DHEA: Para que serve? Quais são os benefícios? Como tomar? Entenda mais sobre o assunto!

DHEA: Para que serve? Quais são os benefícios? Como tomar? Entenda mais sobre o assunto!

Se você chegou a esse artigo para entender melhor o que é o DHEA e se tomar esse suplemento vai mesmo te ajudar, você chegou ao lugar certo.

Vamos explicar como tomar e falar dos benefícios e efeitos causados pelo DHEA e tirar as suas dúvidas a respeito desse assunto.

Também vamos contar porque ele é tão famoso entre pessoas que praticam exercícios físicos regulares e atletas, e que benefícios ele oferece para a beleza do seu corpo.

O que é?

O DHEA (desidroepiadrosterona) é um hormônio esteroide natural, que é produzido pelas glândulas adrenais ou suprarrenais através do colesterol.

Para que serve o DHEA?

O DHEA serve para aumentar os níveis de hormônios sexuais, sendo a testosterona nos homens e o estrogênio na mulher.

Examedhea

O organismo precisa de uma quantidade específica de cada hormônio ou nutriente para funcionar da maneira ideal, e por isso, você precisa fazer um exame de sangue para saber o nível de hormônios que você tem hoje, para saber se está alto ou baixo demais, já que tanto a insuficiência quanto o excesso de hormônios sexuais como a testosterona e o estrogênio podem causar problemas de saúde.

Vamos falar a seguir o que significa ter DHEA alto e baixo, e as suas implicações.

DHEA alto

Ao fazer o exame de sangue, o médico vai comparar o resultado com os valores normais, que para as mulheres é de 1 a 12 ng/mL, e para os homens de 3 a 11 ng/mL.

Ter o DHEA alto pode causar alguns problemas, como falaremos a seguir, além de poder sinalizar problemas como tumores adrenais, hiperplasia adrenal e síndrome de Cushing, entre outros.

DHEA baixo

A produção natural do hormônio DHEA vai diminuindo com o passar dos anos, e por isso, depois dos 30 anos o seu nível pode estar mais baixo do que o necessário, sendo recomendada a suplementação.

O DHEA baixo também pode estar relacionado a doença de Addison e à anorexia nervosa.

Suplemento

Todo suplemento artificial serve como uma forma de compensar a insuficiência do nutriente ou substância no organismo, e o suplemento DHEA, que é feito com soja ou inhame selvagem, inicialmente era usado em casos de desequilíbrios hormonais, mas hoje em dia é muito usado por atletas e quem faz exercícios físicos regulares para criar músculos mais rapidamente.

Vamos falar de outros benefícios desse suplemento a seguir.

Benefícios

dhea

Como falamos, o DHEA serve para aumentar os níveis hormonais, e por isso oferece benefícios como a redução dos chamados sinais de envelhecimento (como rugas e linhas de expressão), aumentar a massa muscular, a força e a disposição física, melhorar o sono e a memória e prevenir o surgimento de doenças como hipertensão, diabetes, esquizofrenia, impotência sexual ou osteoporose.

Como falamos, ele é muito conhecido por atletas e pessoas que buscam a hipertrofia porque aumenta os níveis de testosterona no organismo, que é o hormônio responsável pelo processo anabólico do corpo.

Como tomar?

Consultamos algumas fontes para fazer esse artigo, e encontramos a informação de que o ideal é consumir até 100 mg de DHEA por dia.

Como as pessoas podem usá-lo com objetivos diferentes, recomendamos tomá-lo de acordo com a indicação do seu médico, que vai informar a melhor dosagem para a sua necessidade, seja hipertrofia, melhorar a libido, no tratamento de anti-envelhecimento ou para ter mais energia e disposição.

DHEA engorda?

Não existem estudos que comprovem o ganho de peso ou de gordura corporal ao uso do suplemento DHEA, portanto, podemos dizer que ele não engorda.

Efeitos colaterais do DHEA

Os efeitos colaterais do uso incluem:

  • Acne
  • Insônia
  • Fadiga
  • pele oleosa
  • dor abdominal
  • perda de cabelo
  • congestão nasal
  • aumento dos níveis de colesterol
  • batimento cardíaco rápido (arritmia) ou irregular
  • palpitações.

Em mulheres, o aumento dos níveis de DHEA também pode causar mudanças no ciclo menstrual, crescimento de pelos faciais e o engrossamento da voz, enquanto pode causar aumento dos seios e agressividade nos homens.

Onde comprar?

Você pode comprar o suplemento em lojas de produtos naturais, farmácias convencionais e alguns supermercados sob a forma de cápsulas com 25, 50 ou 100 mg cada.

Você também pode comprar sem sair de casa, através de sites especializados em suplementos e produtos naturais.

Preço

O preço pode variar de acordo com a dosagem e a marca comercial, além do fornecedor e da sua localização geográfica.

 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment