Farinhas low carb: Quais são as farinhas com baixo teor de carboidrato?

Farinhas low carb: Quais são as farinhas com baixo teor de carboidrato?

As dietas low carb, ou seja, com baixas quantidades de carboidrato, estão fazendo sucesso entre as pessoas que querem emagrecer sem precisar abrir mão daquele pãozinho no café da manhã ou do bolo no lanche da tarde, por exemplo. As farinhas low carb são muito nutritivas, e além de ajudar a emagrecer, oferecem vários benefícios à saúde, porque são ricas em fibras, não contém glúten e são muito mais saudáveis que as farinhas “brancas”.

No artigo de hoje vamos ensinar algumas receitas para você fazer as suas farinhas low carb em casa, sem gastar muito, e sem ter muito trabalho, e substituir as farinhas de trigo, de arroz, de aveia, de batata, de grão de bico e de rosca na hora de preparar alimentos. Vamos lá?

Como fazer as farinhas low carb?

A todo momento aparecem novas receitas em sites especializados e livros de receita, mas vamos dar a receita das 10 farinhas low carb mais famosas, para você preparar bolos, pães, massas, para colocar nos sucos, no iogurte, na salada de frutas, em vitaminas, etc.

Farinha de amêndoas

Para fazer a farinha de amêndoas, basta mergulhá-las em água quente e deixar de molho por cerca de 5 minutos.

Depois de retirar da água, esprema cada uma para retirar a pele. Leve ao forno em uma assadeira em forno pré-aquecido a 180º graus, e deixe lá por aproximadamente 10 minutos.

Depois que secarem no forno, coloque as amêndoas no liquidificador e bate até conseguir uma farinha.

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Farinha de amendoim

É uma das receitas de farinha low carb mais baratas, pois você vai usar o amendoim descascado e sem sal.

Para fazer, basta colocar a quantidade que queira preparar em uma assadeira e levar ao forno pré-aquecido a 180º graus por 10 minutos. Em seguida, retire do forno e bata no liquidificador até ficar com a consistência de farinha.

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Farinha de berinjela

Lave 1kg de berinjelas e corte em fatias bem finas sem retirar as cascas. Coloque as fatias em uma forma e leve para aquecer em forno pré-aquecido a 180º graus.

Deixe no forno até que elas estejam bem seca (sem deixar queimar). Retire as berinjelas do forno, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Rende 100g de farinha.

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Farinha de castanha de caju ou castanha do Pará

Para cada xícara de castanha de caju ou do Pará você vai precisar de 4 xícaras de água filtrada. Deixe as castanhas de molho de um de 12 a 24 horas e com a ajuda de uma peneira, remova a água e enxague.

Bata as castanhas no liquidificador com as 4 xícaras de água filtrada por 5 minutos e depois coe em um pano limpo. Reserve a parte mais grossa que foi coada para usar como leite em outras receitas.

Esprema mais um pouco com o auxílio do pano até que ela fique bem seca.

Em seguida, coloque a farinha em uma fôrma e leve ao forno a 180º graus por 3 a 4 horas para que ela seque bem e fique bem douradinha, mas sem queimar.

O último passo é bater no liquidificador novamente por cerca de 2 minutos para ficar com a consistência mais homogênea.

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Farinha de banana verde

Descasque 6 bananas pratas verdes e corte em rodelas. Coloque em uma assadeira e leve para o forno em temperatura baixa, deixando lá até que fiquem bem secas, tomando cuidado para não queimar.

Retire do forno, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador até formar uma farinha.

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Farinha de coco

Bata a parte branca do coco no liquidificador. Depois de moer, acrescente ¾ de xícara de água quente para cada xícara de coco triturado e deixe descansar por cera de 20 minutos.

Em seguida, coe a mistura em um pano limpo, torcendo bastante para sair toda a parte líquida.

Coloque o sumo do coco em uma assadeira e leve para o forno pré-aquecido a 180º graus e vá mexendo de vez em quando a assadeira para o coco secar por inteiro.

Quando secar, leve ao liquidificador, até formar um pó com consistência de farinha!

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 Farinha de linhaça

Uma das farinhas low carb mais simples de fazer é a farinha de linhaça, mas como a semente é um pouco dura, você vai precisar de um liquidificador bem potente.

Basta triturar bem as sementes e a farinha de linhaça estará pronta!

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Farinha de nozes

A farinha de nozes também é muito simples e rápida de fazer: Basta batê-las no liquidificador (sem a casca) até formar uma farinha.

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Farinha de semente de girassol

Coloque 1 xícara de semente de girassol em uma forma e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º graus por cerca de 10 minutos.

Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador até virar uma farofa.

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Quais são as farinhas low carb mais baratas?

Bom, o valor da farinha vai depender diretamente do valor do ingrediente que você vai estar usando. Por exemplo, as castanhas de caju e castanha do pará são mais caras que o amendoim, e por isso elas tendem a ser mais caras.

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