Caminhada emagrece? Será que é melhor que academia e corrida? Saiba os benefícios e mais respostas!

Caminhada emagrece? Será que é melhor que academia e corrida? Saiba os benefícios e mais respostas!

“Caminhada emagrece?”. Se ouve muito essa pergunta, afinal, uma atividade tão simples e tranquila realmente vai ajudar a queimar aquelas calorias? A primeira coisa a se fazer é tirar na cabeça que sempre será dolorido e cansativo emagrecer.

Esse pensamento é que torna o caminho para o corpo dos sonhos ainda mais difícil! Porque sim, uma caminhadinha vai te ajudar a emagrecer.

O melhor de tudo é que você pode fazer essa atividade sem custo algum. Sem ter um horário fixo. Sem ter um lugar de sempre. É possível fazer em qualquer horário, em qualquer local e o tempo que você quiser.

Se feita de forma correta, regular e acompanhada de uma alimentação saudável, tem tudo para te ajudar a perder aqueles quilinhos extras.

Caminhada pode emagrecer a barriga? E os braços e as pernas?

duas mulheres caminhando

Sim, a caminhada é uma atividade que pode desenvolver melhor várias partes do corpo, fazendo com todos os membros sejam bem trabalhados. Por exemplo, você pode não perceber, mas seus braços mexem enquanto você caminha.

O importante é que eles se movimentem de acordo com a pisada, aumentando a velocidade dos seus passos e fazendo com que eles mesmos percam gordura.

As pernas nem é preciso falar muito né? São os membros mais usados na caminhada, fortalecendo os músculos e eliminando a gordura.

No caso da barriga, o ideal é que enquanto você ao caminhar, o abdômen esteja contraído (murchado) ajudando a emagrecer nesta região.

É importante destacar que a caminhada emagrece a barriga, braços e pernas se feitas regularmente. Então realmente leve como uma atividade parte da sua vida, praticando pelo menos 30 minutos por 3  a 4 dias na semana.

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Caminhada emagrece mais que academia?

mulher caminhando e bebendo água

Parece que sempre a academia emagrece mais do que qualquer coisa, não é? Mas ela não é o único meio de perder peso e nem sempre o mais eficaz.

O que faz realmente emagrecer e dar certo, é sentir prazer na atividade que você faz. Quando você gosta, você irá sempre – simples assim. Quando fazemos algo que não gostamos, arrumamos sempre desculpas para largar. Comprometendo assim nossos resultados.

E não é que estudos mostram que a caminhada emagrece mais que academia? Um estudo da Escola de Economia de Londres, no Reino Unido, mostrou que uma caminhada acelerada por 30 minutos por dia é mais eficaz.

Para que realmente seja, a chamada de Power Caminhada ou Power Walking, é o melhor meio. Como o nome mesmo diz, a ideia é de uma caminhada mais “poderosa, potente”.

Então em vez de seguir como se estivesse andando, você faz toda a caminhada com passos mais bruscos e velozes. Uma boa forma de dar um up é inserir pesos de dois a três quilos nos tornozelos e encarar subidas/descidas durante o percurso.


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Quantos quilos posso emagrecer com caminhada?

A quantidade de quilos que podem ser perdidos com a caminhada pode variar conforme diversos fatores. Isso vai depender de como o seu organismo perde peso, qual a frequência que você pratica a atividade e a intensidade. Em geral, uma caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora.

Sendo possível que uma pessoa perca em torno de meio quilo em uma semana de exercício.

Benefícios da caminhada

benefícios da caminhada

A caminhada emagrece, mas traz com elas ainda mais benefícios para saúde física e mental. Por isso é uma atividade que é sempre uma boa opção para manter uma qualidade de vida melhor.

Dentre os principais benefícios, estão:

  • Melhora a circulação;
  • Pulmão mais eficiente;
  • Combate a osteoporose;
  • Previne a depressão;
  • Aumenta a sensação de bem-estar;
  • Deixa o cérebro mais saudável;
  • Reduz a sonolência;
  • Controla a vontade de comer;
  • Melhora postura;
  • Ajuda no tratamento da diabetes;
  • Controla o colesterol.

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Caminhada ou corrida qual é melhor?

Se o seu objetivo é emagrecer, estudos mostram que a corrida é mais eficaz do que a caminhada. Uma pesquisa da Universidade de Wyoming, dos Estados Unidos e outra do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, também dos Estados Unidos, revelaram que a prática de correr faz com que a pessoa perca mais calorias em menos tempo.

Outro fator que ajuda mais no emagrecimento é que a corrida ajuda a reduzir o apetite.

Eaí, você pratica caminhada? Ela te ajudou no processo de emagrecimento? Deixe seu comentário pra gente!

 

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