Minimalismo: Na moda, na arquitetura e na decoração. Afinal, o que é minimalismo?

Minimalismo: Na moda, na arquitetura e na decoração. Afinal, o que é minimalismo?

Você já deve ter ouvido falar do minimalismo ou conhecer pessoas que aderiram ao movimento, e como é um termo que está na moda, é normal ficar com vergonha de perguntar o que é.

Pra você entender o que é o minimalismo e se esse estilo de vida combina com você, fizemos um resumo pra te deixar por dentro do assunto trazendo informações super fáceis de entender.

Veja como o minimalismo aparece na moda, na arquitetura, na decoração e como é ter um estilo de vida minimalista a seguir.

Afinal, o que é o minimalismo?

minimalismo estilo de vida

Minimalismo é quando a pessoa tem como estilo de vida ter apenas o mínimo, o que é essencial para viver.

Esse movimento é uma tentativa de combater o consumismo em excesso, onde as pessoas compram coisas que não precisariam, apenas pelo prazer de comprar ou ter.

Mas é importante dizer que ser minimalista é muito mais que a sua relação com as compras, e sim uma forma de ver a vida, dando importância ao que é importante de verdade e se desapegar dos bens materiais para ter dinheiro e tempo focar no que é essencial, para viver momentos e experiências que vão te fazer feliz de verdade.

Estilo de vida minimalista

Quem adota um estilo de vida minimalista investe o dinheiro que sobra por não comprar coisas desnecessárias para viver experiências mais interessantes como viajar com a família e amigos, por exemplo.

Uma dica importante para quem quer ter um estilo de vida minimalista é estudar os seus gastos atuais para entender onde está gastando maior parte do seu dinheiro, e então, tentar reduzir o gasto com novos itens. O segundo passo seria reduzir a quantidade de itens que já tem, deixando apenas os que considera essenciais.

Pode ser roupas, sapatos, itens de decoração, artigos de papelaria, etc.

Minimalismo na moda

minimalismo na moda

Existem duas maneiras de aderir ao minimalismo na moda, e quem explica isso pra gente é a consultora de estilo Priscila Citera, que criou o curso online “Vestindo Autoestima: Tudo para você ser sua própria consultora de estilo” para que todas as mulheres tenham acesso à consultoria de estilo.

O minimalismo na moda pode aparecer num look mais minimalista, com peças sem muitas informações visuais como cores, estampas, babados, e outros detalhes chamativos, ou como um estilo de vida, com um guarda-roupas com poucas peças que rendem muitos looks ao invés de ter um guarda-roupas lotado e a sensação de que não tem nada pra vestir.

A Priscila diz também que assim como no armário cápsula, para ser minimalista na moda não existe uma quantidade específica de peças que você tem que ter ou tem que doar para ser considerada minimalista. Cada pessoa tem a liberdade de definir qual é o seu guarda-roupas ideal e a quantidade de peças essencial para a vida que leva.

O mais importante aqui é não sentir mais a necessidade de ter as últimas novidades da sua loja favorita, de voltar pra casa com mais uma sacola de roupas sempre que vai ao shopping, e nem estourar o limite do cartão de crédito pra estar na moda.

Minimalismo na arquitetura

decoração minimalista

O minimalismo também influencia os projetos de arquitetura, que fica com um design mais clean, ou seja, sem excesso na ornamentação, acompanhando o slogan do movimento, que diz que menos é mais.

A arquitetura minimalista tem um visual simplista e muito sofisticado, com ângulos retos e poucos elementos decorativos, tanto do lado de fora quanto do lado de dentro.

Decoração minimalista

decoração minimalista

A decoração minimalista é simplificada e reduzida, e isso não significa jogar o seu sofá fora e sentar no chão da sala com as crianças e visitas, e sim ter um sofá e um quadro do seu artista favorito na parede, ao invés de ter 20 quadros na parede, por exemplo.

Também vai te ajudar a doar ou vender aquele monte de CDs que você não ouve mais porque tem aplicativo de músicas no celular, ou aquele monte de livros que você não vai ler de novo e só ficam juntando poeira na parede, além de te fazer ver que é melhor continuar com essa TV que ainda funciona perfeitamente bem, e gastar o seu dinheiro numa viagem ao invés de comprar uma mais moderna.

Gostou do artigo de hoje? Que tal então compartilhar nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam o estilo de vida minimalista?

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment