O que é cistite e como trata-la corretamente?

O que é cistite e como trata-la corretamente?

A cistite é uma doença relativamente simples, mas que pode ficar mais complexa se for diagnosticada erroneamente, o que é extremamente comum, já que ela é muitas vezes confundida com a infecção urinária.

Exatamente para te ajudar a evitar essa confus√£o e tentar identificar a cistite o quanto antes, estamos colocando todas as informa√ß√Ķes necess√°rias para identificar a cistite, al√©m de alguns sintomas e forma de tratamento para que voc√™ entenda melhor a doen√ßa.

O que é a cistite? Quais os sintomas e casos mais comuns

A cistite nada mais é do que uma inflamação na bexiga urinária. Existem diversos causadores da cistite, mas os sintomas acabam sendo especialmente parecidos, independente da origem da inflamação:

  • Sangramento ou colora√ß√£o escura, de cheiro forte, na urina.
  • Vontade persistente que urinar, com pouca produ√ß√£o de urina.
  • Sensa√ß√£o de ard√™ncia ao urinar.
  • Sensa√ß√£o de press√£o e /ou desconforto na sensa√ß√£o p√©lvica.
  • Febre baixa e a possibilidade de piora, caso o agente infeccioso chegue aos rins.

Esses sintomas podem acontecer ou não, inclusive com as mulheres sendo, além de mais suscetíveis à  esta doença, são também os casos mais comuns em que a doença pode chegar de forma totalmente silenciosa.

Quais s√£o as causas mais comuns da cistite?

Além da própria infestação de bactérias já existentes na bexiga, a cistite pode acontecer também por excesso de detritos de radiologia, causada pela perda da película protetora da bexiga e ainda por danos á uretra, causados por acidentes ou mesmo durante a relação sexual.

Essas causas precisam ser investigadas ao mesmo tempo em que se encontra o tipo de inflamação, pois a medicação e diferente para cada situação, sendo que na algumas vezes apenas o fortalecimento do organismo e sua própria defesa é capaz de resolver a situação.

O importante sobre a cistite, que em si não é uma doença tão complicada, é que ela precisa ser tratada com velocidade, ou inflamação pode se espalhar por todo o canal urinário e chegar aos rins, onde realmente pode causar um problema mais sério e afetar a função renal definitivamente.

Quais s√£o os tratamentos da cistite?

A cistite pode ser mais fácil ou difícil de ser tratada, já que dependendo do que está causando a inflamação. Acontece muitas vezes de um simples antibiótico resolver a situação, mas existem também casos mais complexos, que precisam, inclusive, de cirurgia exploratória para compreender exatamente o que está afetando negativamente a bexiga.

Outros tratamentos podem ser medicação colocada na uretra, que tem uma ação mais direta do que os remédios via oral, e até algumas possibilidades de estímulos elétricos para diminuir a dor pélvica.

Existem formas de prevenir a cistite?

A maioria das pessoas dificilmente desenvolve a doença, e em boa parte desses casos ela vem como uma infecção oportunista, aproveitando o momento de baixa do sistema imunológico para atacar, então manter seu sistema imunológico sempre o mais forte possível é um excelente começo para evitar casos de cistite.

Além disso, evitar usar roupas apertadas demais e produtos íntimos que possam causar inflamação, como o espermicida do DIU, absorventes internos e outros produtos similares.

 

ūüíē SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ūüíē

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment