Afrezza: O que é? Quanto custa? Tem contraindicações? Saiba tudo sobre a insulina inalável!

Afrezza: O que é? Quanto custa? Tem contraindicações? Saiba tudo sobre a insulina inalável!

Quem tem diabetes, sabe que a insulina é algo que faz parte da sua rotina, principalmente para quem possui a Diabetes tipo 1, onde as doses são diárias. Com isso, as injeções frequentes acabam se tornando normais após um tempo. Ainda assim, é incômodo e as vezes até mesmo dolorido ter que aplicar as doses de insulina várias vezes ao dia.

Mas agora a solução está perto chegar, já que foi aprovado pela a Anvisa, a comercialização da Afrezza, uma insulina inalável, que tem os mesmo benefícios da injetável e já é muito utilizada em países como os Estados Unidos.

Neste artigo vamos abordar como esse produto funciona, se é seguro e outras dúvidas que possam ter relacionadas a ele. Continue lendo e confira!

O que é Afrezza?

Em palavras simples, é um medicamento que é aplicado por um dispositivo que contém insulina em pó e que é inalada pelos pulmões, tendo ação semelhante com a insulina injetável diretamente no sangue. Possibilitando que os níveis de insulina no corpo fiquem normalizados de 12 a 15 minutos depois da aplicação.

A possibilidade da Afrezza ser comercializada no Brasil é um momento a ser comemorado, pois desde que foi descoberta, em 1921, a única opção até em então comercializada no país era a injetável. Enquanto outros países já fazem uso da insulina inalável há várias décadas.

dispositivo afrezza

Quais as vantagens

Pessoas que têm diabetes precisam de tomar injeções de insulina diariamente, dependendo do tipo da doença que possuem. É comum que com o passar do tempo e adaptação à doença, que sejam algo normal sentir as picadas da agulha. Ainda assim é algo que pode ser doloroso e desconfortável, ainda mais que o tratamento é feito ao longo de toda a vida, já que a doença não possui cura.

Ter uma alternativa para as comuns injeções, e ainda mais sem causar dores, é um grande avanço e grande vantagem para as pessoas que convivem diariamente com essa doença. As vantagens pode parecer simples para quem não tem a doença, mas são de enorme valor para os diabéticos.

Podemos listar alguns benefícios:

  • Não causa alergias
  • Possibilidade de ter as doses de insulina sem dor ou incômodo
  • Praticidade
  • Rápida absorção pelo o organismo
  • Ação em menos de 15 minutos

Como a Afrezza deve ser utilizada?

O modo de usar a Afrezza é muito simples, mas você deve tanto seguir as recomendações do manual, quanto as recomendações do seu médico. Já que as doses de insulina diárias variam de pessoa a pessoa. Então mesmo com o uso da Afrezza é necessário acompanhamento regular com um médico.

O aparelho em si não tem segredos para ser utilizado, já que a insulina em pó é colocada no dispositivo e então é inalado pela boca e vai direto aos pulmões.

como usar afrezza

Quem pode usar

Esse é um produto voltado para as pessoas que possuem diabetes tipo 1 ou tipo 2, pois isso, se você não tem a doença, ele não é para você. Além disso, crianças e adolescentes com menos de 18 anos não são recomendados de fazerem uso da insulina nessa versão, mesmo que tenha um dos tipos de diabete.

Por isso, os pais deve ficar atentos, se tiver crianças com diabetes, é necessário continuar aplicando a insulina injetável.

Contraindicações

Existem algumas contraindicações para o uso do Afrezza, então antes de começar a fazer o uso dele, você precisa de saber se não se enquadra no grupo de pessoas que não podem fazer uso da insulina inalável. Ela é contraindicada em casos de:

  • Menores de 18 anos
  • Pessoas que sofrem com doenças respiratórias, pulmonares, como bronquite ou asma.
  • Fumantes
  • Diabéticos com alergia à insulina

Qual o valor do Afrezza

Ainda não se tem valores definidos para o Afrezza no Brasil, porém é possível se ter uma média a parte dos valores cobrados nos Estados Unidos, onde ele já é utilizado há alguns anos.

Neste país os valores cobrados variam entre $150 dólares a $400 dólares para um kit que tem capacidade para se usar durante um mês. Lembrando que esses são valores em dólares, portanto no Brasil ele terá valores maiores que esse.

Quando começa a ser vendido

Agora que já está aprovado pela a Anvisa é questão de tempo até que comece a ser vendido aqui no Brasil. A previsão da empresa responsável é que até o último trimestre de 2019 já esteja a venda em todo o país.

Por isso, quem ficou animado com essa novidade, pode anotar na agenda, pois não irá demorar muito para que ele seja comercializado de maneira legalizada.

Ainda é preciso de usar insulina injetável?

Sim, mesmo que o Afrezza possa ser utilizado em quase todas as doses recomendadas por dia, ainda assim existem momentos que a insulina injetável é necessária, como a noite e de madrugada, por exemplo. Nesses momentos é necessário utilizar a insulina sub-cutânea, pois tem uma duração no organismo maior, mantendo os níveis controlados até a próxima dose pela manhã.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment