Chá de carqueja: Conheça os incríveis benefícios desse chá e o que ele pode fazer pela sua saúde e beleza!

Chá de carqueja: Conheça os incríveis benefícios desse chá e o que ele pode fazer pela sua saúde e beleza!

Dentre tantas buscas implacáveis para manter o corpo magro, poucas pessoas sabem que uma mãozinha pode vir de formas tão naturais e simples. Planta medicinal de sabor amargo, o chá de carqueja se revela um poderoso auxiliar na busca pelo emagrecimento.

E não só desse benefício ele é feito, a lista conta com ajuda no tratamento de problemas digestivos, estomacais e até caspa no cabelo, acredita?

Chá de carqueja serve para que?

Serve para diversas coisas, essa é a verdade. O chá de carqueja possui funções que podem ser ligadas à suas propriedades. Dentre as principais, estão:

  • Anti-inflamatória
  • Hipoglicemiante
  • Antiasmática
  • Antibiótica
  • Anti espasmódica
  • Anti hipertensiva

Benefícios do chá

chá de carqueja

Mas através dessa propriedades, quais são os benefícios para o nosso corpo? Confira uma listinha de como o chá de carqueja pode beneficiar o seu organismo:

  • Melhora a diabetes: isso serve para quem já tem a diabetes bem controladinha com outros medicamentos. O chá ajuda a reduzir a absorção de açúcares ingeridos na alimentação. Mantendo assim a taxa de glicose controlada.
  • Desintoxica o fígado: o consumo ajuda a promover uma ação protetora ao fígado por conter flavonóides na composição.
  • Melhora problemas digestivos e estomacais: a planta protege o estômago, reduz a secreção gástrica e previne úlceras.
  • Reduz o colesterol: com a ajuda de saponinas presente na sua composição, o chá auxilia a evitar a absorção do colesterol ruim.
  • Ajuda no combate as inflamações: as propriedades anti-inflamatórias auxiliam na hora de combater à alguma inflamação do corpo. Além de fortalecer o sistema imune.
  • Ajuda a combater problemas respiratórios: para asma e bronquites, o chá de carqueja pode auxiliar na melhora dos sintomas e aumento do sistema imunológico.

❱❱ Conheça todos os benefícios do Chá de Sene!

Ajuda emagrecer?

Talvez esse fim seja o mais conhecido e utilizado do chá de carqueja. Mas por que isso ocorre? A planta é um inibidor de apetite natural, então faz com que quem consuma o chá, sinta menos fome. Consequentemente, ela comerá menos, irá ingerir menos calorias e conseguir emagrecer.

Além disso, como todo bom chá, tem função diurética. Desta forma, quem sofre com retenção de líquidos e sempre está inchada por isso, pode usar a seu favor. Fazendo com que o corpo desinche e fique mais magro.

É importante sempre aliar o consumo do chá com uma dieta saudável e exercícios físicos regulares para ter resultados satisfatórios no emagrecimento.

Esse chá tira a fome?

Como dito no tópico acima, inibir o apetite é um dos seus superpoderes. O chá de carqueja é ideal para ser ingerido antes das refeições para que a pessoa coma menos. Assim, com pouca comida ela se sentirá saciada por mais tempo.

Conheça os benefícios do Chá verde!

Chá de carqueja para o cabelo

Você tem muitas caspas? Só quem tem sabe o quanto é desconfortável (pois coça muito) e visivelmente feio ter caspas no cabelo. Para isso o chá de carqueja também pode ajudar e o consumo é pela boca mesmo. Desta forma trata o problema de dentro para fora.

É só colocar em uma panela 20 gramas das folhas de carqueja com 1 litro de água e deixar ferver. Após levantar fervura, tampe, deixe esfriar e tome 4 xícaras por dia.

Como fazer?

chá de carqueja

Mas se você quer fazer o chá para se ter os outros benefícios citados, a receita diminui só um pouco as quantidades.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas picadas de carqueja
  • 500 ml de água

Modo de fazer:

  • Coloque as folhas de carqueja e água em uma panela.
  • Deixe ferver por 5 minutos, desligue e tampe.
  • Quando estiver morno, coa e tome.

Como consumir?

Não existe exatamente uma forma de consumir. Mas para usufruir de todos os benefícios, 3 xícaras do chá de carqueja por dia é o suficiente. Para ajudar a manter-se saciada, sempre opte por tomar meia hora antes das refeições.

Altera a pressão arterial?

Sim, por isso o chá não é indicado para pessoas que têm problema de pressão baixa. Como o seu consumo pode reduzir os níveis de glicose no sangue, pode acabar alterando ainda mais a pressão arterial.

Esse chá aborta?

O chá de carqueja tem propriedades abortivas sim. Por isso também não é indicado para gestantes.

Contraindicações e efeitos colaterais

O chá da planta é contraindicado para: gestantes, lactantes, pacientes com pressão baixas e quem tem diabetes descontrolada.

Antes de tomar como tratamento de qualquer problema de saúde, sempre opte por consultar com um médico previamente.

Dentre os efeitos indesejados quando o chá de carqueja é consumido em excesso, estão: redução da imunidade e hipotensão.

 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment