Cirurgia bariátrica: informações que você deve saber

Cirurgia bariátrica: informações que você deve saber

A cirurgia bariátrica é um procedimento transformador e intenso, feito para pessoas que não conseguem perder peso e estão em estado de obesidade. Existem muitos mitos e muitas informações desencontradas sobre a cirurgia bariátrica e todas as possibilidades de procedimentos, como é a preparação e como é vida depois da cirurgia.

Vamos falar mais destas questões e de como a preparação psicológica é fundamental nestes casos, além de todos os cuidados que você precisará no pré-operatório e no pós-operatório.

O que é quais são os tipos de cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica, ou de redução de estômago, é uma cirurgia que pode ser considerada plástica, mas que tem um fundo de saúde importante, devido à quantidade de problemas relacionados à obesidade. Existem 3 tipos principais de procedimentos, que devem ser recomendados pelo médico e explicados com detalhes para quem está para se submeter:

Cirurgia bariátrica de restrição: ela simplesmente restringe o tamanho do estômago, por meio de envelopamento ou outras técnicas.

Cirurgia bariátrica de desvio intestinal: também conhecida como by-pass, ela cria um desvio no trato intestinal, que não diminui o estômago, mas cria um desvio no intestino e faz com que menos alimentos sejam absorvidos pelo corpo.

Cirurgia bariátrica mista: as duas técnicas são combinadas para gerar um equilíbrio entre diminuição de estômago e desvio intestinal.

Um dos maiores desafios do pré-operatório da cirurgia bariátrica é a questão psicológica, já que é importante entender se o excesso de peso que está motivando a cirurgia for algum distúrbio alimentar com fundo psicológico, é necessário resolvê-lo antes da cirurgia, além de endoscopias para checar qual dos tipos de procedimentos será usado.

Junte a isto as complicações comuns de uma cirurgia, como a possibilidade de choque anafilático e outras questões como o fator de cicatrização para a recuperação, aberturas de pontos e outros problemas, dos quais já falamos em posts anteriores.

Como é a recuperação da cirurgia bariátrica?

Esteticamente falando a recuperação da cirurgia bariátrica é um pouco mais complexa do que outras cirurgias plásticas, pois o corpo se encarregará de perder grande quantidade de peso, o que pode causar excesso de pele e gerar a necessidade de uma abdominoplastia (falamos dela aqui). Junto com isso, muitas vezes, melhoram consideravelmente os problemas relacionados ao excesso de peso, como a diabetes, a hipertensão e o colesterol alto.

A nutrição de uma pessoa que passa pela cirurgia bariátrica, porém, se torna um assunto especialmente sensível, já que a pessoa precisará de uma alimentação extremamente equilibrada para suprir todas as necessidades do corpo com a pouca quantidade de alimentos que geralmente ela terá capacidade de consumir, além de tomar suplementos para evitar problemas.

Todas estas informações, além de outros detalhes particulares, devem ser de conhecimento do paciente, estando ciente de todos os prós e contras de sua decisão, já que esta cirurgia é irreversível e, em muitos casos, psicologicamente muito intensa, podendo o cirurgião recomendar um acompanhamento psicológico para o paciente durante a recuperação.

Finalmente, uma mulher que passe por esta cirurgia deve aguardar entre 12 e 18 meses para engravidar, pois o desequilíbrio de nutrientes neste período pode afetar o feto.

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment