Por que fazer concursos públicos?

Por que fazer concursos públicos?

Quando o assunto é planejar uma carreira de sucesso, o “sucesso” pode ter várias facetas. Muitas pessoas preferem pensar no sucesso como mais liberdade para trabalhar em horários flexíveis, preocupando-se em oferecer sempre o melhor trabalho possível, e convivendo com a incerteza de que no dia seguinte tudo pode dar errado e acabar com os esforços de meses, e até anos.

Outras pessoas, porém, preferem uma vida de rotina e de crescimento lento, mas garantido, baseado em uma estrutura muito bem desenvolvida, que inclusive permite que a pessoas desenvolva outras atividades em paralelo.

Se você se identificou com a segunda opção, parabéns! Você se sentiria muito confortável em um cargo público concursado! Vamos analisar esta decisão com mais profundidade, detalhando as vantagens e desvantagens de fazer concursos públicos.

As vantagens (e desvantagens) de fazer concursos públicos.

As vagas de concurso público devem ser preenchidas por pessoas que possuam boas habilidades relacionadas à vaga em si, além de possuírem conhecimentos gerais necessários para passar no concurso público.

Neste processo, é importante que a pessoa tenha uma carreira ou ao menos estabilidade para estudar e passar em um dos concursos públicos, já que muitas vezes isto pode demorar anos.

Existem diversas vantagens neste tipo de vaga de emprego:

  • Estabilidade
    Você só é exonerada se for comprovadamente incapaz de desempenhar sua função, em um processo demorado que só acontecesse por faltas realmente graves. Em matéria de estabilidade, o emprego concursado é, sem dúvida, o melhor que se pode conseguir.
  • Plano de carreira
    Ao contrário de outros empregos, os cargos conseguidos por meio de concurso público tem uma carreira estratificada onde você sabe exatamente até onde é capaz de alcançar o que precisa fazer. Para quem quer um planejamento em longo prazo bem fácil de fazer, é uma excelente opção.

Como, infelizmente, nem tudo são vantagens, existem desvantagens em participar de concursos públicos em geral

  • Difíceis e demorados
    Por serem cargos estáveis e nos quais você só precisa manter sua rotina, muitas pessoas participam dos concursos públicos, o que faz de muitos deles extremamente concorridos, além disso, mesmo que você passe, existe uma demora na convocação e muitas pessoas acabam se esquecendo disto quando se dedicam aos concursos públicos. Por isto mesmo é importante sempre ter uma fonte de renda para, ao menos, de 2 a 6 meses de espera.
  • Nem sempre são os melhores salários do mercado
    Em muitas funções, como professores e outras do tipo, a remuneração do cargo público é pior do que a do mercado, além de problemas em alguns setores com infraestrutura e outras questões relacionadas. Esteja ciente que existe a possibilidade de, em caso de instabilidade financeira da máquina pública, que o seu salário seja afetado, como aconteceu recentemente no Rio Grande do Sul.
  • Problemas políticos de outras ordens
    Dependendo da proximidade da sua vaga com cargos de confiança, você pode ter de lidar com pessoas contratadas em cargos de confiança de políticos e similares, que nem sempre são os mais dedicados e/ou compreensivos do mundo. É importante não se indispor com pessoas nestas condições, pois elas podem dificultar sua vida.

Agora que você já tem uma noção muito melhor do que são os concursos públicos e de como são as vagas as quais ele dá acesso, leia mais sobre como estudar para um concurso público aqui.

 

Conheça Também o Nosso Canal no Youtube


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment