Ferro a vapor: Como funciona? Como escolher? Qual marca é melhor? Saiba AQUI!

Ferro a vapor: Como funciona? Como escolher? Qual marca é melhor? Saiba AQUI!

O ferro a vapor é um utensílio doméstico indispensável, mas existem várias opções de ferro, inclusive os mais tradicionais, que funcionam sem água, e o ferro a vapor vertical.

Cada um deles tem os seus pontos positivos e negativos que você deve considerar na hora da compra, de acordo com a sua preferência e as suas necessidades, e que pode deixar a tarefa de passar roupas menos cansativa.

Se você não sabe as características de cada um desses produtos, não deixe de ler o nosso artigo de hoje.

Como funcionam os ferros a vapor?

Ao passar uma roupa, o ferro amassa todas as suas fibras até que elas fiquem mais lisinhas, e o calor proveniente da energia térmica ajuda a facilitar essa tarefa, porque o vapor úmido ajuda a amaciar as fibras, fazendo com que as peças se tornem mais fáceis de passar.

ferro a vapor

Ferro a vapor vertical

O Steamer, ou ferro a vapor vertical, é muito usado em lojas, para que as vendedoras ou estoquistas passem as roupas antes de colocá-las na vitrine ou nas araras de forma mais rápida, sem precisar usar uma tábua de passar, já que com esse aparelho você pode passar uma roupa pendurada no cabide.

Também chamado de vaporizador de roupas, geralmente o ferro a vapor vertical vem com uma luva térmica, já que você precisa segurar a peça no cabide ou no gancho enquanto está passando, e deixa a tarefa muito mais rápida e prática.

Vale dizer também que o ferro a vapor vertical é uma ótima opção para fazer as suas roupas durarem mais, já que não existe o contato direto do tecido com uma chapa de ferro a uma temperatura altíssima, que deixa a roupa queimada e desgastada com o passar do tempo.

ferro a vapor steamer

Como escolher ?

Existem alguns fatores que você deve ficar atenta na hora de escolher o ferro a vapor:

  • Prefira o ferro a vapor que também tenha a opção “passar a seco”, pois cada função é boa para um tipo de tecido específico, como falaremos a seguir.
  • Os melhores ferros a vapor tem a base de resilium (anodizada), pois o material tem alta durabilidade, não risca, é fácil de limpar, não mancha e desliza melhor sobre os tecidos.
  • Prefira os modelos que tem desligamento automático, que evitam acidentes caso sejam esquecidos ligados.
  • Os ferros a vapor atuais já vem com sistema antigotejamento e de auto limpeza. Se tiver o recurso de Vapor Extra, podem deixar as roupas ainda mais lisas, principalmente se a roupa for de linho, por exemplo, que é mais difícil de passar.

Qual é melhor, ferro tradicional ou a vapor?

Você não precisa escolher entre um e outro. Como falamos, o ideal é comprar um ferro a vapor que também tenha a opção de passar a seco, porque o vapor mantém as fibras macias, enquanto o calor deixa as fibras mais lisas, então, cada opção vai ser melhor para um tipo de roupa diferente.

No caso de roupas de seda, por exemplo, o vapor pode manchar a peça, portanto, use na opção “a seco”.

Melhores marcas

Existem várias marcas que vendem ferro a vapor, e por isso, o valor do equipamento pode variar bastante. Além disso, pode variar por causa da base do ferro, que pode ser antiaderente, de cerâmica, quartzo ou resilium.

Independente da base, a melhor marca em 2017 foi a Black & Decker, seguida da Philps-Walita e da Arno.

Vale a pena dizer que cada uma dessas marcas têm várias opções de ferro a vapor, e que antes de escolher qual deles comprar, você deve ver as características de cada um deles na embalagem, e avaliar o melhor custo benefício.

ferro a vapor

Vale a pena comprar um ferro a vapor?

Resolvemos deixar essa pergunta para o final porque agora você já tem informações o suficiente para saber que vale a pena comprar um ferro a vapor, por causa das facilidades que ele oferece na hora de fazer uma das atividades domésticas mais odiadas pelas donas de casa.

Mas, vale a pena repetir o que já falamos outras vezes: Um ferro que passa a seco também é muito bom, então, tente juntar as duas opções em um equipamento só, comprando um ferro a vapor que também tenha essa opção.

Gostou do assunto? Não deixe de ler o texto sobre Brasilidade na decoração!

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment