Cetoconazol: O que é? Para que serve? Como usar?

Cetoconazol: O que é? Para que serve? Como usar?

Descoberto nos anos 80 e produzido inicialmente pelo laboratório Medley, o Cetoconazol é a mais antiga droga do grupo dos azóis, e é mais conhecido comercialmente como Nizoral, sendo vendido em forma de comprimidos, creme, pomada ou shampoo, dependendo da indicação médica.

Se um médico receitou esse medicamento, seja da Medley ou de outros laboratórios (genérico) e você não entendeu as informações contidas na bula, a gente pode te ajudar, falando sobre ele de uma maneira mais simples e esclarecendo as dúvidas mais comuns.

No artigo de hoje vamos falar sobre esse antifúngico (ou seja, infecções causadas por fungos) que já tem mais de 30 anos de mercado, suas indicações, como usar o Cetoconazol, os efeitos colaterais que ele pode causar e muito mais.

Quais as indicações Cetoconazol?

Como falamos, o Cetoconazol pode ser usado em forma de comprimido, creme, pomada ou shampoo, dependendo da indicação médica.

Como ele é um remédio antimicótico ou antifúngico, o comprimido é indicado para o tratamento de doenças de pele, como candidíase oral, vaginal, caspa e micoses na pele. O creme ou pomada são indicados para problemas como pano branco, candidíase cutânea, frieira e pé de atleta, e o shampoo para caspa e dermatite seborreica.

Vamos falar sobre cada um desses produtos a seguir.

Cetoconazol shampoo

O Cetoconazol shampoo deve ser aplicado nos cabelos já lavados com o seu shampoo de preferência, e você deve deixar agir por cerca de 5 minutos antes de enxaguar.

É importante passar o shampoo antifúngico principalmente no couro cabeludo, já que a indicação médica é contra a caspa e a dermatite seborreica.

O médico dermatologista pode indicar o uso uma ou duas vezes por semana (com um intervalo de pelo menos 3 dias entre cada aplicação), durante 2 a 4 semanas, dependendo da gravidade do seu caso.

Como o shampoo é um medicamento, pode causar alguns efeitos colaterais, que iremos descrever a seguir.

Cetoconazol shampoo

Realmente ajuda a eliminar a caspa?

Sim, como falamos, a caspa é uma das indicações tanto do Cetoconazol shampoo quanto do comprimido, e realmente ajuda a eliminar a caspa.

Cetoconazol pomada, para que serve?

Assim como o Cetoconazol shampoo, o pomada também é de uso tópico, ou seja, para ser aplicado na área afetada pelos fungos, sendo indicada para tratamento de problemas como pano branco, candidíase cutânea, frieira e pé de atleta.

Tanto a pomada quanto o creme podem ter betametasona (corticoide) e a neomicina (antibiótico) em sua composição, mas se o tratamento for para micose, o ideal é usar uma pomada que tenha o Cetoconazol puro.

Como usar?

O Cetoconazol comprimidos geralmente é tomado em uma dose única diária, que pode variar entre 200mg e 400mg de acordo com o tratamento. É importante citar que o uso do comprimido está sendo cada vez menos indicada pelos médicos, tendo sido substituído pelo creme, pomada ou shampoo.

O creme também é usado uma vez ao dia, e o tempo de tratamento depende do problema a ser tratado, podendo variar entre 2 a 4 semanas. O shampoo precisa agir por cerca de 5 minutos antes do enxague.

Apesar de passar essas informações, é importante dizer que não estamos incentivando a automedicação e que o tratamento deve ser feito de acordo com a indicação médica, tanto na dosagem quanto no tempo de uso.

Cetoconazol pomada

Tem efeitos colaterais?

Sim. O Cetoconazol pode provocar efeitos colaterais, que podem variar de acordo com o tipo usado:

O comprimido pode provocar vômito, náusea, dor de barriga e diarreia. Como esses efeitos colaterais foram percebidos em cerca de 15% dos pacientes, o uso do comprimido está sendo cada vez mais substituído pelo uso tópico do Cetoconazol (creme, pomada ou shampoo).

A pomada pode provocar coceira, irritação local e sensação de picadas ou formigamento. Esses efeitos foram relatados em até 4% dos usuários.

O shampoo pode causar queda de cabelo, irritação, mudança na textura do cabelo, coceira, pele seca ou oleosidade, além de feridas no couro cabeludo. Essas reações aparecem em 1% dos casos.

Contra-indicações Cetoconazol

O Cetoconazol é considerado um medicamento de categoria C durante a gravidez, ou seja, o seu uso deve ser evitado, inclusive durante a amamentação.

Pessoas com doenças hepáticas e alergia a algum dos componentes da sua fórmula ou a qualquer um dos antifúngico azóis (fluconazol,itraconazol ou voriconazol) também devem evitar o uso do Cetoconazol.

Onde comprar o Cetoconazol?

Você encontra este medicamente em diversas farmácias. Inclusive pode comprar online e receber no conforto da sua casa. Indicamos para compras medicamento online é Onofre, que tem bons preços e site seguro. Para verificar, clique no botão abaixo que você será redirecionado para a página de vendas do cetoconazol na Onofre.

https://ad.zanox.com/ppc/?32210918C71129813&zpar0=[[belezafeminina]]&zpar1=[[cetoconazol]]&ULP=[[http://busca.onofre.com.br/search%23w=cetoconazol?utm_source=Zanox&utm_medium=Afiliados&utm_campaign=Deeplinkgenerator&acao=3&partner=576]]

Gostou das nossas dicas e informações? Este post te ajudou de alguma maneira? Deixe seu comentário!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment