Armário cápsula: O que é? Como montar? Para o verão e inverno…

Armário cápsula: O que é? Como montar? Para o verão e inverno…

O conceito de armário cápsula ficou famoso através de uma blogueira americana chamada Caroliné Joy Rector, do blog Unfancy.

Depois que Caroline mostrou no seu blog o projeto de viver com um número limitado de peças de roupas, a ideia virou moda e conquistou adeptos no todo.

O armário cápsula é sucesso porque mistura minimalismo com praticidade e sustentabilidade, e se você está pensando em montar um armário cápsula, veja as dicas que a consultora de estilo Priscila Citera (que montou o curso online “Vestindo Autoestima: Tudo para você ser sua própria consultora de estilo”) separou pra gente.

O que é o armário cápsula?

armário cápsula

Armário cápsula nada mais é que uma fração do seu armário total, como se fosse uma mala, que você tem roupas para usar durante um período específico, e que combinem entre si.

A consultora de estilo Priscila Citera diz que apesar de alguns sites falarem em uma quantidade de peças para o armário cápsula, não existe uma regra. A ideia é deixar o guarda-roupas mais prático e exercitar a sua criatividade, então se você separar 60 peças ao invés das 33 que muitas pessoas dizem ser o ideal, ta muito bom!

Como montar?

como montar um armário cápsula

A Priscila diz que a maioria das suas clientes que tem um espaço limitado no guarda-roupas já monta um armário cápsula a cada virada de estação, mesmo sem saber: Sabe quando você junta todos os seus casacos mais pesados, coloca numa caixa, saco a vácuo ou mala e tira da sua vista porque só vai precisar deles no próximo inverno? O armário cápsula é quase isso, mas mais planejado.

A primeira coisa que você precisa pensar na hora de montar o armário cápsula é no período que você vai usar essas roupas. A Caroline fez uma experiência de 3 meses, ou seja, uma estação do ano, e isso vai te ajudar a pensar nas peças de acordo com a temperatura do lugar que você vive.

Depois, pense na sua rotina. Isso vai te ajudar a pensar nas roupas que você vai usar para o trabalho, para o lazer e para os eventos que você já tiver na agenda.

Tendo isso em vista, pense numa paleta de cores, porque todas as peças precisam combinar entre si com a maior facilidade possível.

No seu curso online Vestindo Autoestima a Priscila explica como combinar cores, e diz que é mais fácil separar todas as peças de baixo (calças, saias, shorts, etc.) e depois pensar em uma quantidade X para cada uma delas. Depois, veja se as peças de cima que combinam com uma parte de baixo combina com as outras peças de baixo que você separou, e “elimine” as que você puder usar só com uma peça de baixo específica.

Depois disso, pense nos sapatos e acessórios, que vão ajudar a multiplicar os looks e dar uma carinha nova às roupas.

Armário cápsula para o inverno

armário cápsula para o inverno

Aqui no Brasil temos uma variação muito grande de temperatura, e enquanto no Sul as temperaturas no inverno são realmente bem baixas, o nordeste vive quase que um clima de outono, então você precisa pensar na sua realidade.

A Priscila conta que apesar de morar no Rio de Janeiro, ela sente muito frio, e provavelmente teria um armário cápsula diferente da maioria das cariocas, com mais casacos e menos shorts e vestidos, por exemplo.

Mas, a ideia é a mesma: Pensar em peças de baixo que você vai usar durante o inverno (se quiser incluir vestidos, saias e shorts, vale pensar em meia-calça também) e depois separar as peças de cima que vão render mais looks possíveis com cada um deles.

Armário cápsula para o verão

armário cápsula para o verão

Para montar um armário cápsula para o verão, a dica extra da Priscila é olhar a etiqueta interna das peças, para garantir que aquela regatinha seja mesmo fresquinha, porque se ela for de acrílico ou poliéster, por exemplo, vai esquentar mais que uma camisa de manga comprida de linho, além de reter a transpiração e deixar aquele cheirinho de suor no final do dia.

Armário cápsula Plus Size

Para montar um armário cápsula plus size não tem nenhuma diferença ou dica extra além das dicas que a Priscila já deu aqui em cima.

Basta pensar na sua rotina durante o período que vai usar o armário cápsula, como vai estar o clima e definir uma paleta de cores.

Dá pra montar um armário cápsula infantil?

Sim. A única questão na hora de montar um armário cápsula infantil seria considerar a idade da criança, porque dependendo disso, pode ser que ela cresça e deixe de usar alguma peça ou precise de peças extras.

Inspirações

Veja a seguir algumas inspirações para você que quer montar seu armário cápsula:

armário cápsulaarmário cápsulaarmário cápsula roupasarmário cápsula looksarmário cápsula o que é

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment