Climatério: Saiba tudo sobre o que acontece no organismo feminino nesse período

Climatério: Saiba tudo sobre o que acontece no organismo feminino nesse período

Já ouviu falar no climatério? É um período importante na vida da mulher. Haverão diversas alterações no organismo feminino e também mudanças psicológicas, hormonais e emocionais. Este artigo vem com a intenção de explicar todas as informações necessárias desse período e tirar todas as dúvidas com relação às transições. Se você deseja saber o que é climatério, quais os sintomas, o que acontece com o corpo da mulher, veja tudo isso e muito mais no artigo a seguir.

O que é climatério?

O climatério é o período que a mulher passa do período fértil de sua vida para o período não fértil, quando atinge a menopausa. Geralmente esse período geralmente acontece depois dos 40 anos. Em torno dos 45 aos 50, diversos tipos de mudanças começam a acontecer no organismo da mulher e essas alterações serão sentidas.

O climatério acontece quando o órgão reprodutor feminino esgotou os seus folículos ovarianos e para de produzir hormônios e atinge o fim da sua vida fértil.

A fase do climatério envolve o começo, meio e fim da menopausa. Na verdade ele se inicia como uma pré-menopausa, logo nos primeiros sintomas, quando o organismo ainda é fértil, mas está em processo de se tornar infértil. Essa fase se estende também num período de 2 ou 3 anos após a menopausa.

Climatério

Climatério e enjoo

Náuseas e vômitos não são sintomas muito comuns em mulheres que estão na menopausa ou no início do climatério. Geralmente, é o contrário, não é? Sempre ouvimos dizer de mulheres com enjoo e vômitos no início da gravidez.

São raros os casos de mulheres no período de climatério com náuseas e enjoos, mas podem ocorrer. A cessação da produção dos principais hormônios da mulher, que é o que acontece nesse período, fazem a mudança em todo o organismo feminino e nesses casos podem atingir inclusive o sistema digestivo, causando mal estar.

Tratamentos

Quando a mulher chega ao período do climatério e da menopausa, um tratamento adequado com o ginecologista é imprescindível para seu bem estar e saúde. Nessa fase a mulher deve fazer reposição hormonal para que o organismo reequilibre os níveis de hormônios. Exatamente pelo fato de o organismo parar de fabricar, devem ser tomados hormônios sintéticos para amenizar e evitar ao máximo os efeitos colaterais da menopausa.

Você está sofrendo com os sintomas do início da menopausa? Esses problemas podem ser tratados de maneira natural! Conheça o Max Amora, suplemento 100% natural que veio para tratar os sintomas da menopausa. Para saber mais sobre ele CLIQUE AQUI!

Sintomas do climatério

Os sintomas são os característicos da menopausa:

  • insônia
  • dor e inchaço nos seios
  • calores noturnos
  • sonolência
  • irregularidade menstrual
  • ansiedade
  • depressão
  • secura vaginal
  • diminuição da libido
  • dor de cabeça
  • enxaqueca
  • aumento de peso
  • lapsos de memória.

Todos os sintomas citados acima acontecem pelo fato do organismo estar parando de produzir os hormônios principais femininos, que afetam todo o organismo da mulher, inclusive seu estado emocional. Por esse motivo a reposição hormonal é tão importante, mulheres podem desenvolver depressão por causa de desequilíbrio hormonal.

Climatério

Tratamentos naturais

Hoje em dia há cada vez mais pessoas que não gostam e evitam tratamentos com remédios fabricados em laboratório e vendidos em farmácias, devido aos efeitos colaterais que causam ao longo do tempo e os sintomas subsequentes. Muita gente tem optado por tratamentos caseiros e naturais, por isso a medicina natural tem evoluído tanto e agregado cada vez mais seguidores.

O tratamento caseiro e natural no período do climatério existe e você pode seguir as dicas a seguir.

Soja

Para as ondas de calor que as mulheres sentem é recomendado fazer 2 refeições por dia com soja. A soja ajudará a reequilibrar o estrogênio no seu organismo. Você pode beber leite de soja pela manhã, 200 gramas de tofu pela tarde ou a noite, ou substituir pelo edamame

Linhaça

Outra dica para o tratamento das ondas de calor é o consumo de linhaça, 40 gramas da semente moída de linhaça por dia, você pode adicionar a semente no iogurte, na granola ou mesmo misturar na sopa.

Chá de trevo Vermelho

Chá de trevo vermelho também faz parte do tratamento natural do climatério. Você acha a flor de trevo vermelho em lojas de produtos naturais para o chá. Para fazer o chá é muito simples, ferva uma xícara de água e adicione uma colher de sopa do trevo vermelho, deixe em infusão por 10 minutos e depois beba. Você pode beber até 3 xícaras desse chá por dia.

Vitamina E

Ao seu tratamento natural você pode adicionar bastante vitamina E em cápsulas, essa vitamina também ajudará nas ondas de calor provocadas pela menopausa. Tome duas cápsulas de 200 gramas por dia no almoço e no jantar.

Alimentos antioxidante

Outra dica importante natural que você pode adicionar no seu dia a dia é investir em alimentos antioxidantes, esses alimentos bloquearão os radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Aposte em alimentos como: laranja, kiwi, mamão, pimentão, acerola, morango, nozes, castanha do Pará, mirtilo, framboesas, cereais integrais, carnes, peixes e folhas verdes.

Se os sintomas do climatério aparecerem, procure um ginecologista e comece logo seu tratamento!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

2 thoughts on “Climatério: Saiba tudo sobre o que acontece no organismo feminino nesse período

  1. Olá…tenho 46 anos e minha menstruação atrasou tem 12 dias. Já havia vindo um pouco irregular,mas sem muito significado.
    Comecei a ter enjoos e sensação de inchaço na barriga. Praticamente os mesmos sintomas de uma gravidez. Hoje não me contive e fiz o exame para tirar essa dúvida.
    Negativo! Posso estar atravessando o período do climatério?

    Reply
  2. Eu tenho 48 anos minha menstruação vem normal
    Tomo anticoncepcional e a únicas coisa que sinto diferente são os sintomas . enjoo , ânsia e às vezes vejo que não está regular. Há meses que vem mais outros ,menos sinto cólicas e dores de cabeça intensa.

    Reply

Post Comment