Como Esfoliar a Pele

Como Esfoliar a Pele

Nossa pele é um órgão maravilhoso: serve para cobrir nossos tecidos, manter nossa temperatura, reserva nutrientes e ainda contém terminações nervosas que nos permitem o sentido do tato. É o maior órgão do corpo humano e possui duas camadas, e uma terceira liga a pele ao tecido muscular.

Como funciona a nossa pele?

 A primeira camada é a epiderme, que pode ser mais grossa de acordo com a parte do corpo (como é o caso das mãos e dos pés). A epiderme contém os produtores de melanina, que dão cor à pele, e também os folículos onde são produzidos os pelos. Ela não possui vasos sanguíneos, pra que eles não sejam de fácil alcance para os microorganismos.

Já a segunda camada é chamada derme. Ela sustenta a epiderme, contendo colágeno e a elastina – ou seja, é a derme que se rompe quando engordamos muito rápido e forma estrias –,vasos sanguíneos que nutrem a epiderme e os vasos do sistema linfático. É na derme que também estão os sensores responsáveis pelas sensações que sentimos, e é por isso que sentimos sensações mais intensas onde a pele é mais fina: nos genitais, nos lábios, etc.

A terceira camada não é propriamente pele. Trata-se de tecido adiposo, responsável por nos proteger contra o frio. Serve como reservatório energético, isolante, absorve choques e fixa os órgãos. Ela também é responsável por modelar a superfície corporal, o que dá aspecto diferente a cada parte do nosso corpo pela quantidade de gordura ali presente.

Para mantermos uma pele saudável, precisamos tomar os devidos cuidados com cada parte do corpo. A alimentação influencia muito no estado da pele, podendo deixá-la seca e sem vida ou brilhante e macia. Por isso, a primeira providência é hidratar-se corretamente, tomando bastante água. Mesmo assim, a pele pode ressecar-se por conta de banhos quentes, vento, etc; e aí é a hora de usar um bom hidratante.

O que poucas pessoas sabem é que, nossa pele, assim como cabelos e unhas, possui células que estão em constante renovação. Isso é o que faz que machucados se curem e cicatrizem: as células se renovaram e expulsaram as células mortas, cobrindo o ferimento e fechando a passagem de microorganismos. É por esse mesmo motivo que, se não forem tomadas as providências adequadas, nosso corpo vai formando uma camada de células mortas sobre as células vivas, o que torna a pele áspera e sem vida.

O procedimento, nesse caso, é um só: esfoliar, seja por formas mecânicas ou químicas. Jeitos mecânicos simples de esfoliar a pele do corpo, são usando uma escova de banho, uma bucha natural ou misturando um pouco de açúcar com o sabonete líquido. Para o rosto, que é mais delicado, experimente usar aveia misturada com mel. Esfoliantes químicos são usados para tratar manchas, rugas e acne, e só podem ser receitados por dermatologistas por terem diferentes ácidos em sua fórmula.

Depois de esfoliar, é necessário aplicar alguma loção hidratante. É aí que você sentirá toda a maciez que um punhado de células mortas estava escondendo.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment