Fibroadenoma: o que é e quais as consequências?

Fibroadenoma: o que é e quais as consequências?

Como a prevenção ao câncer de mama tem de ir muito além do Outubro Rosa, é extremamente importante conhecer outros casos de tumores nas mamas, mesmo que eles não sejam cancerígenos, como o fibroadenoma.

Exatamente para te ajudar a compreender melhor como funciona o fibroadenoma, quais são as principais indicações dele e o que você precisa fazer caso tenha detectado algo no autoexame o Beleza Feminina traz um artigo especial, contando quais são as principais características do fibroadenoma, o que faz dele um caso bem específico e porque você tem de verificar suas mamas em diversos estágios do mês.

O que é o fibroadenoma e o que o diferencia?

O fibroadenoma é um tumor benigno, sem possibilidade de progressão a um tumor maligno, que é formado por uma dificuldade do crescimento natural do corpo da mulher. O fibroadenoma fica especialmente aparente durante a menstruação e a gravidez, já que os hormônios fazem com que ele aumente de tamanho.

Dessa forma, é importante verificar especialmente nessas épocas, se você se presenta algum nódulo com essas características:

  • Duro, ou borrachudo
  • De forma arredondada
  • Indolor e sem causar nenhum tipo de incomodo

Independente da identificação positiva é indispensável que você procure um médico e fala uma verificação de crescimento ou similar.

O que fazer no caso de identificação de um caroço?

A partir do momento que você encontrar um caroço, mesmo desconfiando que ele seja um fibroadenoma, o ideal é procurar um médico para ter certeza da situação.

O médico vai fazer um exame de visualização (raios-X) para identificar se é realmente um tumor o que se tem em questão. Verificando se é realmente um tumor, ele vai verificar mensalmente se o tumor está crescendo. Pode acontecer de o tumor crescer, como comentamos, quando você está menstruada e quanto está grávida, porque o fibroadenoma é parte da musculatura de sustentação do seio e reage aos hormônios.

Pode acontecer também do médico ficar desconfiado e pedir uma biópsia do tumor em questão, apenas para verificar se ele é maligno ou não.  Nesse caso, ele vai indicar o tratamento mais adequado.

É recomendável extrair o fibroadenoma?

Não é recomendável um procedimento cirúrgico de extração completa do fibroadenoma, já que ele é, basicamente, um tumor benigno sem grandes consequências, que irá se extinguir sozinho com o avanço da idade da mulher (ele nasce no início da idade adulta das mulheres) e é muito mais comum do que se costuma acreditar. O importante, porém, é sempre fazer o acompanhamento para verificar se ele não está desenvolvendo-se de forma anormal ou escondendo um tumor maligno.

A chance do fibroadenoma em si se tornar um câncer é praticamente nula. Na verdade é por isso que a maioria das vezes ela não é extraída, já que ele simplesmente cresce novamente quando extraído, o que faz da cirurgia algo inútil e perigoso para a mulher.

Se você desconfia de um fibroadenoma, procure um médico e tenha em mente que as chances de cura de um câncer de mama (caso seja) são muito maiores quando diagnosticado no começo.

 

 

 

 

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment