Patch Aplique: um estilo artesanal fácil e divertido

Patch Aplique: um estilo artesanal fácil e divertido

Se você é uma dessas que adora um trabalho em patchwork, mas infelizmente ainda não sabe costurar, sabia que existe uma forma inteligente e diferenciada de você fazer trabalhos muitos parecidos, com elegância e estilo?

Conheça agora técnica de patch aplique, que usa uma variante de patchwork com um papel adesivo que faz com que seus trabalhos fiquem simplesmente perfeitos!

O que é o patch aplique e como funciona?

O patch aplique é uma técnica que usa uma manta térmica ou um papel termoadesivo para juntar o pedaço de retalho à peça original. Para isso uma das ferramentas mais usadas, que todas temos em casa, é o ferro de passar, que precisa ser usado com boa temperatura e sem vapor, para que o resultado seja o desejado.

Com essa técnica, você será capaz de criar os mais variados temas em camisetas, capas de almofadas, de fogões e outros tipos, além de panos de prato e de mesa e outras peças puramente decorativas de tecido, como quadros e similares.

Com uma técnica simples e que não precisa de máquina de costura ou de costura à mão, tudo que você precisará fazer depois de aplicar a sua estampa no papel colante é casear, que é muito mais simples do que costurar, e terá um efeito profundamente similar ao patchwork tradicional.

Qualquer tecido que possa ser passado a ferro pode receber patch aplique, e isso vale tanto para o tecido que recebe quanto para o que vai ser aplicado.

Aprenda os detalhes desta técnica por meio desse passo a passo:

  1. Escolha o molde da sua preferência, em papel no mínimo 180g de gramatura.
  2. Use esse molde para cortar o desenho tanto no tecido que você irá aplicar quanto no papel termoadesivo.
  3. Com esse papel e o retalho devidamente posicionados no tecido onde ele será aplicado, você passará o ferro seco, em temperatura alta, para acionar a cola do termoadesivo. Evite temperaturas excessivas para não queimar o tecido ou estragar o papel termoadesivo.
  4. Se a estampa pedir ou você preferir fechar o trabalho, é possível casear ao redor da estampa para finalizar. Nem todas ficam boas, então use sua criatividade e senso estético para decidir quando fazê-lo.

Posso fazer patch aplique para vender?

Com certeza! Não recomendamos que você venda as suas primeiras peças de patch aplique, porque elas simplesmente não vão ficar tão bonitas. Além disso, é possível fazer várias aplicações e ainda comprar alguns desenhos já prontos, bastando aplicar e fazer seu próprio estilo de patch aplique em tecido!

Essa técnica é mais interessante que, por exemplo, fazer o patchwork puro, porque ele nem sempre consegue apresentar todas as vantagens detalhes que o patch aplique permite. Finalmente, podemos dizer que o Patch aplique ainda dá a você a chance de ter uma produção maior, e com isso poder vender seus produtos a um valor muito menor e aumentar o apelo do seu produto!

Não perca a chance de começar um negócio ou apenas se divertir com a incrível técnica que aprendemos hoje! Solte sua imaginação e mande seus resultados para a gente!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment