Chá de alecrim: Para que serve? Conheça os benefícios incríveis da planta!

Chá de alecrim: Para que serve? Conheça os benefícios incríveis da planta!

Você já ouviu falar da erva da alegria? Imagine beber alegria, como deve ser bom não é!? O chá de alecrim tem esse poder como fama, já que possui óleos que favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Ou seja, uma xícara pode melhorar o seu dia!

E não é só para isso que ele serve, o alecrim é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Podendo ser ingerido como chá, servir como tempero nas comidas ou ainda como aromatizante de ambientes. Em fusão, ela tem propriedades antissépticas, antiespasmódicas, estimulantes, expectorantes, diuréticas, descongestionantes, e pode também ser utilizado como relaxante muscular.

Quais os benefícios do chá de alecrim?

Mas afinal, quais são os benefícios do seu consumo? São variados e para situações mais diversas relacionadas à sua saúde. Dentre os principais benefícios do chá de alecrim, estão:

  • Melhora a memória e concentração
  • É antibactericida
  • Tem função antioxidante
  • Melhora a digestão
  • Reduz gases intestinais
  • Pode ser usado contra a falta de apetite
  • Combate à insônia
  • Tratamento do eczema
  • Ajuda na prevenção do câncer
  • Melhora a circulação
  • Reduz o estresse e melhora o humor
  • Protege a visão

alecrim planta

Ajuda emagrecer?

Como todo bom chá, sim. O chá de alecrim auxilia no emagrecimento porque tem propriedades diuréticas. Isso faz com quem sofre de retenção de líquidos (que costuma ficar inchada, principalmente no abdômen), desinche e fique aparentemente mais magra.

Outro ponto é seu benefício para o trânsito intestinal, ajudando quem tem problemas de prisão de ventre. Essas pessoas também costumam ficar inchadas e o chá ajuda a desinchar. Além de ter dar a sensação de estar saciado com menos comida, fazendo com que se ingira menos calorias nas refeições.

JÁ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE FOLHA DE ABACATE?

O chá de alecrim é bom para pressão alta?

Uma outra ótima função do chá de alecrim é ajudar a manter sob controle quem costuma ter problemas com pressão alta. Suas propriedades auxiliam no equilíbrio da pressão nas artérias, por melhorar a circulação.

É importante ressaltar que o chá deve ser usado como auxiliar no tratamento dessas casos sob indicação médica.

É bom para circulação?

Sim! Isso porque a erva atua diretamente no fluxo sanguíneo. Isso é ótimo para quem tem fadiga constante, pés e mãos frios, respiração curta e dores nos pés ou pernas ao caminhar, porque sofrem de má circulação.

Como no tópico anterior, é importante ter o respaldo médico para usar o chá para fins de problemas de saúde.

Como e quando consumir chá de alecrim?

Como o chá ajuda que você se sinta saciada, se a sua ideia é auxiliar no emagrecimento, pode tomar meia hora antes das refeições. O recomendado é que seja consumido de 2 a 3 xícaras do chá de alecrim por dia. Não devendo ultrapassar essa quantidade, pois o excesso pode trazer malefícios para a saúde.

Na hora de consumir, é só aquecer 2 xícaras de água e deixar ferver. Desligue o fogo e adicione 2 colheres de folhas de alecrim, tampe por 10 minutos, coe e tome.

chá de alecrim

Chá de alecrim com limão

Se você quer impulsionar ainda mais os efeitos para emagrecer e também acalmar a mente, misturar o chá de alecrim com limão pode ser uma ótima ideia.

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • 1 colher (chá) de erva seca de alecrim
  • ¼ de limão

Modo de fazer

  • Esquente a água sem deixar ferver, coloque a erva do alecrim e deixe agir por 5 minutos.
  • Coe e esprema o limão. Aí é só consumir.

Possui contraindicações?

Pode parecer estranho, mas o chá de alecrim tem lá suas contraindicações. Mas neste caso são para o exagero no consumo, para quem ultrapassa 3 xícaras diárias do chá.

Pessoas com histórico de epilepsia, problemas na próstata, dermatológicos e gástricos devem tomar o dobro de cuidado. Isso porque o alto consumo pode causar irritações no intestino e nos rins, nefrite, problemas gastrointestinais e intoxicação.

Por isso, mesmo se tratando de uma erva natural e medicinal, é preciso tomar cuidado. Se for usar como auxiliar no tratamento de problemas de saúde, nunca deixe de verificar com um médico a viabilidade para o seu caso.

Aborta?

Não há evidências seguras, mas o consumo do chá em gestantes pode causar contrações uterinas. Isso pode ser prejudicial ao feto e causar má formação durante a gestação. Por isso grávidas não devem consumir o chá.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Post Comment