Agachamento: dicas e cuidados

Agachamento: dicas e cuidados

Uma das formas mais poderosas de desenvolver e tonificar as pernas, especialmente os glĂșteos e coxas, o agachamento Ă© um excelente exercĂ­cio, embora tenha um lado relativamente complicado: se feito de forma errada, alĂ©m de nĂŁo funcionar, aumenta consideravelmente o risco de uma lesĂŁo grave.

Vamos falar desse exercĂ­cio, dos cuidados a serem tomados e das consequĂȘncias que vocĂȘ pode ter por fazer o exercĂ­cio de forma equivocada.

Como funciona o agachamento?

O agachamento Ă© sem dĂșvida alguma uma das melhores opçÔes de exercĂ­cios para coxas, glĂșteos, correção da postura e fortalecimento das pernas em geral. O mais comum Ă© que o agachamento seja feito com pesos, para pessoas que estĂŁo interessadas em resultados mais rĂĄpidos e em um condicionamento mais extremo, mas para vocĂȘ que estĂĄ começando, o posicionamento e a flexĂŁo adequada do joelho jĂĄ Ă© mais que o suficiente para começar a tonificar as pernas. Um bastĂŁo (pode ser um cabo de vassoura sem a escova mesmo) darĂĄ o equilĂ­brio necessĂĄrio para que o agachamento seja feito da forma correta.

Qual a técnica correta do agachamento?

O agachamento exige um pouco de equilĂ­brio e acima de tudo, muito respeito ao seu corpo e especialmente os seus joelhos.

O peito deve ser inclinado para frente, o que farå com que os quadris sejam jogados para trås, o que é o comum. Além disso, o braço para gente com o bastão då maior equilíbrio ao movimento.

As pernas devem ser mantidas paralelas e os joelhos devem flexionar para frente, mantendo as costas retas tanto quando sobe quanto quando desse. Além disso, é fundamental descer o måximo possível, mas sem forçar exageradamente.

Além disso, é altamente responsåvel e eficiente entender que a repetição é importante, e que fazer duas séries, por exemplo, é melhor do que fazer uma maior, para que a exaustão tão te faça fazer o movimento errado.

Outro detalhe que sempre é esquecendo é a contração do abdÎmen e a manutenção das costas retas, para que a lombar não sofra com os movimentos repetitivos.

Quais sĂŁo as principais consequĂȘncias do agachamento feito errado?

Quando vocĂȘ faz o agachamento errado, estĂĄ condicionando seu corpo a um movimento que nĂŁo lhe Ă© natural e criando uma lesĂŁo nesta ĂĄrea, que pode ter consequĂȘncias catastrĂłficas para a sua coluna, seus joelhos e para seus quadris.

Se vocĂȘ dobra os joelhos errado, forçando-os para fora ou para dentro para ganhar uma ou duas repetiçÔes, pode torcĂȘ-lo ou atĂ© lesionĂĄ-lo de forma mais sĂ©ria, causando problemas que podem precisar de meses de fisioterapia para recuperar-se.

O posicionamento inadequado dos pés pode causar problemas nos tornozelos e nos joelhos, fora quedas e outros acidentes.

Se vocĂȘ dobra as costas ou sua os ombros de forma inadequada, a chance de vocĂȘ começar a apresentar dores lombares cresce exponencialmente, especialmente se vocĂȘ nĂŁo jogar os quadris para trĂĄs.

Se vocĂȘ estĂĄ fazendo seus exercĂ­cios por conta prĂłpria, o que nĂŁo Ă© recomendĂĄvel, Ă© importante interromper quando começar a sentir dores musculares que nĂŁo sĂŁo da exaustĂŁo e procurar um profissional de educação fĂ­sica para melhores instruçÔes.

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