Como saber o dia da ovulação? Explicamos como identificar!

Como saber o dia da ovulação? Explicamos como identificar!

A ovulação acontece na parte do ciclo menstrual em que a mulher libera um óvulo em um dos seus dois ovários. Esse é um momento muito aguardado pelas mulheres que pretendem engravidar, porque é quando elas estão prontas para serem fecundadas. Por outro lado, aquelas que não desejam uma gestação, procuram saber em que dia a ovulação vai acontecer para evitar ter relações sexuais sem proteção e, assim, fugir de uma gravidez indesejada. O período fértil se dá nos cinco dias antes da ovulação, até o dia da ovulação em si. Ter relações nesse tempo pode aumentar muito as chances de engravidar, principalmente nos três últimos dias desse ciclo.

Para saber quando esse período acontece, é necessário saber, primeiro, qual é o período de ovulação. Um método que normalmente funciona para quem tem uma menstruação regular é a contagem decrescente dos dias do mês no ciclo menstrual. Primeiro se calcula o dia da menstruação, que é o início do ciclo, levando em consideração a duração normal da menstruação, que pode variar de mulher para mulher. Em seguida, quatorze dias são contados para trás e mais cinco dias. É bastante possível que a ovulação esteja acontecendo nesse intervalo.

Como saber o dia da ovulação com ciclo irregular

Nem todas as mulheres têm um ciclo menstrual regular. Nem por isso é impossível calcular o dia de ovulação, existem técnicas para quem tem o ciclo irregular também. Para tanto, é preciso primeiramente ter atenção ao tamanho do ciclo no último semestre ou último ano (seis a doze meses). Assim, lembre-se, o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia de menstruação, no caso, se a mulher menstrua no dia 20 do ciclo, seu ciclo tem 19 dias. Com isso em mente, identifique o ciclo maior e o ciclo menor, para que depois você subtraia 17 do ciclo menor e 12 do ciclo maior. O resultado da subtração do ciclo menor chamaremos de A e do ciclo maior chamaremos de B.

O período fértil a ser considerado, nesses casos, é o que está entre o resultado do maior e do menor ciclo. Por exemplo, se o menor ciclo de uma mulher é 28 e o maior é 31, teremos as subtrações A = 28 – 17 = 11 e B = 31 – 12 = 19. Assim, o período fértil pode acontecer entre o 11°e o 19° dia do ciclo menstrual. Ainda nesse assunto, para quem está tentando engravidar, é recomendado que no caso da menstruação irregular, as relações sexuais sejam feitas em dias alternados durante o período de fertilidade.

como saber o dia da ovulação

Como saber o dia da ovulação tomando anticoncepcional

Para quem toma medicamentos anticoncepcionais, todos os dias, sem esquecer e sem outras incidências, como vomitar, ter diarreia, ou pular algum dia na cartela, não existe período fértil por causa da ação inibidora do remédio. Isso ocorrerá nos casos de anticoncepcionais para todos os períodos (21, 24 ou 28 dias) e também para o implante anticoncepcional. Assim, além de inibir a produção de óvulos, os anticoncepcionais de via oral também causam alterações no endométrio e no muco cervical, prevenindo ainda mais contra a gravidez.

Ainda assim, se a mulher esquecer de tomar o anticoncepcional, principalmente nos primeiros dias, ela pode acabar ovulando, mas, para quem tomando todos os dias no mesmo horário e não se esquece, a ovulação não acontece. Ainda assim, o ciclo fértil não é alterado, então, para quem tem a menstruação regular, ou irregular, os cálculos previamente mencionados ainda estarão valendo.

Veja também um vídeo sobre os principais sintomas de que você está ovulando!

Aplicativos para saber o dia da ovulação

Como estamos em tempos de muita praticidade e os smartphones dominaram as nossas vidas, nada mais natural do que o surgimento de aplicativos que façam todo tipo de tarefas, inclusive, calcular o seu período fértil.

O Calendário Fértil funciona como um diário, marcando e avisando os dias do período fértil além de rastrear períodos regulares e irregulares. Ele também avisa quando há mais chances de acontecer uma gravidez e, caso a mulher tome anticoncepcionais, ele avisa os dias e as horas de tomá-los.

Já o Calendário Período & Ovulação também faz a medição dos dias férteis, mas ele também prevê os próximos. Além disso, através dele, é possível ter informações sobre o período, sobre ovulação, humores entre outras coisas que envolvem a menstruação.

Por fim, o Calculadora da Minha Ovulação funciona da forma como o nome diz, calculando o período ovulatório. Uma vez que sejam dadas as informações necessárias, o aplicativo fará o cálculo por você.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment