Velaterapia: O que é? Como funciona? Para quem é indicado?

Velaterapia: O que é? Como funciona? Para quem é indicado?

Já imaginou pegar uma vela acesa e queimar seus cabelos? Pensando desta forma parece que isso irá queimar suas mechas e danificá-las, certo? Mas lá na década de 80, era uma técnica super usada chamada de “banho de vela”. Como a moda sempre volta, uma hora ou outra, essa técnica também voltou com tudo. Desta vez chamada de velaterapia, o processo ajuda a reestruturar cabelos fracos, porosos e cheios de pontas duplas.

O que é velaterapia?

Basicamente é um tratamento no qual a cabeleireira queima os fios já quebradiços e com pontas duplas. Assim, eliminando pontas danificadas e obtendo um resultado imediato e a longo prazo. Diferentemente de hidratações que são como um efeito “maquiagem” e ao lavar vai saindo, essa técnica dura bastante e é indicada ser refeita de 3 ou 4 meses.

Quem deve fazer a velaterapia?

A velaterapia pode ser feita por qualquer pessoa que está querendo ter seus cabelos com mais vida. Pessoas que têm cabelos com dificuldade de crescimento também devem entrar na lista. Mechas finas, com muitas pontas duplas e opacas, são os mais indicados. Para cabelos que estão bem saudáveis não há a necessidade do tratamento.

Como funciona a velaterapia?

O ato de queimar os fios quebradiços e as pontas duplas elimina as partes ruins do cabelo o que abre um espaço para o crescimento do cabelo saudável e com vida. A vela desobstrui o fio, deixando ele pronto para absorver melhor as vitaminas e os nutrientes. Essa técnica também já prepara as cutículas dos fios para receber os nutrientes que vem por último para manter o cabelo super hidratado. A velaterapia funciona com três processos que dão resultado certeiro: vela, tesoura (bordado) e banho de vitaminas.

Como fazer a velaterapia?

É importante destacar que mesmo acompanhando o passo a passo de como é feito a velaterapia, essa técnica só deve ser feita em um salão de cabeleireiro, com profissionais instruídos para isso. Pois o procedimento é bem delicado e qualquer erro pode realmente queimar seu cabelo.

Todo o processo leva cerca de 3 horas para ser feito e é realizado no cabelo seco, antes de ser lavado. O procedimento funciona:

  • São separadas mechas do seu cabelo e torcidas para que as pontas duplas se sobressaiam.
  • A vela acesa é aproximada do seu cabelo e passada ao longo de todo fio retirando as pontas duplas que não são alcançadas com a tesoura. Assim serão queimadas e a fibra de queratina selará cada um dos fios que entrarem em contato com o calor, de forma que cauterize as pontas duplas.
  • Após terminar o processo em todas as mechas com a vela é a hora de usar a tesoura. Com as pontas duplas mais visíveis o cabeleireiro corta uma a uma através da técnica chamada de “bordado”. Assim as escamas abertas ficam mais receptivas à máscara com vitaminas e nutrientes que é aplicada no final.
  • Por último, é feita a hidratação. Com o cabelo preparado e aberto para receber o tratamento de nutrição, é realizada uma esfoliação capilar com shampoo e máscara naturais para hidratar profundamente os fios.

O que é esse corte bordado?

Conhecido por esse nome por se tratar de um corte que exige paciência, habilidade e dedicação igual das que realizam bordados (“bordadeiras”), essa técnica que acompanha a velaterapia é utilizada também para eliminar as pontas duplas sem diminuir o comprimento dos fios. Ela algumas vezes é usada sozinha, de forma que já oferece bons resultados.

Essa técnica deve ser feita com uma tesoura especial e bem afiada para selar a cutícula dos fios.

  • É necessário lavar as madeixas e depois secá-las.
  • Depois deve-se separar o cabelo por mechas e passar a tesoura eliminando as pontas duplas, triplas, etc. O corte bordado começa da raiz até chegar às pontas.
  • O processo é repetido até terminar todo o cabelo.

Quanto custa a velaterapia?

O preço não é tão barato mas dependendo do estado de danificação do seu cabelo, vale muito a pena. A mudança de antes e depois do tratamento é gritante! Apesar de parecer simples (apenas queimar o cabelo com uma vela) essa técnica é bem minuciosa e deve ser feita com muito cuidado e conhecimento. O valor pode variar de R$300 a R$500, dependendo do salão de beleza.

Para mais informações sobre velaterapia assista a este vídeo:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente nos comentários!

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment