Complexo B: Para que serve? Quais são seus benefícios e indicações? Entenda sua necessidade!

Complexo B: Para que serve? Quais são seus benefícios e indicações? Entenda sua necessidade!

Você sabe para que serve complexo B? Como ele pode te trazer inúmeros benefícios, melhorando sua saúde e qualidade de vida? Não? Não se preocupe! Estamos aqui, para solucionar todas suas dúvidas. Nesse texto você vai saber exatamente como esse complexo pode mudar sua vida. Confira!

Onde encontrar?

Você pode encontrar o Complexo B em farmácias, farmácias de manipulação e sites especializados em suplementação alimentar. Indicamos sempre duas da nossa confiança, a Onofre e Araújo. Lá você encontra os melhores preços e promoções. Além da entrega ser rápida para todo o Brasil.

Clique nos botões abaixo e confira todas as ofertas na comodidade da sua casa!

comprar

compra araujo

O que é?

O complexo B é um composto que mistura uma quantidade específica das vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cianocobalamina).

Para que serve?

complexo b

Cada uma das vitaminas do complexo B oferece vários tipos diferentes de benefícios para a saúde e beleza, como falaremos a seguir.

A suplementação do Complexo B é importante porque o organismo não consegue armazenar as quantidades dessas vitaminas ingeridas na alimentação normal, que normalmente não são ingeridas em quantidade suficiente.

Indicação

O Complexo B é indicado para pessoas que estejam com deficiência dessas vitaminas, sendo muito usado por idosos e pessoas com anemia, atletas, vegetarianos, veganos, gestantes, pessoas abaixo do peso ou com dificuldade em recuperar o peso perdido, e pessoas que consomem álcool em excesso.

Também é indicado para reduzir os sintomas da depressão e da ansiedade, regular o humor, o sono e o apetite, e aumentar a energia e a disposição.

Conheça também todos os benefícios da vitamina D!

Sintomas da deficiência

Os principais sintomas da deficiência das vitaminas do complexo B (hipovitaminose) são falta de energia, fraqueza muscular, fraqueza nas pernas, depressão, problemas de memória e confusão mental, podendo aparecer outros sintomas.

Como tomar complexo B?

complexo B

O complexo B pode ser consumido via oral, em comprimidos, ou via injetável. Como o complexo B injetável é indicado apenas em casos mais graves da deficiências dessas vitaminas, o ideal é fazer a suplementação com os comprimidos, sendo indicado 1 comprimido até 3 vezes ao dia, junto com água e antes das principais refeições, ou de acordo com a indicação médica.

Benefícios do complexo B

Para falar dos benefícios do Complexo B, vamos falar dos principais benefícios de cada uma das vitaminas separadamente:

  • Vitamina B1 (tiamina): Ajuda a transformar os nutrientes ingeridos em energia para o organismo, além de tratar do sistema nervoso periférico, o trato gastrintestinal e o sistema cardiovascular;
  • Vitamina B2 (riboflavina): Também ajuda a transformar os alimentos ingeridos em energia, além de ter ação antioxidante;
  • Vitamina B3 (niacina): É importante para o bom funcionamento do metabolismo, e ajuda na reparação do DNA;
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico): Atua na produção de hormônios e no colesterol;
  • Vitamina B6 (piridoxina): É importante para o bom funcionamento cerebral e das funções cognitivas;
  • Vitamina B7 (biotina): Atua no metabolismo de gorduras e carboidratos;
  • Vitamina B9 (ácido fólico): Atua no crescimento celular, no metabolismo de aminoácidos e na formação de glóbulos brancos e vermelhos, além de regular os processos de divisão celular.
  • Vitamina B12 (cianocobalamina): Importante para o bom funcionamento do sistema neurológico, na produção de DNA e no desenvolvimento de glóbulos vermelhos.

Complexo B concentrado

O concentrado é vendido em forma de comprimidos, e apesar de ser um medicamento, não precisa de receita médica.

Complexo B injetável

O complexo B injetável é indicado em casos mais acentuados de deficiência de vitaminas do complexo B, já que a absorção é maior e mais rápida, porque é aplicada intramuscular e cai direto na corrente sanguínea.

Alimentos

complexo B

As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em vários alimentos, como:

  • Peixes como atum e salmão, moluscos, frutos do mar e tubérculos;
  • Laticínios;
  • Ovos;
  • Carne bovina, carne de porco, frango, peru, músculo e fígado;
  • Vegetais verdes folhosos e  legumes, especialmente o aspargo, batata, beterraba, cenoura, couve-flor e lentilha;
  • Feijão, arroz integral, arroz selvagem, grão de bico e grãos integrais;

Além desses, vários outros alimentos podem conter as vitaminas do complexo B em quantidades diferentes, e apesar de as vitaminas do complexo B serem pouco absorvidas pelo organismo e normalmente não serem ingeridas na quantidade ideal, a suplementação geralmente é feita através do medicamento.

Complexo B abre o apetite?

Sim. Um dos usos mais comuns é no tratamento de pessoas abaixo do peso, que precisam de suplementação para ter mais apetite e recuperar o peso perdido, e algumas vitaminas do complexo B (especialmente as vitaminas B1 e B6) podem abrir o apetite, principalmente se consumidas em grande quantidade e antes das principais refeições.

Engorda?

Como falamos, consumir doses elevadas de algumas vitaminas do complexo B pode aumentar o apetite, o que pode sim levar ao aumento do peso.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment