Jardim de inverno: uma forma elegante de criar um ambiente diferenciado

Jardim de inverno: uma forma elegante de criar um ambiente diferenciado

Uma das formas mais interessantes e diferenciadas de aproveitar espaços que ficariam “mortos” dentro de uma decoração é a criação de jardins e inverno. Elegante, diversificados e cheios de uma criatividade e frescor únicos, estes cômodos oferecem um lugar interessante para pensar, relaxar e ter contato com a natureza e todas as suas possibilidades.

Vamos falar mais dos jardins de inverno, de como escolher as plantas e como decorar este ambiente tão especial para casas e apartamentos de todos os tipos!

Como fazer o jardim de inverno?

O jardim de inverno é um jardim dentro da casa, que pode ter diversas confederações e aproveitar vários espaços que não seriam usados de nenhuma outra forma. O vão debaixo da escada é um excelente exemplo, embora estejamos, neste caso, falando de uma escada mais elegante e não das mais padrão, onde o espaço pode ser mil vezes melhor aproveitado para um lavabo ou para uma despensa.

Corredores internos e aquele pontos que acabam ficando isolados da casa também dão excelentes jardins de inverno. Se o jardim foi maior e for, por exemplo, em uma sacada ou um espaço grande o suficiente, estude colocar uma poltrona ou espreguiçadeira nele ou perto dele, para que a apreciação do jardim de inverno e de um ar mais fresco seja possível. Senão, você pode fazer dele quase um “aquário de plantas”, deixando-o entre portas e parede de vidro, dando aquela visão adaptável, por exemplo, a um escritório no qual se passa muito tempo.

As plantas a serem usadas no seu jardim de inverno vão depender muito do ambiente escolhido: Se você conseguir fazer seu jardim de inverno em um lugar mais aberto e com mais sol, invista em plantas de sombra como alguns tipos de samambaias, lírios e flores de maio, que vão muito bem com pouco sol e precisam de pouca água.

Para jardins interno e que peguem menos ou quase nenhum sol, podem ser colocadas espécies de plantas que vivem nas sombras das árvores, em ambientes mais quentes, como orquídeas e plantas que trabalham neste tipo de ecossistema. Algumas folhagens são reconhecidas por conseguirem se manter vistosas com o mínimo de luz solar sendo excelentes opções nesse caso.

Como decorar seu jardim de inverno?

Uma das tendências mais comuns em lugares isolados do corpo da casa é o uso de pedras de vaso, sejam as brancas como as marrons, para criar um ambiente de jardim de inverno, podendo até fazer pequenos padrões para tornar a experiência ainda mais interessante. As pequenas estátuas, comuns em jardins externos, também estão liberadas no jardim de inverno.

Os móveis como mesas, cadeiras e similares dá um toque elegante a este ambiente, embora precisem ser também úteis, ou se tornarão apenas enfeites inúteis. A proximidade de espaços que inspirem calma e leitura, como escritórios, e bibliotecas fazem deles ainda mais elegantes, podendo também se tornar lugares especialmente inspiradores para reflexões e momentos de prazer literário.

Finalmente, recomendamos também o uso das paredes para as plantas, com o uso de trepadeiras ou até pequenos jardins suspensos, que podem ser facilmente trocados por hortas.

De uma forma ou de outra, é importante manter um pedaço da natureza dentro da casa e cirar um ambiente de paz e tranquilidade.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment