Dengue: Saiba os sintomas e como se proteger.

Dengue: Saiba os sintomas e como se proteger.

A dengue, infelizmente, se tornou um problema de novo em nosso país. Uma doença transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti, causa uma série de sintomas desagradáveis, podendo evoluir para sua versão mais grave, a dengue hemorrágica.

A principal dificuldade de diagnóstico é que a dengue, em seus estágios iniciais, lembra muito um resfriado ou uma febre causa por qualquer outro motivo, como uma gripe forte. Além disso, a dengue tem surtos que fazem dela uma doença perigosa, especialmente para idosos e crianças, que acabam ficando mais debilitados e se tornando as vítimas fatais mais comuns da dengue.

Vamos reforçar os sintomas, providências, formas de prevenção e mais informações a respeito desta doença que pode se tornar perigosa quando não tratada.

Quais são os sintomas da dengue?

Os sintomas da dengue comum são muito similares a uma gripe ou resfriado comum, e por isto são muito traiçoeiros, destacando-se especialmente por algumas diferenças da gripe comum, mas que não estão presentes em todas às vezes.

  • Febre
  • Dor nas juntas.
  • Dor de cabeça
  • Cansaço e falta de energia.
  • Enjôos e vômitos
  • Manchas na pele (um pouco menos comuns).

A dengue geralmente desaparece entre 5 e 7 dias, mas se não for erradicada adequadamente pode evoluir para sua face mais perigosa (e mortal): A Dengue hemorrágica.

A dengue hemorrágica sé muito mais perigosa, que diminui o poder de coagulação do sangue, o que pode causar morte no caso de não ser tratado na velocidade adequada.

Paracetamol e a dengue: entenda a relação.

Você já deve ter percebido que todos os remédios para gripe e dor que possuem paracetamol têm anúncios dizendo para “não ser usado em caso de suspeita de dengue”.

O motivo é simples: o paracetamol suprime os sintomas da dengue, embora não a cure o que é extremamente perigoso, pois permite que a dengue evolua para seu estado hemorrágico.

Desta forma, evite usar o paracetamol caso você tenha qualquer desconfiança de dengue.

Como prevenir a disseminação da dengue?

Ela se torna ainda mais perigosa quando o mosquito aedes aegypti encontra espaço para se reproduzir. Este mosquito gosta de água parada e limpa, e se você deixa isto acontecer no seu bairro, está ajudando a dengue a se espalhar ainda mais!

Prevenir à dengue é muito simples, basta:

  • Colocar areia nos pratos das plantas.
  • Cobrir a caixa d’água, se não com uma tampa, pelo menos com uma tela, que impeça a entrada do mosquito.
  • Deixar qualquer tipo vasilhame ou similar que possa acumular água ao relento, (a água da chuva acumulará e será um foco perfeito para a reprodução do mosquito).

É sempre muito bom tomar cuidado com esta doença. Caso os sintomas durem mais do que três dias, procure uma unidade de atendimento e faça o exame para dengue.

 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment