Manchas vermelhas na pele: Saiba o que pode ser

Manchas vermelhas na pele: Saiba o que pode ser

Já deve ter acontecido com vocês alguma vez: perceber uma ou várias manchas vermelhas em uma parte do corpo no momento de se trocar ou durante o banho. Ao mesmo tempo em que podem ser pequenos problemas, associados com outros sintomas, as manchas vermelhas na pele podem ser algo extremamente grave.

Exatamente para que você saiba entender quais são os verdadeiros riscos de manchas vermelhas na pele, vamos falar mais de doenças que podem ter manchas vermelhas na pele como um de seus sintomas e como se prevenir e sabe quando procurar um médico.

Manchas vermelhas na pele: Espero dois dias para sair?

A antiga técnica de esperar um ou dois dias para ver se as manchas deixam o corpo não é, de forma alguma, a mais recomendável. Já que se outros sintomas aparecerem você pode ter um quadro muito mais grave, dificultando o tratamento por ter postergado o diagnóstico.

Sendo assim, o mais inteligente perceber outras alterações que venham junto com as manchas vermelhas na pele, mesmo que diminuídas, talvez por uma medicação que você tenha tomado recentemente. Sabe-se que, por exemplo, a Dengue e o Zika vírus causam as manchas e podem ter outros sintomas amenizados por remédios com paracetamol.

Vamos a algumas dessas doenças, aos sintomas que você pode ter, além da gravidade de cada uma delas, Daremos também algumas características específicas de cada mancha, para facilitar a identificação.

Alergias:

As alergias podem ser externas ou internas, e são geralmente acompanhadas de coceiras, incômodos estomacais (quando a alergia é por alimentos), algumas vezes bloqueio dos canais respiratórios e outras situações. Dependendo da gravidade e da quantidade de manchas, é importante visitar um médico para checar se é necessário tomar um antialérgico.

Eczemas:

Um problema um pouco mais sério, este processo inflamatório causa manchas vermelhas na pele mais doloridas, onde costuma abrir-se feridas devido à coceira. É importante ir ao médico o quanto antes, para que o anti-inflamatório seja ministrado.

Micoses:

A micose tem manchas avermelhadas na pele, mas também podem ser esbranquiças e outras ainda acabam desenvolvendo outras cores, dependendo do que a causou. É uma doença menos preocupante, mas ainda assim pode se tornar um grande inconveniente.

Dengue e aparentados:

A dengue, assim como a malária, Zika vírus e chikungunha são vírus aparentados e causam, algumas vezes, manchas vermelhas na pele, mas eles são acompanhados de outros sintomas como febre, vômitos, dor no corpo e similares. Se você tiver qualquer suspeita destas doenças, procure o médico o quanto antes, já que elas têm tendência de piorar com o passar dos dias.

É exagero procurar um médico por manchas vermelhas no corpo?

Existem momentos em que estes pequenos sintomas, especialmente quando são insistentes e quando estamos nos recuperando de um quadro complicado anterior, podem ser um prenúncio de um novo desafio à sua saúde, então manter o médico informado pode adiantar muito o tratamento de uma doença muito mais complicada, que pode ser identificada, por exemplo, com um exame de sangue, e tratada com mais tranquilidade porque foi descoberta no início.

Manchas vermelhas durante a gravidez

A gravidez é um momento muito delicado na vida de uma mulher, onde ela passa por diversas transformações, inclusive no corpo. Por esse motivo, é super comum o aparecimento de manchas na pele durante esse período. Alguns dados indicam que 90% das mulheres notam o surgimento de manchas e vermelhidões durante a gestação.

O tipo de mancha mais comum durante a gravidez é o melasma, porém ele não se manifesta na cor avermelhada, e sim em um tom mais escuro do que a pele. É importante saber identificar as características do melasma porque a gestante precisa estar atenta e conseguir diferenciar os tipos de manchas que surgirem durante esse período. Para evitar o aparecimento do melasma, especificamente, o principal cuidado é o uso de protetor solar diariamente.

manchas vermelhas na pele do bebê

Porém, em alguns casos de manchas vermelhas durante a gravidez merecem maior atenção. Isso porque esse é um dos principais sintomas de infecção pelo zika vírus, responsável pela má formação de bebês, causando microcefalia. Por esse motivo, se você estiver grávida e perceber o surgimento de manchas vermelhas, o ideal é procurar um médico o quanto antes para que possa avaliar se as manchas realmente são devidas a infecção por zika.

Manchas vermelhas na pele do bebê

Se as grávidas merecem mais atenção quando o assunto são as manchas na pele, com os bebês não seria diferente, já que eles possuem a pele muito sensível. Graças a essa sensibilidade, logo que você perceber esse tipo de manifestação na pele do seu filho ou filha, o recomendado é procurar um pediatra imediatamente.

Ainda sobre as manchas vermelhas na pele do bebê, a principal causa delas são as reações alérgicas, e o primeiro passo é identificar o que pode estar causando a alergia. Pode ser a fralda, ou o sabonete usado durante o banho do bebê.

Outra causa muito comum de manchas na pele dos bebês são as brotoejas, que aparecem principalmente nos lugares onde a pele sofre atrito, principalmente nas perninhas. Além disso, se o clima estiver muito quente, pode também propiciar o aparecimento das brotoejas. Nesses casos, a principal forma de evitar o aparecimento delas é mantendo a pele do bebê bem sequinha.

Conheça Também o Nosso Canal no Youtube


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment