Como remover pelos encravados: Saiba como se livrar desse incômodo!

Como remover pelos encravados: Saiba como se livrar desse incômodo!

Nada mais chatinho e incômodo que um pelo encravado. Eles surgem nos locais mais desagradáveis e as vezes podem machucar bastante. Esse pelo encravado surge de um fio de cabelo que ao crescer se encurva e volta para o interior do folículo, ou um pelo que não sai do folículo e fica encravado na pele. Venha descobrir como remover pelos encravados!

O que faz os pelos encravados aparecerem?

Eles podem aparecer no rostos, pescoço, pernas ou em várias partes do corpo. As partes mais propensas a ter os pelos encravados são nas áreas de muito atrito, como a virilha e as axilas. Na maioria das vezes apenas causam irritações, mas em algumas, podem evoluir para uma inflamação. Por isso é importante saber como remover pelos encravados para não deixar que inflamem e fiquem mais difíceis de tratar. Os pelos encravados podem aparecer pelo:

  • Excesso de oleosidade da pele;
  • Áreas de dobraduras ou ondulações da pele;
  • Remoção dos pelos (depilação com cera, raspar com gilete, se barbear, etc).
  • Características como a espessura, o formato do pelo e o tamanho do poro;
  • Uso de roupas muito apertadas ou molhadas por muito tempo.

Como remover pelos encravados

Existem várias formas de remover os pelos encravados, tanto formas caseiras quanto em clínicas. Isso serve para pelos encravados da virilha, barba, perna, etc.

Esfoliação

A esfoliação em conjunto com a bucha vegetal é uma ótima aliada para remover os pelos encravados e pode ser feita durante o banho. Você pode fazer a esfoliação de:

  • Açúcar e mel: é só misturar os dois ingredientes e deixar uma mistura homogênea.
  • Farinha de arroz e leite: misture 1 colher (sopa) de farinha de arroz, 1/2 colher rasa (chá) de açafrão e 2 colheres (sopa) de leite (integral ou desnatado).
  • Fubá e azeite: misture 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de fubá, 2 colheres (sopa) de azeite e 1 colher (chá) de sabonete líquido.
  • Açúcar e óleo de amêndoas: misture um pouco de açúcar cristal com óleo de amêndoas.

Depois de escolher qual a mistura para esfoliação:

  • Passe um pouco na bucha vegetal e esfregue nas regiões que possuem os pelos encravados;
  • Depois enxágue bem com água morna e seque;
  • Repita esse processo por duas vezes na semana para remover células de pele mortas, sujeira e óleos que possam estar atrapalhando o crescimento do pelo.

Pomada para espinha ou acne

Você pode aliar a esfoliação no banho com a aplicação de pomada para espinha ou acne. Você pode usar o peróxido de benzoíla ou ácido salicílico várias vezes por dia, durante alguns dias. Isso ajuda a desinchar a pele, abrindo espaço para que o pelo cresça.

Compressa de água quente

É bem simples e pode ajudar bastante. A água quente faz com que os pelos encravados amoleçam e fiquem mais perto da superfície, ficando mais fácil de retirá-los. Umedeça uma toalha com água morna e pressione contra a área inflamada. Faça isso durante dez minutos por dia.

Agulha ou pinça

Você pode tentar arrancar os pelos encravados com uma agulha estéril ou uma pinça. É mais indicado nos casos que os pelos estão perto da superfície. Se não tiverem tão fáceis, você pode usar a técnica da compressa de água quente primeiro.

Como evitar o pelo encravado

Agora que você aprendeu como remover pelos encravados, veja como prevenir que o problema volte a acontecer.

Limpeza

Após remover o pelo encravado, lave bem a área com água morna e sabonete hidratante. Após secar, aplique um antisséptico para proteger contra possíveis infecções.

Roupas certas

Alguns tipos de roupas podem aumentar as chances de ter o pelo encravado, por isso evite roupas muito apertadas ou de tecido sintético (prefira as roupas de algodão). Também evite permanecer com roupas de banho molhadas por muito tempo. Assim você já consegue prevenir que apareçam com frequência nas virilhas e axilas.

Depilação

Na hora de raspar seus pelos da pena, virilha e axila, opte por fazer isso quando a pele estiver molhada. Evite:

  • Usar a mesma lâmina para mais raspar mais de uma vez;
  • Não se exponha ao sol nas próximas 48 horas;
  • Não use creme gordurosos ou loções que contém álcool (opte pelos hidratantes e loção pós barba);
  • No caso das axilas, use desodorantes que também hidratam;

E aí, gostou das nossas dicas? Conta pra gente!

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment