Chá de cavalinha: É emagrecedor? Saiba tudo sobre esse poderoso chá!

Chá de cavalinha: É emagrecedor? Saiba tudo sobre esse poderoso chá!

É incrível como nossa natureza nos oferece possibilidades naturais de curar problemas de saúde. Sem contar que algumas até ajudam quem precisa de um help na hora de emagrecer, como é o caso do chá de cavalinha.

Chá disso, chá daquilo: sabia que as plantas podem ser nossas melhores amigas? Hoje em especial vamos falar do chá de cavalinha. Com folhas pequenas, a planta não possui flores e pode servir para o consumo humano.

Quais os benefícios do chá de cavalinha?

Mas o que tanto esse chá de cavalinha faz para a nossa saúde? Pega papel e caneta, que a lista é grande. Dentre seus principais benefícios, estão:

  • Redução da retenção de líquidos
  • Prevenção da celulite
  • Ajuda a eliminar toxinas do organismo
  • Auxilia nos problemas de incontinência urinária infantil
  • Ajuda a diminuir o peso e queimar a gordura localizada
  • Tratamento auxiliar em doenças da bexiga e dos rins
  • Melhora da circulação sanguínea
  • Auxilia no tratamento de hemorragias nasais e grande perda de sangue na menstruação
  • Ajuda a tratar a inflamação da próstata
  • Melhora a saúde das artérias
  • Hidrata a pele, reduz a oleosidade e previne a acne
  • Estimula o processo de cicatrização da pele
  • Auxilia no tratamento de frieiras e aftas
  • Melhora o aspecto das unhas
  • Auxilia no tratamento da ansiedade e do estresse.

cavalinha

É bom para os rins?

Sim! Problemas ligados aos rins, como infecções por bactérias e pedras neste órgão podem ser tratados com o chá de cavalinho. É importante ressaltar que a planta deve ser usada como tratamento auxiliar e com supervisão médica.

A receita é bem simples: é só ferver 500 ml de água, desligar e adicionar 1 colher do chá de cavalinha. Daí é tampar e esperar 5 minutinhos para coar. Nesses casos, é indicado beber até 3 xícaras do chá por dia.

O chá de cavalinha é bom para infecção de urina?

Também! O chá de cavalinha é um ótimo auxiliar no tratamento de infecção urinária. Isso porque o chá tem propriedades diuréticas que passam a aumentar a produção de urina. Desta forma, ajuda a eliminar os microrganismos que ficam na bexiga e uretra, que são os causadores da infecção.

Um boa receita para esse problema é mistura a cavalinha com gengibre (ação anti-inflamatória e alcalinizante da urina). Ajudando a amenizar os sintomas de queimação causada pela infecção. Coloque 3 g de folhas secas de cavalinha e 1 cm de raiz de gengibre na água fervente. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba ainda morno. É possível tomar o chá de 4 a 6 vezes ao dia.

Emagrece mesmo?

Obviamente o chá de cavalinha não é uma fórmula mágica que vai fazer você emagrecer. Mas seu consumo pode auxiliar nesse processo se você mantém uma dieta balanceada e pratica atividades físicas regulares. Isso porque a cavalinha tem propriedades diuréticas que ajudam na redução da retenção de líquido corporal, ajudando a pessoa a desinchar.

Uma boa receita é juntar o chá de cavalinha com o chá verde (forte termogênico que acelera o metabolismo). Ferva 200 ml de água e adicione meia colher de sopa da folha de cavalinha e meia de chá verde. Desligue o fogo, abafe por 5 minutos, coe e beba. Você pode consumir 2 xícaras por dia, uma pela manhã e outra a tarde.

planta

Chá de cavalinha tem cafeína?

Muitos chás possuem a cafeína em seus componentes, mas isso não acontece com o chá de cavalinha. Por isso, ele sozinho não é estimulante.

Para que serve com canela?

canela

Outra receita boa para quem deseja um auxílio na hora de emagrecer! O chá de cavalinha com a canela acelera o metabolismo ajudando a queimar gorduras de forma mais rápida.

Ferva meio litro de água e, com o fogo já desligado, acrescente os pedaços de canela e um punhado de cavalinha. Abafe com uma tampa, coe e beba. Você pode consumir de 2 a 3 vezes por dia, por 3 vezes na semana.

Chá de cavalinha com hibisco é bom pra que?

hibisco

Outra fórmula interessante para quem deseja perder uns quilinhos. O hibisco já tem essa fama, por ser diurética e desintoxicante.

Adicione 5 colheres de sopa da flor de hibisco desidratada com 3 colheres de sopa de flor de cavalinha picada na água fervente. Desligue o fogo, cubra e deixe agir por 10 minutos. Depois é só coar e beber meia hora antes das refeições.

JÁ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE HIBISCO? CONFIRA!

Chá de cavalinha possui contraindicações e efeitos colaterais?

Apesar do chá de cavalinha ter a fórmula 100% natural, existem alguns riscos para alguns grupos de pessoas. Ele não deve ser consumido por:

  • Gestante e lactantes;
  • Crianças;
  • Pessoas com pressão baixa;
  • Pessoas que sofrem de insuficiência renal;
  • Pessoas com deficiência de vitamina B1;
  • Quem usa medicamentos diuréticos anti-hipertensivos.

Diabéticos devem tomar cuidado, pois pode favorecer o desenvolvimento de taxas baixas glicose no sangue.

Antes de começar a toma o chá de cavalinha sempre opte por consultar um médico antes, principalmente em problemas de saúde. Verifique se o chá não fará mal em conjunto com outros medicamentos do tratamento. Sendo importante ressaltar que em excesso, a planta pode levar à irritação gástrica e urinária.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment