Artes marciais: as mulheres e o combate.

Artes marciais: as mulheres e o combate.

Sabemos que os esportes de combate e as artes marciais estavam entre as coisas consideradas “de homem” por muita gente, mas hoje me dia, com várias campeãs olímpicas de taekwondo e cada vez mais mulheres buscando as aulas de lutas nas academias, este preconceito vai sendo quebrado aos poucos.

Para celebrar esse aumento das mulheres nas aulas de artes marciais, defesa pessoal e esportes de combate, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios das várias possibilidades entre artes marciais e esportes de combate.

Qual a diferença entre artes marciais e esportes de combate?

A principal diferença entre as duas é o objetivo final.

O esporte de combate, como por exemplo, o judô e o taekwondo esportivo (ainda existem algumas academias tradicionais coreanas que ensinam o taekwondo como arte marcial no Brasil), têm como principal objetivo derrotar o oponente dentro das regras do esporte. Existe um esforço por parte dos instrutores no ensino para que não existam danos entre os adversários.

O boxe é uma exceção. Apesar de ser considerado um esporte há vários anos, as únicas medidas para aliviar a violência. Se bem que muito da parte aeróbica do boxe já foi assimilada por uma série de aulas de aeróbica, como o aeroboxe.

As artes marciais, entretanto, visam especialmente treinar o corpo e a mente para precisar se defender em um caso extremo. Com o aumento constante da violência contra a mulher, muitas mulheres decidiram aliar a necessidade do exercício com o diferencias e terem uma chance de defesa contra pessoas que tentem as agredir.

Uma das maiores vantagens das artes marciais orientais para mulheres é que elas não demandam força bruta para sua execução. Elas ensinam uma mulher a defender-se com movimentos adequados e a usar a força e a agressividade do agressor contra ele mesmo.

Outras vantagens das artes marciais.

Além de tudo o que já comentamos, existem algumas vantagens adicionais nas artes marcais:

  • Aumento de concentração e diminuição de stress: na grande maioria das artes marciais tem um trabalho mental e emocional igualmente eficiente, já que as filosofias de treinamento são muito mais holísticas do que qualquer outro tipo de exercício. Não é incomum que você tenha momento de meditação ao entrar em aulas de artes marciais, e existem diversos benefícios inclusos nisso.
  • Desenvolvimento equilibrado: Exatamente por este tipo de filosofia, os exercícios de artes marciais contemplam vários aspectos do corpo, como força, agilidade, mobilidade e percepção do mundo ao seu redor.
  • Convívio social: por ser uma aula coletiva, onde existe uma grande empatia entre as pessoas envolvidas, o convívio tende a ser tranquilo e construtivo, já que todos os alunos são sempre ensinados a respeitar o colega e seu corpo. É uma das aulas onde o assédio masculino costuma ser menor, já que existe um relacionamento fraternal entre as pessoas que estudam um mesmo estilo de arte marcial.

Por todas estas vantagens e pela grande quantidade de benefícios assimilados dentro de uma única atividade, a arte marcial é extremamente recomendada, embora ela exija mais persistência e disciplina de treino do que muitas outras atividades físicas.

Procure uma academia e experimente uma aula, vai valer muito a pena!

 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment