Sardas: Entenda o que acontece com sua pele e como cuidar!

Sardas: Entenda o que acontece com sua pele e como cuidar!

As sardas são manchinhas muito comuns de aparecer em várias partes do corpo que ficam expostas ao sol, embora ocorra principalmente por disposição genética e em pessoas de pele mais claras. Mas essas manchinhas muitas vezes incomodam quem as possui devido à estética e é por isso que muitas pessoas buscam por tratamentos para dar fim a este problema.

Deseja saber um pouco mais sobre as sardas? Continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que é?

mulher com sardas

As sardas são manchinhas normalmente de cor amarronzada que se dão na pele, geralmente na área mais exposta ao sol como os braços, as mãos e o rosto.

O surgimento destas manchinhas é mais comum em pessoas mais claras e ruivas onde normalmente sofrem influência genética.

Causas

As sardas são causadas pelo aumento da melanina, pigmento responsável por dar a cor à pele, que tende a escurecer mais durante o verão, já que os raios solares são mais fortes nesta temporada.

Tipos de sardasmulher com sardas mais escuras

As sardas possuem diversas particularidades que são muito relativas de acordo com cada tipo de pele, e com isso ela pode se manifestar em diferentes cores e formatos, variando também quanto ao seu tamanho, podendo ser caracterizada como manchinhas pequenas ou grandes, planas ou até mesmo com alguns pequenos relevos.

Os dois tipos de sardas mais comuns são:

Amarronzadas, caracterizadas por pequenas manchinhas marrons que surgem em qualquer parte do corpo, normalmente quando a pessoa fica exposta muito tempo ao sol, aparecendo com maior frequência quando se pega aquele bronzeado. Ela diminui com o passar do tempo.

Claras, são manchinhas ainda marrons, porém em um tom mais claro, levemente jogado para o castanho. Elas não estão relacionadas diretamente a exposição ao sol, mas sim ao avanço da idade, sendo muito frequente o seu aparecimento em pessoas mais idosas.

Sardas no rosto

sardas no rosto

É muito comum que a pessoa possua sardas no rosto, pois é o local que fica mais tempo exposto ao sol, por isso quem possui predisposição a ter essas manchinhas, provavelmente irá tê-las nesta região do corpo.

Como o rosto é o que mais fica exposto, é comum que as pessoas que possuam as manchas nesta região sejam as que mais se sentem incomodadas.

Quando aparecem nas costas

Muito provavelmente você deve achar que o local onde é mais frequente o surgimento das sardas é no rosto, por já ter visto muitas pessoas com essa característica, porém engana-se quem pensa assim, pois embora seja frequente o surgimento das sardas no rosto o local onde mais surgem as sardas é nas costas, e embora elas não causem nenhum problema à saúde costumam ser muito repudiadas principalmente para as meninas, na hora de colocar um biquíni ou vestido mais decotado nas costas, momento em que estas ficam mais aparente.

Sardas brancas

As sardas brancas assim como explicamos anteriormente, são aquelas manchinhas de tonalidade mais esbranquiçada, mais para o tom castanho. É muito comum seu aparecimento em pessoas mais idosas, não sendo ligada à exposição solar, mas exclusivamente a idade. Essas sardas não causam mal a saúde.

Quais são os cuidados? Como tratar?

sardas cuidados e tratamentos

Embora as sardas sejam consideradas benignas e não provoquem nenhum problema para a saúde, geralmente quem as possui pretende eliminá-las por questões ligadas a estética, e para isso existem diversos tipos de tratamento.

O primeiro passo para tirar ou clarear a sarda é evitar a exposição excessiva ao sol e consultar um dermatologista para que seja analisada a melhor forma de tratamento para a sua sarda.

Dentre as opções de tratamentos a serem consideradas, destacamos os cremes clareadores, normalmente a base de hidroquinona que permite clarear a pele ao longo do tempo, sendo adquiridos nas farmácias mesmo sem a receita médica e podendo ser aplicado sem muitos problemas.

A segunda opção de tratamento é feita à base de cremes retinoides que muitas vezes são utilizados em conjunto com os cremes clareadores, sendo ideal para aquelas pessoas que não conseguiram o resultado esperado utilizando-se apenas os cremes clareadores.

Por fim, entre outras opções de tratamentos destacamos a laser e o peeling químico, que já são tratamentos utilizados por profissionais e que visam um resultado mais satisfatório em um curto período de tempo.

Ainda ficou alguma dúvida sobre as sardas? Deixe um comentário que em seguida responderemos você!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment