Alergia nas mãos: como identificar as possíveis causas

Alergia nas mãos: como identificar as possíveis causas

A alergia nas mãos, ou dermatite de contato, é uma inflamação comum na pele, que geralmente acontece quando o corpo entra em contato com agentes que reagem d forma negativa com ele. Muitas vezes agindo de forma discreta, mas constante, e outras vezes de forma muito violenta, a alergia nas mãos é geralmente causa por produtos que tenham sido manuseados ou aplicados na pele.

Vamos falar mais da alergia nas mãos, o que pode causá-la e quais as atitudes mais adequada para se minimizar o problema, que pode se tornar muito grave, dependendo da situação, além de atuações de emergência e informações que pode ajudar caso você esteja com alergia nas mãos agora mesmo.

O que pode causar alergia nas mãos

A alergia nas mãos é muito mais comum por produtos tópicos, ou seja, produtos que tenham entrado em contato com as mãos, como cremes, produtos de cabelo aplicados sem luvas, produtos de limpeza, entre tantos outros.

Existem diversas situações em que é difícil descobrir qual o agente que causou a alergia nas mãos, e até de compreender se a alergia é realmente só nas mãos.

Esta é, sem dúvida alguma, a primeira informação fundamental que você precisa entender na sua alergia nas mãos: ela está realmente concentrada nas mãos ou as mãos só são arte da inflamação?

Se você realmente concluir que se trata de uma dermatite de contato, o próximo passo é, rapidamente, tentar identificar qual foi o agente que a causou.

Segue uma pequena lista de produtos que você deve verificar se houve mudança de marca ou a aquisição de algum novo:

  • Produtos de limpeza em geral: Especialmente se você fez algum tipo de limpeza fora da rotina usando produtos mais agressivos como soda cáustica ou thinner.
  • Cremes hidratantes e outros tipos de produtos como clareadores de pelos, entre tantos outros cosméticos.
  • Cremes para o cabelo aplicados sem a devida proteção ou mesmo cremes que não demandam proteção também podem dar alergia nas mãos
  • Sabonetes para mãos, álcool gel e outros produtos específicos para higienização das mãos.
  • Tintas, corantes e outros produtos como vernizes, quando aplicados sem a devida proteção.

Se você não tiver certeza do que causou a alergia nas mãos, passe para este próximo passo, para evitar atraso no tratamento, especialmente se estiver com formigamento ou dor.

Se você está sentindo coceira, formigamento ou sensação de queimar na sua alergia, lave com água abundante e procure um médico o quanto antes. Em caso negativo, verifique a se a alergia nas mãos já está melhor e vá até uma unidade de saúde para verificar de forma menos urgente.

Se você conseguiu localizar o agente que causou a alergia nas mãos, leve a embalagem para o hospital com você, pois a fórmula pode ajudar o médico a identificar qual a melhor forma de lidar com a situação.

O que pode acontecer também são alergias menos agressivas, que podem ser tratadas sem a ajuda do médico. Se elas durarem mais de uma semana, porém o ideal é procurar o serviço de saúde mais próximo.

 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment