Citomegalovírus: Saiba como se prevenir

Citomegalovírus:  Saiba como se prevenir

O citomegalovírus (CMV) é um vírus de grande potência e resistência, parente do vírus da catapora e da herpes. Infelizmente é um vírus que não abandona a pessoa e que deve ser mantido sempre sob controle, pois pode fazer com que a mulher tenha infecções constantes, diminuir a sua capacidade de defesa contra outras doenças e ainda ser transmitido de diversas formas. Vamos falar um pouco mais sobre o citomegalovírus e todos os problemas relacionados a ele.

Como o Citomegalovírus é transmitido e quais são os sintomas?

O citomegalovírus é transmitido de uma grande variedade de formas:

  • Via respiratória (pelo ar)
  • Transfusão sanguínea, além do cotato sem proteção com o sangue.
  • Transmissão de mãe para filho
  • Via sexo sem proteção.

Um dos maiores problemas da infecção pelo citomegalovírus é que ele pode ser assintomático inicialmente, especialmente para pessoas com um sistema imunológico mais resistente. O citomegalovírus, porém fica encubado no corpo, esperando uma baixa do sistema imunológico para iniciar com diversos destes sintomas:

  • Febre
  • Dor de garganta
  • Aumento do fígado e do baço devido ao aumento da quantidade de impurezas a serem filtradas
  • Presença de linfócitos atípicos.

Todos estes sintomas podem ser confundidos com uma mononucleose comum, e somente um exame clínico específico pode provar que a mulher é vítima do citomegalovírus.

Quando a doença começa a vencer o sistema imunológico, apresenta-se uma série de úlceras, que podem aparecer por todo o sistema digestivo (da boa até o intestino delgado, causando dores e problemas ao se alimentar), problemas com os olhos, com o sistema nervoso central e outras dificuldades em geral. O citomegalovírus tem uma combinação especialmente perigosa com o HIV, pois aproveita a diminuição que este causa no sistema imunológico para causar ainda mais destruição.

Como conviver com o citomegalovírus e os prejuízos para a gravidez

Ao ser diagnosticada com o citomegalovírus, a mulher tem de se esforçar ainda mais para se manter sempre em excelente saúde. Se ela tiver problemas de nutrição, como metabolismo extremamente acelerado ou anemia, ela precisa tomar cuidado adicional com a transmissão (evite todas as fontes de contato possíveis).

Outro cuidado que ela tem de ter é ficar alerta para pequenas infecções, que é o sinal de que o seu sistema imunológico está mais baixo, tome vitaminas e suplementos alimentares para evitar este quadro e, no caso de sintomas de infecção pelo citomegalovírus, consulte seu médico para que um tratamento sintomático seja feito.

Em casos extremos é feito um tratamento com antiviral, que não deve durar mais de um mês, pelos danos colaterais que pode causar ao seu corpo.

O maior problema com o citomegalovírus, porém, é a contaminação congênita. Quando a mãe passa o vírus para o filho, podemos ter uma série de dificuldades, que podem envolver más formações, aumento dos órgãos, perda de audição e uma série de outros problemas correlatos. Não se esqueça, no início da gravidez, peça ao seu médico que verifique se você está infectada com o citomegalovírus e verifique quais são as possibilidades, pois infelizmente não é possível oferecer nenhum tipo de tratamento específico para o caso de citomegalovírus nestas condições.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment