Chá de melissa alivia o estresse e ansiedade? Bebês podem tomar? Saiba dicas e benefícios!

Chá de melissa alivia o estresse e ansiedade? Bebês podem tomar? Saiba dicas e benefícios!

A melissa, também conhecida como erva cidreira, é uma planta muito conhecida devido ao seu cheiro. Embora ela seja nativa da Europa, oeste da Ásia e norte da África, ela é cultivada em várias outras regiões do mundo.  Através dessa erva é possível fazer um delicioso chá de melissa que pode trazer benefícios incríveis aos seus usuários.

Ainda não conhece este chá? Então esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar seus benefícios, para que serve, como fazer e muito mais. Confira!

Para que serve o chá de melissa?

O chá de melissa possui várias propriedades que podem trazer resultados incríveis aos seus usuários, pois ele tem ação calmante e anti-inflamatória que auxiliam para estabilizar o tecido cerebral agitado e tem ação analgésica que pode ajudar a anestesiar músculos tensos ou lesionados.

Além do mais, esse chá também pode ser fundamental para combater alguns tipos de infecções bacterianas e vírus do organismo.

Ao consumir o chá ele também terá efeito de melhorar o trato digestivo, combater problemas de insônia, combater a febre, eliminar a ansiedade e combater vários tipos de doenças.


Para que serve o chá de boldo? Como tomar? Saiba mais clicando aqui!


Benefícios exclusivos

chá de melissa

O consumo desse chá pode trazer muitos benefícios incríveis aos seus usuários devido ao seu efeito relaxante. Confira abaixo quais são os principais benefícios dele:

  • Alivia o estresse: Esse chá pode ser consumido para ajudar a relaxar e a melhorar o humor, assim ao consumi-lo a pessoa terá a sensação de calma e irá reduzir o sentimento de alerta, o que fará com que ela fique mais relaxada.
  • Diminui a ansiedade: As pessoas que sofrem com ansiedade também podem usar este chá para conseguir diminuí-la, pois por ser rico em propriedades calmantes, ele pode agir no sistema nervoso diminuindo os sintomas da ansiedade.
  • Combate inflamações: Por ser rica em anti-inflamatórios, a melissa pode ajudar a eliminar as inflamações do corpo que podem ser causadas por vários motivos.
  • Melhora o sistema imunológico: Devido suas propriedades antibacterianas e antissépticas, o chá de melissa também é eficaz para melhorar o sistema imunológico e combater gripes resfriados e infecções. Além do mais, ele também pode promover a produção de glóbulos brancos.
  • Aliviar cólicas intensas: As mulheres que tem fortes cólicas menstruais poderão consumir o chá para aliviar os sintomas, pois ele possui propriedades sedativas e analgésicas que ajudam a aliviar o desconforto neste período.
  • Melhora a saúde do coração: Devido ao seu efeito sedativo também ajuda a diminuir a pressão arterial, sendo uma excelente bebida relaxante para pessoas que possuem hipertensão e que possuem grandes chances de ter ataques cardíacos ou derrames.

Bebês podem tomar o chá de melissa?

Como esse chá possui propriedades calmantes, ele pode ser indicado para os bebês que possuem mais de 6 meses, assim o chá pode ajudar a acalmar o bebê e a fazer com que ele durma com mais facilidade.

No entanto, antes de dar qualquer tipo de erva ao seu bebê é recomendável que você consulte um médico para que ele possa dizer se esta planta irá ou não fazer mal ao seu filho.

Esse chá é bom para acabar com os gases?

Mais um dos benefícios do chá de melissa é que ele é excelente para ajudar a combater os gases.

Posso tomar o chá se estiver grávida ou amamentando?

Sim, o chá de melissa está na lista dos chás indicados para as mulheres que estão grávidas, pois devido a sua propriedade calmante e relaxante ele pode ser consumido para ajudar acalmar a mulher neste período.

No entanto, é sempre indicado consultar um médico antes de fazer uso de qualquer tipo de erva durante a gravidez.

Como fazer o chá de melissa?

folhas para fazer chá de melissa

Confira abaixo uma excelente receita de chá de melissa para você fazer ainda hoje e obter todos os benefícios dessa bebida:

Ingredientes

  • 2 colheres de melissa
  • 1 litro de água

Modo de fazer

Você deverá colocar a água e a melissa em uma panela e levar ao fogo até ferver. Em seguida desligue o fogo e tampe a panela deixando o chá descansar por 10 minutos. Feito isso é só coar o seu chá e ele estará pronto para ser consumido.

É válido ressaltar que a dose diária de consumo deste chá não deve ultrapassar três xícaras.

Dica: Veja também como fazer o chá de camomila de maneira correta!

Ainda ficou alguma dúvida sobre o chá de melissa e seus benefícios? Deixe um comentário que responderemos você a seguir!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment