Cirurgia plástica: cuidados e questões relacionadas

Cirurgia plástica: cuidados e questões relacionadas

A cirurgia plástica é um assunto polêmico, quando pensamos nas motivações das pessoas para fazê-las. Quando vemos artistas e pessoas da mídia fazendo-as para conter o avanço do tempo, para se mantiver dentro do que foi qualificado como “bonito” e o quanto isto pode ser prejudicial para uma sociedade, pensamos que talvez a forma como as mulheres encaram estes procedimentos pode estar errado.

Por isso mesmo, decidimos falar um pouco a respeito dos cuidados que as pessoas devem ter antes de optar por uma cirurgia plástica e o quanto podemos estar errados a respeito da forma como tratamos nossos corpos.

Para quem fazemos cirurgia plástica?

A cirurgia plástica deveria ser feita para aperfeiçoarmos nossos corpos, para criarmos uma imagem externa que tenha mais relação com quem nos sentimos por dentro. Se, por algum problema ou por dificuldades da vida, ganhamos mais peso do que desejamos, ou temos uma marca de nascença que nos incomoda profundamente, ou ainda algo sobre nosso corpo que não nos agrada, como falta de simetria entre seios e quadris, ou algo do tipo.

O problema, é que nem sempre é por isso que fazemos cirurgia plástica.

Mais de uma vez ouvi histórias sobre mulheres muito jovens que foram levadas por pressão da sociedade e até por pressão familiar a fazer cirurgias perigosas, para agradar o que pode ser considerado status quo.

Devemos ter a consciência de agradarmos apenas a nós mesmas quando decidimos fazer uma cirurgia plástica.

A cirurgia plástica e o acompanhamento psicológico.

Uma parte importantíssima do processo da cirurgia plástica é o acompanhamento psicológico, onde além da questão da motivação, também prepara a paciente para as mudanças que vão ocorrer na vida dela, devido à cirurgia plástica.

Pode não parecer, mas mesmo que seja uma cirurgia plástica pequena, ser sedado e acordar diferente, mesmo ciente disto, pode ser muito chocante, especialmente se a marca ou a imperfeição corrigida fosse algo traumático.

Para algumas, mesmo com a cirurgia, a marca continua. Por isso mesmo o acompanhamento psicológico se torna indispensável. Caso você esteja em situação parecida e deseja pensar em uma cirurgia plástica, converse com um psicólogo antes, pois isto pode ser muito mais sério do que um problema corporal, já que a forma como nos enxergamos pode ser nublada por problemas psicológicos.

Vivendo com sua cirurgia plástica.

Não há nenhuma novidade na questão de que existe um período de recuperação física de, pelo menos um mês após sua cirurgia plástica, mas algumas pessoas podem enfrentar mais dificuldades de adaptação do que isso.

Um dos detalhes importantes, especialmente quando falamos de cirurgias plásticas relacionadas à perda de peso, é se a causa do ganho de peso foi realmente tratada antes da cirurgia plástica, pois submeter-se, por exemplo, a uma abdominoplastia, para recuperar o peso perdido e destruir os resultados da cirurgia, além ainda arriscar algum efeito colateral é bem complicado.

Desta forma, é sempre importante ser muito sincera durante o acompanhamento psicológico antes da cirurgia plástica, mesmo que isto signifique adiar ou até descartas a possibilidade do procedimento naquele momento.

 

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment