Direitos LGBT: Por que é importante respeitá-los?

Direitos LGBT: Por que é importante respeitá-los?

Os direitos LGBT (ou LGBTT, como também é usado) estão em destaque desde a grande repercussão da propaganda de dia dos namorados da O Boticário, que apresenta casais homoafetivos trocando presentes. Houve grande polarização e diversas discussões, com muitas outras empresas alinhando-se da mesma maneira.

Podemos simplificar a discussão desta forma: algumas pessoas vivem sua sexualidade de forma diferente, e isto incomoda os setores mais tradicionais da sociedade, que acabam se alinhando contra, e muitas farpas são trocadas por cima do muro que é erguido.

Mais importante do que fazer juízo de valores, é entender a situação como um todo. Este é o nosso objetivo, explicar as razões pelas quais, mesmo que você não concorde, é importante tentar eliminar os preconceitos e lutar pelos direitos LGBT.

Perspectiva histórica.

A perspectiva histórica é uma forma muito simples de entender como algo muito parecido já aconteceu e como as coisas se repetem. A não muito tempo atrás, outro grupo de pessoas era julgado e hostilizado por motivos que estavam além de sua escolha.

Você acertou se pensou nos negros.

Da mesma maneira que alguns setores conservadores de hoje em dia discriminam os homossexuais, existiram, especialmente nos EUA, diversos movimentos populares que eram contra a inserção dos negros na sociedade. Nós falamos um pouco sobre esta discriminação no nosso post sobre cabelos cacheados (leia este post aqui).

Não para por aí. Seguindo pela linha da história, vemos diversos episódios onde a intolerância ao comportamento divergente do nosso teve conseqüências trágicas.

Por isto mesmo, para evitar que os mesmo erros sejam cometidos novamente e que nossa sociedade se torne mais inclusiva com tudo aquilo que é diferente, é fundamental atitudes das empresas como O Boticário, que se posicionaram a favor desta minoria e deu voz a eles, de forma elegante e discreta, em seu anúncio de dia dos namorados.

Os direitos dos LGBT são também seus.

A maioria das pessoas não compreende que, se aprendesse a respeitar os direitos dos LGBT de viverem sua vida como lhes bem aprouver, diversas situações seriam mais fáceis de serem resolvidas. No momento em que uma pessoa é compreendida em suas necessidades, ela passa a compreender as outras da mesma forma.

Muitas das formas de desrespeito nascem da premissa de que “meus direitos foram desrespeitados, então eu devo desrespeitar os de alguém”. Da mesma forma, quando uma pessoa passa a ser compreendida, ela compreende.

Como seres humanos, temos a necessidade de primeiros sermos compreendidos, para então compreender, pois é impossível oferecer à sociedade aquilo que ela não nos oferece.

Desta forma, apoiar os direitos LGBT é, de forma indireta, ajudar a combater o machismo, o racismo, o preconceito religioso e todas as ideias equivocadas, que só servem para nos afastar de nós mesmos.

A roda de incompreensão, preconceito e apatia já vem girando a séculos, esmagando vidas e sonhos em seu caminho. É fundamental que paremos este ciclo vicioso, e mostremos que nossa sociedade pode ser algo melhor do que é no presente momento. Uma sociedade onde todos os pontos de vista são respeitados e as decisões são tomadas de forma que o máximo de respeito seja oferecido.

A todos.

 

 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment