Chá verde: Para que serve? Emagrece? Tire todas as suas dúvidas!

Chá verde: Para que serve? Emagrece? Tire todas as suas dúvidas!

Quem aí nunca ouviu um: “Quer emagrecer? Toma chá verde!”? Como muitos dos chás de diversas plantas, o chá verde tem propriedades que podem auxiliar quem quer perder alguns quilinhos. Feito a partir da planta Camellia sinensis, assim como o chá preto e chá branco, além de auxiliar no emagrecimento ele possui outros benefícios.

Quais os benefícios do chá verde?

Achou que era só para emagrecer que o chá verde servia? Não, não! Dentre seus principais benefícios, estão:

  • Proteger as células do organismo
  • Retardar o envelhecimento celular
  • Combater o colesterol
  • Prevenir doenças do coração
  • Ajudar na prevenção de diversos tipos de câncer
  • Melhora a concentração
  • Auxilia na digestão
  • Tem efeito diurético

Tem cafeína?

Sim, o chá verde possui cafeína em sua composição.

 

O chá verde acelera o metabolismo?

Acelera sim! E um dos motivos disso é por ter a cafeína dentre os seus compostos. Desta forma faz com que o metabolismo funcione de forma mais rápida. Consequentemente, queima mais energia do nosso corpo em menos tempo. Evitando que ela se torne gordura e fique acumulada no organismo.

tomar chá

Emagrece mesmo?

Esse é realmente uma das maiores famas do chá verde: auxiliar no emagrecimento. E é importante destacar a palavra “auxiliar”. Ele por si só não irá fazer milagres, viu?

Ele irá te ajudar a queimar mais gordura em suas atividades, por acelerar o metabolismo com suas doses de cafeína. Assim o organismo gasta mais energia e perde mais calorias. Outro ponto é que ele facilita a digestão, regulando o funcionamento do intestino.

Sendo ideal para quem sofre de prisão de ventre e sempre está inchada por isso. Além de combater a retenção de líquidos. Quem tem problemas em reter líquidos, acaba também sempre ficando inchada, dando a sensação de sempre estar mais cheia.

E ainda tem mais: também pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade por mais tempo. Fazendo com que você coma menos durante as refeições e ingira menos calorias.

É importante que o consumo do chá verde esteja aliada à uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas regulares.

Como preparar o chá verde?

Como qualquer chá, na hora de fazer não tem muito segredo. Você pode escolher ele em forma de sachê, então é só ferver a água e despejá-la na xícara. Caso você use as ervas mesmo, é só colocar 1 litro de água para aquecer, e logo que começar as primeiras bolhas, desligar o fogo. Aí é colocar 2 colheres da erva, tampar por uns 3 minutos, coar e consumir.

Como tomar?

Você pode tomar de 3 a 4 xícaras por dia. É importante não ultrapassar essa quantidade para que o consumo não faça mal à sua saúde.

Qual melhor horário para tomar chá verde?

Não há exatamente um melhor horário para tomar. Mas é importante que seja consumida fora das horas das refeições, tomando apenas o chá mesmo. Isso porque ele reduz a absorção de diversos nutrientes dos alimentos.

É possível tomar de 1 hora antes de cada refeição, assim também pode ser melhor utilizado o benefício de manter-se saciado por mais tempo.

Com hibisco emagrece mais?

Para o emagrecimento, um chá verde sempre combina com o chá de hibisco. Outra planta conhecida por ajudar na queima de gordura, você pode misturar as duas.

Na hora de preparar, é só colocar 600 ml de água para ferver, adicionar o 1 colher do chá verde e o 1 colher do chá de hibisco, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber.

Para que serve chá verde com gengibre?

Essa versão também ajuda na redução de peso, pois potencializa os efeitos termogênicos da bebida. Na receita tradicional, é só adicionar o gengibre picada na água para ferver. Depois que atingir a fervura, você segue os passos normalmente.

chá verde ervas

Com limão

A interação do chá verde com limão aumenta o poder desintoxicante do organismo. Ainda sendo ideal para quem quer disfarçar o gosto amargo da erva. Ferva 1 xícara de água e adicione 1 colher do chá verde. Deixe repousar por 10 minutos, coe e acrescente suco de meio limão.

Chá verde em cápsulas tem o mesmo efeito?

Para quem quer usufruir dos benefícios sem ter que tomar o gosto amargo do chá ou até para quem tem o dia a dia muito corrido, pode fazer uso do chá verde em cápsulas. É só tomar 1 cápsula de chá, 2 vezes ao dias, por meia hora antes das refeições.

Possui contraindicação e efeitos colaterais?

O chá verde não é indicado para:

  • Pacientes com hipotireoidismo
  • Pacientes com anemia ferropriva
  • Pacientes com insônia
  • Gestantes e lactantes
  • Pacientes com problemas cardíacos ou hipertensão
  • Pessoas com gastrite e refluxo
  • Pacientes com doenças crônicas ou em tratamento com qualquer medicamento

Sendo alguns dos efeitos colaterais pelo excesso do consumo: dor no estômago, constipação, insônia e elevação da pressão arterial.

Onde comprar chá verde?

Você pode comprar o chá verde basicamente em qualquer lugar: no mercado, casas de produtos naturais, farmácias de manipulação e farmácias comerciais.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment