Amamentação: importância e dicas

Amamentação: importância e dicas

Quando dizemos que a sociedade não está aberta para as necessidades da mulher, estamos falando de eventos lamentáveis como a alegação de que amamentação em público seria uma prática criminosa, equivalente a exibicionismo de cunho sexual.

O grande problema com este raciocínio é a sexualização de um ato que tem muito mais a ver com o amor entre mãe e filho do que com qualquer prerrogativa sexual.

Defendendo o direito das mulheres de serem livres para amamentar onde bem desejarem, diversas personalidades e artistas colocaram vários ensaios, demonstrando a beleza e a pureza do ato, que só tem conotação sexual quando encarado desta forma por uma sociedade que objetifica o corpo da mulher.

Para mostrarmos nosso apoio a política de amamentação onde for possível, vamos comentar todas as vantagens da amamentação para as mulheres e seus filhos, além de comentar alguns detalhes importantes sobre como ajudar seu filho com a amamentação ideal.

Quais as vantagens da amamentação?

A amamentação é algo fundamental, tanto para mãe quanto para o bebê, pois graças a ela os laços entre bebê e criança serão fortalecidos de maneira poderosa, além disso, existem outras vantagens:

  • O bebê tem menos chance de ficar doente com a amamentação, especialmente no primeiro ano, que é um período extremamente sensível dos bebês.
  • Uma das vantagens que poucos conhecem é que o leite materno se adapta às necessidades do bebê de acordo com o seu crescimento, sendo muito mais eficiente do que a fórmula artificial quando o assunto é satisfazer todas as necessidades do bebê.
  • Além disso, a mãe também tem várias vantagens ao amamentar: além de gastar calorias, amamentar faz com a mulher se previna contra diversos problemas, inclusive câncer e mama e do ovário.

Dicas de amamentação para as iniciantes

Sem dúvida a sensação da primeira mamada tende a ser maravilhosa, mas algumas mulheres estão tão inseguras quanto à amamentação que isto acaba refletindo-se no bebê, o que dificulta todo o processo.

Siga estas dicas iniciais e acima de tudo, deixe que sua relação com seu bebê se estreite, ganhe intimidade com ele e isto será muito mais fácil:

  • A amamentação não deve doer, então se estiver incomodando, ajude seu bebê a encaixar-se melhor no bico do seu seio.
  • Deixe que ele sugue com vontade, isto ajuda seu corpo a produzir ainda mais leite. Além disso, faça com que ele ponha a auréola quase toda na boca para mamar.
  • Os primeiros 4 dias você produzirá uma quantidade muito menor de uma substância muito mais espessa, chamada colostro. Deixe que seu bebê o consuma à vontade, é excelente para ele.
  • Os acessórios que podem ser considerados de primeira necessidade são os absorventes de seio, sutiãs de amamentação e pomadas de lanolina, além das conchas de silicone, que ajudam as mulheres que possuem pouco bico.

Mais importante do que tudo isso, é não ter vergonha de amamentar, onde quer que seja, especialmente se você for uma mulher trabalhadora e não tiver muitos momentos para isto com seu bebê.

Conheça Também o Nosso Canal no Youtube


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment