casos de endometriose que envolvem o aparelho urinário;
  • Dor contínua (que dura pelo menos seis meses) independente de estar no período menstrual;
  • Sangramento excessivo durante a menstruação (fluxo anormal).

O que causa a Endometriose?

A doença acontece quando as células endometriais crescem fora do útero. Todo ciclo menstrual os ovários produzem hormônios que estimulam a multiplicação das células do endométrio, que aumenta de tamanho e fica mais espesso para receber um óvulo fertilizado.

As células endometriais que crescem dentro do útero são liberadas na menstruação, e as células endometriais que estão fora do útero continuam no organismo e são estimuladas novamente durante o ciclo menstrual seguinte, podendo sangrar um pouco.

Apesar dessa explicação, as causas exatas da doença ainda não são claras, e existem algumas hipóteses para as causas do doença, como a menstruação retrógrada (que é quando o sangue da menstruação, que contém células endometriais, retorna pelas trompas ao invés de sair do corpo da mulher, e instalam-se em outros lugares ou órgãos) a teoria mais aceita.

Começar a menstruar muito cedo, menstruações que duram sete dias ou mais, nunca ter tido filhos, e anormalidades no útero também são consideradas possíveis causas da endometriose.

Endometriose faz engordar?

O tratamento da endometriose envolve o uso de medicamentos hormonais, que alteram o metabolismo e podem resultar em um ganho de peso.

É importante dizer que o uso de pílulas anticoncepcionais com estrogênio e progesterona ou injeções de progesterona reduz o sangramento e alivia a maioria dos sintomas da endometriose, mas não evita a evolução da doença e nem corrige as alterações físicas que já ocorreram.

Pode causar infertilidade?

De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolver a doença e 30% tem chances de ficarem estéreis. A associação que as pessoas fazem entre a endometriose e a infertilidade é porque cerca de 30% a 50% das mulheres com infertilidade tem endometriose.

A demora no diagnóstico provoca o comprometimento do sistema reprodutor, e o tratamento hormonal, que altera as condições de ovulação e o transporte do óvulo pelas trompas são os principais fatores que causam a infertilidade.

Como é o tratamento?

Existe um tipo de tratamento específico de acordo com a idade da mulher, a gravidade da doença, dos sintomas que ela apresenta e se ela quer ter filhos ou não.

O tratamento da Endometriose pode ser através de medicamentos que amenizem a dor e controlem a evolução da doença, podendo ser recomendada a realização de uma cirurgia para retirar as áreas afetadas pela endometriose ou a retirada do útero e/ou dos dois ovários (Histerectomia) nos casos mais avançados da doença.

Endometriose pode virar câncer? Pode matar?

Ela também é muito associada ao câncer, porque as duas doenças se desenvolvem de maneiras muito parecidas, o que acaba sendo motivo de preocupação.

Apesar de não existirem evidências de que a endometriose possa virar câncer, estudos sugerem que mulheres com a doença têm maior probabilidade de ter alguns tipos de câncer como o câncer de ovário (risco aumentado em 37% do grupo analisado),tumores endocrinológicos (38%), de câncer renal (36%) e de câncer da tireóide (33%), em comparação com um grupo de mulheres que não tem endometriose.

Ela não é a causa mortis de ninguém, mas pode causar outras doenças mais sérias e graves conseqüências à saúde, caso não seja diagnosticada e tratada a tempo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

20 thoughts on “Endometriose: Engorda? Pode matar? Pode virar câncer? Quais são os sintomas? Como é o tratamento?

  1. Carla Denise da Silva Oliveira · Edit

    Quando a paciente tem os sintomas descritos mas n consegui mostra as lesões em exames ex:oltrasontrasvaginal. Ressonância pélvica, é possível que exista a doença.?

    Reply
    1. O exame ultrassom transvaginal com preparo intestinal tem que ser feito por um médico treinado para isso. É específico.
      Fiz com médico comum e ele não encontrou nada. Fiz por indicação do ginecologista e estava lá.
      Geralmente é pago.
      Por convênio não encontram.

      Reply
  2. EM MEU CASO EM EXAMES SIMPLES ELA NÃO APARECIA SÓ ATRAVES DA VIDEO LAPAROSCOPIA QUE CONSEGUIU CONFIRMAR O DIAGNOSTICO DA ENDOMETRIOSE, MAS CONHEÇO PESSOAS QUE CONSEGUIU DIAGNOSTICAR COM ULTRASON

    Reply
  3. Passei anos fazendo exames e sempre tive suspeitas pois me encaixei em todos os sintomas,no entanto nunca fui diagnóstica. Em 02/05/2017 pelo simples ultrassom de rotina me aparece um endometrioma, agora passarei por uma videolaparoscopia para retirar e rezando para que não haja outras lesões, pois a demora para diagnosticar vai me custar um ovário.

    Reply
    1. Oi Grazielle, ontem fiz a remocao de um endometrioma de 9cm, os medicos conseguiram recuperar meu ovario com uma ovarioplastia, e fizeram toda limpeza das aderências, a cirurgia é simples 24h depois tive alta e ja estou em casa, agora é so fazer o acompanhamento direitinho.

      Reply
  4. Descobrir que estava com 2 cistos nos ovarios através do transvaginal, fiz uma ressonância com contraste e deu endometriose, e fui encaminhanda para o cirurgião. .. graças a Deus foi descoberto logo, porém vou passar por várias etapas difícil. Posso ficar sem engravidar e entrar na menopausa aos 30 anos, mto triste mas pra mim ficar boa e sem dor prefiro que assim seja. Boa sorte pra nós meninas.

    Reply
    1. Descobrir hoje que estou possivelmente com endometriose, fiz uma transvaginal e a médica constatou endometriose, mas ela mandou eu fazer uma videolaparoscopia para ter certeza e fazer a retirada.. fiquei muito triste pois so tenho 21 anos e posso ficar sem engravidar

      Reply
  5. Ola meninas através de uma ressonância magnética descobrir que to com um endométrio de 9 cm pois ainda to espera o dia da consulta com a minha médica pra saber exatamente onde e mais eu acho que é no ovário e eu estou com mendo de ficar estéril aos 21 anos

    Reply
  6. Boa noite a tds . Eu fiz cirurgias em 16/03/16 na biopcia o resultado foi endometriose na parede abdominal. ai em 21/03/17 tive que fazer outra cirurgia pq voltou de novo no mesmo lugar na parede abdomonal e mandou pra biopcia e oresultado foi tipo corpo estranho e agora 22/02/18 fiz outra de novo masa nao teve jeito de mandar pra biopcia pq foi estava em liquido . Ai cirurgiao pediu procurar um gineocologista pra tratamento . Ai fui mas ele mandou eu tomar Allurene durante 1 ano tds os dias . E pediu ultrassom endovaginal preparo instestinal , uma avaliacao especelizada ao gastrosterologista e ao urologista . E me encaminhou praao servicoendometrioseno hospital das clinicas em Bh. E agora nao sei o que fazer . Pq fui marcar mas na secretaria de saude falaram Itauna nao tem tratamento pelo sus . Pq nao tenho condicoes de pagar particular e outa meu marido esta desempregado e eu tambem. Entao ….so Jesus mesmos pra me ajudar . Pq esperar do sus tratamento nao vou fazer e nao tenho como pagar .

    Reply
  7. Gostaria muito de fazer histerectomia, pois tenho 43 anos, graças a Deus um casal de filhos , e passei a ter a doença (ou apresentar os sintomas), quando a minha filha caçula estava com 2 anos de idade. No nasciemnto dela, fiz laqueadura, não consigo compreender o porque os médicos se negam a fazer histerectomia. tenho focos no intestino, bexiga, parede abdominal e reto. Penso que fico me intxicando com hormônios a toa..

    Reply
    1. Boa noite!Fui diagnosticada com nódulos de endometriose infiltrativa profunda na bexiga e reto e vários outros focos no abdômen.
      Querem retirar minha bexiga,reto e útero.Estou apavorada.
      Preciso de ajuda,por favor

      Reply
  8. Olá descobri a endometriose em 2007 não tratei emfim. Somente depois de dores fortes abdominais e cólicas no período menstrual descobri atravez de mapeamento para endometriose que tinha 40% de endometriose no entestino. Em 2015 fiz cirurgia por violaparascopia e além de ter endometriose em útero, ovários e entestino tinha um tumor no ovário esquerdo, chamado boderlaine com 9cm, faço tratamento até hj pois este tumor não é maligno e nem benigno. Fiz novo mapeamento mesmo sem útero so com um ovário esquerdo continuava com dor, aí pra minha surpresa la estava a endometriose no entestino esta dificultando pra evacuar. Estou esperando nova cirúrgica pra retirar a parte do entestino com aderência . Estou com medo penso até em deixar e não operar agora mas tenho medo da minha velhice piora a situação. Lembro que em 2011 minha vo paterna faleceu com trombose no entestino e me lembro que ela reclamava de ter entestino preço. Mas eu estou bem meu entestino esta funcionando todos os dias estou sem dor. Chego até pensar que aqueles resultados não são meus. Minha dúvida e se eu retirar o ovário esquerdo qe esta com 2 cistos pequenos e não operar o entestino posso ter problemas mas pra frente.
    Faço parte de um programa que acontece onde vários médico na área de endometriose se reúnem pra operar em um determinado hospital em São Paulo. Tenho 45 anos não tive filhos a endometriose não deixou quando eu quis, tive uma gestação até 4 meses em 2010 mas tive aborto espontâneo.

    Reply
  9. Olá, descobri que estou com endometriose profunda com implantação em parte de intestino, bexiga, vagina, só que há uns 4 anos eu fiz uma histerectomia subtotal que ficou o colo e os ovário, e essa endometriose descobri em poucos dias após um rsm de pelve

    Reply
  10. Josiane Aparecida de Oliveira · Edit

    Tenho endometriose já fiz a cirurgia foi tirado todos os focos,mais porem volto dinovo,hj tenho no entestino, ultero,reto tá tudo colado, tomo anticoncepcional continuo sem nunca mestruar pois passo muito mal há ir para hospital,n tenho filhos

    Reply

Post Comment