Natação

Natação

Que a natação é uma excelente prática esportiva todos sabemos. Trabalha todos os músculos, não oferece impacto e ainda pode ajudar a emagrecer. Aumento da capacidade cardiorespiratória e grande melhora da qualidade de vida são fatores que com certeza acompanham o praticante de natação. Conheça um pouco mais sobre esse esporte.

História da Natação

A vida surgiu na água, então é natural que animais como o próprio ser humano consigam se deslocar nela sem ajuda artificial. Há referências históricas sobre o nado em 2000 a. C. e várias grandes obras já relataram sobre o assunto. O esporte foi incluído nas olimpíadas em 1986, e o Brasil participa nessa modalidade desde 1920. Entretanto, a primeira medalha só foi conquistada 32 anos depois.

Estilos de nado

  • Crawl – Considerado o estilo mais rápido, nessa modalidade o praticante movimenta os braços e os pés coordenadamente. Enquanto os pés batem de modo ritmado, cada braço é levado para frente e ajuda a impulsionar o nadador.
  • Costas – O nadador se posiciona com o abdômen pra fora da água e realiza movimentos bastante semelhantes ao nado Crawl.
  • Golfinho – Também chamado de borboleta, esse é um estilo que exige mais força para vencer a resistência aquática. Com os pés juntos e braços rentes ao corpo, o nadador realiza movimentos ondulantes que projetam seu corpo para frente.
  • Peito – O mais lento dos estilos, é também o mais antigo. Nele o nadador se move como uma rã, usando as pernas dobradas para impulsionar o corpo e a cabeça dentro d’água.
  • Medley – São utilizados todos os estilos consecutivamente durante a prova.

Benefícios

  • Coração forte e pulmões de aço – O exercício físico intenso aumenta o batimento cardíaco e acelera a respiração. Isso aumenta o condicionamento físico, melhora a circulação sanguínea e fortalece os músculos da caixa torácica.
  • Evita lesões – A água absorve o impacto dos movimentos realizados, o que faz com que a prática evite lesões, além de ajudar quem está se recuperando delas a continuar ativo. A natação também ajuda a diminuir a dor.
  • Desacelera o envelhecimento – Idosos praticantes de natação têm comprovadamente melhor condicionamento físico e reflexos, além de melhor memória.
  • Exercício completo – Para se movimentar na água, é exigido esforço de todos os músculos do corpo. Isso faz da musculação um exercício completo, diferente de outros esportes.
  • Perda de peso – Dependendo da intensidade e tempo realizando o exercício, é possível gastar até 600 calorias a cada hora.
  • Fortalece as articulações – Permite que os músculos protejam melhor os tendões e aumenta a lubrificação interna nas articulações.

Quem pode praticar natação?

Exatamente por diminuir o risco de lesões e impacto sofrido nas articulações, a natação pode ser praticada por crianças e até idosos.

Recomendações de segurança

  • Use óculos de natação para proteger os olhos de irritação
  • Não deixe crianças sozinhas na água
  • Não beba álcool antes de nadar
  • Se pretender perder peso praticando natação, procure ter uma alimentação adequada
  • Faça aquecimento e alongamento antes de nadar para impedir cãibras e lesões
  • Se a piscina for em local aberto, use protetor solar

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