BenefĂ­cios da Yoga

BenefĂ­cios da Yoga

Conhecida como yoga ou ioga, essa é uma prática que cresce no Brasil a cada dia. A yoga trata de um conjunto de práticas, exercícios e posturas que favorecem a flexibilidade do corpo e o fortalecimento da mente. Tem origem na Índia, e está associada às práticas meditativas do budismo ou hinduísmo. Basicamente, para iniciantes, fazer ioga consiste em colocar-se em diferentes posições e sustentá-las por algum tempo, combinados com técnicas respiratórias com a finalidade de promover o equilíbrio físico e mental, trazendo relaxamento.

  • Relaxa os mĂşsculos, promovendo um sono melhor;
  • Melhora casos de dores nas costas;
  • Proporciona equilĂ­brio emocional;
  • Alivia o stress;
  • Fortalece a concentração;
  • Alivia doenças respiratĂłrias e serve como terapia de apoio Ă  várias condições fĂ­sicas;
  • Pode ser praticada por todas as idades;
  • É ideal para pessoas que querem modelar o corpo sem buscar o ganho muscular;
  • Fortalece o organismo;
  • Melhora a postura;

Para realizar a yoga, o ideal é que se usem roupas leves, um tapete e pelo menos trinta minutos. Lembre-se de colocar-se em cada uma das posturas concentrando-se em sua respiração e sentindo os músculos que se esticam ou tencionam.

A internet oferece dezenas de posições ideais para iniciantes, porém falaremos de algumas para te dar um ponto de partida. O desenhista Brian Russo possui um site chamado Yoga Bunny, onde um adorável coelhinho realiza posições simples de yoga.

A primeira posição tem o nome de Postura da Criança. Ela deve ser executada dobrando o corpo pra frente sobre os joelhos, mantendo as mãos espalmadas.

A segunda se chama Cachorro Descendente, e pode ser feita após a primeira. Ao invés de se apoiar nos joelhos, apóia-se na ponta dos pés e nas mãos espalmadas.

A terceira postura é velha conhecida: é chamada Flexão Superior e é feita mantendo a posição típica de quem começa uma flexão normal, mas sem descer o corpo, apenas mantendo-o parado.

Já na Flexão Inferior, a quarta postura, se mantém a pose com o corpo próximo ao chão, sustentado pelas pontas dos pés e as mãos espalmadas.

Cachorro Ascendente é a quinta posição, e é oposta à segunda. É feita deitando o corpo no chão, porém levantando a cabeça e o peito usando os braços esticados.

Dobra Frontal é a sexta posição, e é feita esticando-se as pernas mantendo os joelhos flexionados e alcançando o mais baixo possível com os braços.

A Meia Ascensão é feita mantendo a Dobra Frontal, mas encostando apenas nos joelhos com as mãos.

A Postura da Montanha é feita esticando pernas e braços para cima, o máximo que conseguir, mantendo-se na ponta dos pés.

O Guerreiro 1 é feito mantendo uma perna esticada pra trás enquanto se apóia o peso do corpo no outro joelho dobrado, enquanto se levanta os braços.

A postura do Guerreiro 2 não é muito diferente, é só manter o braços abaixados.

Já na Postura da Cadeira, é feito um meio agachamento com os braços levantados.

No Guerreiro Reverso, repete-se a posição do Guerreiro, porém esticando um braço para o alto e abaixando o outro.

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