Umectação: O que é e para que serve? Como fazer? Quais óleos usar? Descubra o poder dessa técnica!

Umectação: O que é e para que serve? Como fazer? Quais óleos usar? Descubra o poder dessa técnica!

Não importa o tipo de cabelo, uma boa hidratação faz diferença para qualquer tipo de fio. A hidratação convencional repõe a água dos fios capilares, trazendo mais maciez e movimento para o cabelo.

Existe, porém, outro tipo de hidratação que além de conferir esse resultado, também promove a nutrição.

Esse é o caso da umectação. Esse tipo de tratamento capilar é muito usado em cabelos crespos e cacheados. Porém, não é um procedimento que se restringe a só um tipo de cabelo.

Nesse artigo vamos falar tudo que você precisa saber para realizar uma umectação maravilhosa nos seus fios! Veja a seguir.

O que é e para que serve?

oleo para tratamento dos cabelos

A umectação consiste no procedimento de nutrir os cabelos fazendo uso de óleos naturais e vegetais.

Ela deve ser feita aplicando os óleos mecha a mecha nos fios, em abundância. A diferença de uma umectação e uma simples reparação com uso de óleos consiste no volume de óleo aplicado.

Para que a umectação seja efetiva, é fundamental que a pessoa aplique o óleo até que o cabelo fique com a aparência pegajosa e pesada.

Alguns cabelos mais secos ou que estão pouco nutridos absorvem os óleos rapidamente. Assim, mesmo com uma aplicação generosa, os fios absorvem os óleos rapidamente e logo o cabelo já volta para uma aparência mais seca.

Nesse caso, a pessoa deve repetir a aplicação até atingir a aparência ideal de que todo o cabelo está embebido em óleo.

Assim como falamos acima, a umectação serve para repor a água e os nutrientes do cabelo. Esse processo também é ótimo para nutrir o couro cabeludo.

Entretanto, não é interessante que o couro cabeludo fique com muitos resíduos do óleo por mais de doze horas.

Como fazer umectação no cabelo?

umectação capilar

Para fazer a umectação, siga esse passo a passo:

  1. Primeiramente, separe o cabelo por mechas. Se seu cabelo estiver mais ressecado e sem vida, ou se for um cabelo muito volumoso, separe-o em mechas menores.
  2. Feito isso, aplique os óleos abundantemente, até que ele aparente estar embebido em óleo.
  3. Depois, prenda o cabelo para que óleo não escorra pelas suas costas e ombros.
  4. Para atingir um resultado mais satisfatório, é ideal que se mantenha o óleo no cabelo durante toda a sua noite de sono.
  5. Para isso, faça uma ou duas tranças no seu cabelo para proteger os fios e intensificar o processo de absorção do óleo pelo cabelo.
  6. Para dormir, coloque uma toalha por cima do travesseiro para não transferir os óleos para a fronha.
  7. No dia seguinte, lave o cabelo em abundância para retirar todo o resíduo do óleo. É fundamental que não fique nenhuma partícula de óleo nos fios ou no couro cabeludo.
  8. Esses resíduos quando deixados no cabelo por mais de doze horas porem enfraquecer o bulbo capilar e os fios.

Como funciona a umectação noturna?

A nutrição feita por oito horas ou mais, garante a absorção total dos nutrientes do óleo pelos fios. Além disso, confere mais brilho e força.

Quais são os melhores óleos para usar nessa técnica?

Você pode utilizar qualquer óleo de sua preferência, desde que ele seja 100% vegetal. Não use reparadores de pontas ou óleos de origem mineral, eles tem várias substâncias que ao invés de tratar o cabelo, podem prejudicar.

Para saber se o óleo é 100% vegetal basta olhar o rótulo e ver a composição do produto. Se tiver algo a mais do que o óleo indicado, ele não deve ser utilizado.

Os mais utilizados são: óleo de coco, rícino, argan, abacate, amêndoas, ojon, macadâmia, e etc.

Quantas vezes por semana posso fazer?

umectação capilar

O ideal é realizar a umectação uma vez por semana.

Mais do que isso, o uso constante de óleos nos fios e no couro cabeludo pode prejudicar e enfraquecer o cabelo.

Umectação com azeite

A umectação com azeite pode ser feita exatamente da mesma forma como qualquer outra. Para realizar a sua umectação, siga o passo a passo que mostramos no tópico acima “Como fazer umectação no cabelo?”

Posso fazer com a babosa?

Sim. O óleo presente no interior das folhas de babosa é muito nutritivo e saudável. Além disso, ele também é muito acessível economicamente.

Entretanto, nem todo cabelo se dá bem com a babosa. Portanto, antes de realizar uma umectação intensa, faça um teste em uma mecha do cabelo por 30 minutos para verificar qual a reação dos seus fios.

E com mel?

O mel é ótimo para hidratação, fortalecimento, nutrição do couro cabeludo e até mesmo crescimento dos fios. Apesar de não ser um óleo, é um ótimo ingrediente para realizar a umectação.

Porém, ele possui uma consistência que dificulta a sua aplicação. Por isso, antes de fazer o processo, deixe o mel no micro-ondas por pouquíssimos segundos para que ele fique mais maleável.

Cuidado para não passar do ponto pois o mel pode perder suas propriedades.

Umectação com óleo de uva

O óleo de uva é outro aliado muito importante. Esse óleo é feito com as sementes da uva e é fundamental para a hidratação e recuperação de pontas duplas.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment