Jejum intermitente: O que é? Como fazer? Faz mal? Descubra aqui!

Jejum intermitente: O que é? Como fazer? Faz mal? Descubra aqui!

Perder peso não é uma questão apenas estética. Muitas pessoas precisam fazer dietas para melhorar o seu estado de saúde. Dependendo do seu objetivo e das suas metas, uma dieta pode se mostrar mais eficaz que a outra, dar resultados mais rápidos ou oferecer menos restrições. Independente do seu motivo para estar lendo esse artigo sobre o jejum intermitente (ou simplesmente JI), temos o objetivo de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o atual método de emagrecimento mais falado na internet. E explicar como fazer o jejum intermitente, quais os benefícios que ele oferece, se ele pode fazer mal, se qualquer pessoa pode fazer e muito mais. Veja a seguir.

O que é jejum intermitente?

Para entender o que é jejum intermitente, podemos entender o que as duas palavras que formam esse termo significam. Jejum é um período que alguém fica sem se alimentar, e intermitente significa algo que não acontece de maneira contínua, que cessa e recomeça com intervalos.

Nesse caso, podemos definir que o jejum intermitente significa que em alguns momentos você fica sem comer e em outros momentos você pode se alimentar. Períodos chamados pelos adeptos de janelas de alimentação.

Jejum intermitente

Como fazer este Jejum?

Existem várias formas de fazer jejum intermitente. A diferença básica entre elas é o período que a pessoa pode ficar sem comer. Veja a seguir como fazer jejum intermitente:

Método 16/8

Você faz jejum por 16 horas por dia e encaixa 2 ou 3 alimentações durante a janela de alimentação, que dura 8 horas. No jejum intermitente, uma forma fácil de ficar 10 horas sem comer é exatamente pulando o café da manhã e fazendo a primeira alimentação do dia um pouco mais tarde. No jejum intermitente, o mais importante é o tempo que a pessoa consegue ficar sem comer e pular o café da manhã é uma forma fácil de ficar um longo período em jejum. Se você jantar cedo, é fácil fazer essas 16 horas, contando com as 8 horas de sono.

Dieta 5/2

Quando você pode comer normalmente durante 5 dias na semana e precisa restringir a apenas 500 calorias durante os outros 2 dias da semana.

Come-Para-Come

Quando você faz jejum de 24 horas seguidas durante um ou dois dias na semana, comendo normalmente nos outros dias.

Jejum em dias alternados

Ingestão de uma quantidade máxima de calorias durante dias alternados.

Dieta do guerreiro

Quando você pode comer frutas e vegetais crus durante o dia, e uma grande refeição durante a noite.

Ignorar espontaneamente uma refeição:

Quando você pula uma refeição para aumentar o tempo de jejum. O café da manhã é chamado “desjejum” porque considerando que o jejum é um período em que ficamos sem comer. Todo mundo faz jejum durante a noite, deixando de comer por um período de até 8 horas e quebra o jejum ao acordar, tomando um café reforçado – porque acreditamos ser a refeição mais importante do dia. Pular o café da manhã garante algumas horas a mais de jejum e algumas calorias a menos.

Para escolher a melhor forma de fazer jejum intermitente, indicamos consultar um médico endocrinologista ou um nutricionista.

Jejum intermitente

Quais os benefícios do jejum intermitente?

Muitos especialistas consideram que o benefício mais importante do jejum intermitente é diminuir a quantidade de refeições por dia. Isso garante que você pode acordar mais tarde já que não vai precisar preparar o café da manhã e se alimentar antes de sair de casa. Gastar menos dinheiro na rua, com lanches de 3 em 3 horas, e ter um dia mais produtivo, já que também não faz pequenos intervalos para se alimentar durante o dia.

Outro benefício é a perda de peso, que acontece se a pessoa não compensar a quantidade de comida durante a janela de alimentação. A ideia é lógica: Comendo menos vezes ao dia, o consumo de calorias é menor. Além disso, durante o jejum o corpo começa a usar a gordura de reserva como fonte de energia.

Jejum intermitente pode fazer mal?

Não, ficar longos períodos sem comer não pode fazer mal (até 36 horas). A não ser que você tenha alguma doença no fígado ou nos rins. Também não é interessante se é extremamente magro, desnutrido, anêmico ou exausto.

O jejum intermitente também é contra-indicado para gestantes, lactantes, idosos, diabéticos. Pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos que deixem o sistema imunológico enfraquecido ou pessoas com desordens alimentares, como anorexia e bulimia, por exemplo, também não devem aderir.

Então? Gostou das nossas dicas sobre Jejum intermitente? Deixe seu comentário!

 

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