Pole Dance: Consciência corporal, equilíbrio, musicalidade, sensualidade e muito mais!

Pole Dance: Consciência corporal, equilíbrio, musicalidade, sensualidade e muito mais!

Se você está buscando uma atividade física mas não quer fazer musculação, natação ou alguma dança ou luta específica, talvez você se interesse pelo Pole Dance, que é muito mais que uma atividade física, reunindo dança, acrobacia, terapia, sensualidade e superação.

esse exercício também conhecido como Barra americana, Dança do cano ou Dança do poste também é muito mais que dança.

Você vai trabalhar força, coordenação, consciência corporal, equilíbrio, musicalidade, sensualidade e muito mais enquanto se diverte, como vamos mostrar pra você no artigo de hoje.

Também vamos falar dos benefícios dessa atividade, se ela vai te ajudar a emagrecer e tudo que você precisa saber para perder o preconceito que ainda existe com essa atividade antes de começar a se aventurar nas barras verticais!

O que é o Pole Dance?

O Pole Dance é uma forma de dança e prática de exercícios físicos utilizando uma barra de ferro vertical para fazer os movimentos e desafiar a gravidade.

esse exercício teve sua origem na Inglaterra nos anos 80, e desde então era vista como uma dança sensual e erótica seguida de strip-tease em casas noturnas.

Essa ideia mudou no mundo todo de uns cinco anos para cá, quando o pole dance começou a fazer sucesso no Brasil e no exterior como uma modalidade de exercícios físicos para fortalecer, tonificar os músculos e emagrecer, tanto em academias (que também usam o nome de Pole Dance Fitness nas aulas) quanto em estúdios de dança (chamado de Pole Dance Performático ou Performativo).

pole dance dança quem pode fazer

Benefícios do Pole Dance

Como falamos, o Pole Dance é um exercício completo, que junta força, coordenação, consciência corporal, equilíbrio, musicalidade, sensualidade e diversão, ajudando a fortalecer, tonificar os músculos (deixando seus braços, coxas e abdome bem definidos) e a emagrecer.

Esses benefícios acontecem porque todos os músculos são utilizados durante os exercícios, para manter o equilíbrio e sustentar o seu corpo no ar desafiando a gravidade, e para fazer os giros, contorções e movimentos estratégicos com graciosidade e muita força nos braços, pernas e abdome.

Esse exercício também ajuda a melhorar o equilíbrio, a resistência, a respiração e o alongamento, além de muitas pessoas relatarem que sua confiança, bem estar e autoestima melhoraram consideravelmente depois que começaram as aulas de pole dance.

Pole Dance ajuda a emagrecer? Queima quantas calorias?

Sim, como falamos, o Pole Dance fitness pode ser usado como um aliado no emagrecimento, pois em apenas uma hora de aula você pode queimar de 600 a 800 calorias, o que equivaleria à 1 hora de musculação e uma hora de esteira.

Já o Pole Dance performático pode queimar até 500 calorias por hora.

Essa diferença está na intensidade e nos movimentos que são praticados nas duas modalidades, e geralmente as pessoas começam a perceber as diferenças corporais depois de 3 meses de prática, podendo variar de pessoa pra pessoa.

queima quantas calorias pole dance

Quem pode fazer Pole Dance?

Esse exercício é para mulheres e homens de todas as idades e tipos de corpo. As instrutoras sabem que cada pessoa tem o seu próprio ritmo de aprendizado e de evolução, e estão preparadas para ensinar pessoas da terceira idade, gente sem preparo físico, quem está acima do peso.

No caso dos homens, na maioria das aulas de Pole Dance Performático os movimentos são diferenciados e trabalham mais a isometria, ao invés da dança em si, então vale a pena perguntar sobre isso antes de se matricular, para saber se essa academia ou profissional vai atender às suas expectativas.

As pessoas que tem labirintite, hérnia de disco, problemas na coluna ou complicações nas articulações deve evitar começar a praticar o exercício sem uma avaliação médica.

É importante dizer que as turmas de Pole Dance costumam ser bem pequenas, para que as instrutoras consigam dar atenção a todos os alunos e para que não exista timidez na hora da prática dos exercícios, principalmente nas primeiras aulas.

Como se vestir nas aulas de Pole Dance?

Independente de ser uma aula de Pole Dance Fitness ou Performático, o ideal é usar um top e um shorts mais curto, para facilitar o atrito da pele junto a barra de aço inox, para que a pessoa consiga se sustentar na barra.

É importante não usar hidratante antes das aulas, pois o corpo libera suor e o creme acaba engordurando a barra e dificultando os exercícios, além de atrapalhar os outros alunos.

E ai, gostou das informações sobre Pole Dance? Já Pratica esse exercício? Conta para gente nos comentários!

 

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment