Complexo vitamínico: Saiba qual é o melhor para homens, infantil e se engorda!

Complexo vitamínico: Saiba qual é o melhor para homens, infantil e se engorda!

Você sabe se o seu corpo está em dia com as vitaminas necessárias? A real necessidade de uma suplementação com complexo vitamínico está sempre em discussão. Afinal, quando eu devo usar?

Especialistas fazem questão de enfatizar que o consumo de complexo vitamínico é bem menos necessário do que se mostra por aí. Salvos casos de doenças, gestação e idosos, que naturalmente precisam de mais vitaminas porque o corpo funciona diferente.

Mas em casos saudáveis, de pessoas que acham precisar de mais vitaminas porque não se alimentam direito, o conceito de uso deve ser repensado. Antes de qualquer coisa, o ideal é procurar suprir as necessidades do organismo com a alimentação.

Confira nosso artigo e tire suas dúvidas sobre a suplementação com esses produtos!

O que é um complexo vitamínico?

O complexo vitamínico é nada mais e nada menos que um suplemento de vitaminas. Existem diversos tipos com diversas vitaminas diferentes para cada necessidade.

Para que ele serve?

Ele serve para suplementar as vitaminas que estão em falta em nosso organismo, fazendo com que o corpo possa funcionar de forma saudável.

Quando devo tomar um complexo vitamínico?

Quem precisa ou não do complexo vitamínico, só um profissional pode indicar. Isso porque algumas pessoas podem achar que precisam, mas no fim não há essa falta no organismo.

Se você toma algo do qual seu corpo não precisa, pode ocorrer um excesso de vitaminas, podendo ser até prejudicial à saúde. Outro ponto é ter um efeito nulo, ou seja, a ingestão do polivitamínico nem irá fazer diferença.

O mais indicado é que apenas pessoas que apresentam deficiência nutricional utilizem o complexo. Dentre esse grupo, quem pode vir a sofrer uma carência vitamínica são:

  • Gestantes

Por estar realmente alimentando dois corpos, uma mulher grávida precisa de suplementação de ácido fólico e ferro. Isso auxilia na redução do risco de má formação do feto e anemia.

  • Pessoas com mais de 60 anos

Mais do que a questão da idade, os idosos costumam ter carência de vitamina pelo maior prevalência de doenças e também pelo uso de medicamento que afetam a absorção vitamínica dos alimentos. Sem esquecer a menor exposição ao sol, que causa a carência da vitamina D.

  • Pessoas com problemas gastrointestinais

Doenças intestinais e cirurgia para tratar obesidade acabam levando o paciente a ter carência de diversos minerais e vitaminas.

  • Praticante de dietas restritivas

Dependendo da dieta que a pessoa segue, ela pode estar deixando de lado a nutrição (comer alimentos) de vitaminas essenciais para um corpo saudável.

Esses são alguns exemplos de pessoas que podem precisar do uso do complexo vitamínico. Mas não são as únicas. Há mais casos que merecem essa suplementação, devendo ser sempre indicada por um médico após a confirmação da carência de vitaminas.

alimentos que possuem o complexo vitaminico b

Para que serve o complexo vitamínico B?

As vitaminas do complexo B são inúmeras e como, em sua maioria, uma depende da outra para funcionar, é preciso uma suplementação vitamínica de todo complexo.

As vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 são complementares e dependentes umas das outras. Enquanto as vitaminas B12 e a B9 não precisam das outras para funcionar – apesar de complementarem suas funções.

Para isso existem complexos vitamínicos de apenas vitaminas do complexo B. Todas elas são essenciais para o funcionamento saudável do corpo.

Qual é o melhor para usar?

No mercado, existem várias marcas que fabricam o complexo vitamínico. Dentre os nomes mais conhecidos e recomendados estão: Centrum, Lavitan e Avitrin. O interessante é pedir indicação de marca para o médico para saber qual pode ser melhor para a suplementação que o seu corpo precisa.

Existe algum complexo vitamínico para homens?

Apesar de não haver distinção de vitaminas para os sexos, o corpo feminino e o masculino precisam de nutrientes diferentes devido às funções que realizam.

Um exemplo simples é que pelo fato de a mulher passar pela menstruação todos os meses, ela irá precisar de repor ferro e outros nutrientes específicos no corpo que o homem não precisa.

Por isso, no caso dos homens foi inventado o suplemento Lavitan Testo, que possui algumas necessidades de nutrientes em quantidades ideais para a saúde dos músculos. Além disso, ele promove o aumento da libido e a virilidade masculina, ajudando o corpo a produzir mais testosterona.


📌 Quer saber mais sobre como esse suplemento funciona? Clique aqui e confira os benefícios do Lavitan Testo!


mulher dando complexo vitaminico infantil para um bebe

E algum infantil?

Crianças precisam de complexo vitamínico? Pode ser que sim, mas não é tão comum. Se o bebê tiver amamentação exclusiva até os 6 meses e tiver uma introdução alimentar completa e balanceada, não há motivos para isso.

Caso haja dúvidas e você achar que seu filho não tem se alimentado direito, pode procurar um profissional. Especialistas dizem que nem sempre a dosagem de vitamina no exame de sangue é um diagnóstico final.

É importante observar se a criança está com crescimento comprometido, baixa estatura, atrasos no desenvolvimento e fechamento da moleira. Esses sinais podem dizer que há uma necessidade de suplementação vitamínica.

Afinal, o complexo vitamínico engorda?

As pessoas ainda acreditam que repor vitaminas pode engordar. Vitaminas não possuem nenhuma caloria ao corpo, então não há motivo para que o complexo vitamínico afete o peso na balança.


📌 Não deixe de conferir também os benefícios da vitamina E para o seu organismo!


Caso tenha ficado alguma dúvida ainda, deixe seu comentário!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment