Babosa no cabelo: Para que serve? Quais os benefícios? Como usar? Hidrata o cabelo?

Babosa no cabelo: Para que serve? Quais os benefícios? Como usar? Hidrata o cabelo?

Essa planta é uma das mais conhecidas quando o assunto é hidratação capilar. A Babosa é uma planta com folhas “recheadas” com um gel bastante nutritivo. Essa planta começou a ser usada na Índia e na China para tratar infecções e outras complicações na pele. Além disso, esse gel também é eficiente para tratar de complicações gastrointestinais, assim como complicações e cólicas. Na china, especificamente, também era muito usada para combater fungos.

Com esse extrato da babosa, a indústria de cosméticos e de remédios também chma essa planta de Aloe Vera, e outros produtos hidratantes e cicatrizantes. Nesse artigo vamos mostrar diversos benefícios e como usar a babosa, especificamente no cabelo.

Para que serve? Quais os benefícios?

O seu uso medicinal combate diversas infecções, pois, como mostraremos a seguir, a “carne” presente dentro das folhas de babosa tem diversos nutrientes que respondem a várias complicações do nosso corpo. Os principais usos medicinais da planta são as doenças inflamatórias, úlceras estomacais, doenças no intestino, diabetes e até asma.

Entretanto, o nosso objetivo é mostrar os benefícios, usos e desusos da babosa para o cabelo. Esse benefício estético vem também de todos os nutrientes presentes no gel, o que confere mais saúde para alguns tipos de fio.

O gel da aloe vera é altamente hidratante por si só. Única e exclusivamente pela quantidade de água presente na sua composição. Além disso, ele também confere brilho para o cabelo. A seguir, vamos explicar quais são os nutrientes presentes na babosa e em quais situações eles são úteis para o cabelo.

Nutrientes babosa

nutrientes da babosa

Veja a seguir quais são os principais nutrientes da babosa que contribuem não apenas para o tratamento do cabelo, mas também para a saúde.

Vitaminas antioxidantes

Essas são umas das principais riquezas da babosa. Composta por vitaminas A, C e E, a babosa é altamente antioxidante que neutraliza os radicais livres que provocam o envelhecimento. Dessa forma, a babosa ajuda a proteger e manter os fios hidratados e com aspecto jovem. Essa ação também é potencializada pela presença da vitamina B12 e do ácido fólico.

Enzimas

Outros componentes importantes são as enzimas como a lipase, a fosfatase alcalina, a amilase, a bradicinase, a carboxipeptidase, a catalase, a celulase, a lipase e a peroxidase. Elas são anti inflamatórias e também ajudam a acelerar o metabolismo. Isso ajuda principalmente a pele e o couro cabeludo, estimulando o crescimento do fio e combatendo dermatites no couro.

Antraquinonas

Esse nutriente é fundamental e atua como um analgésico, antiviral e antibacteriano. Por isso, ele faz com que a babosa seja muito saudável para manter as defesas e limpeza do couro cabeludo.

Como passar a babosa no cabelo?

A babosa pode ser utilizada misturando seu conteúdo em cremes da sua preferência, ou aplicada diretamente nos fios. A primeira aplicação é mais recomendada. Entretanto, ela também pode ser misturada com óleos naturais e vegetais, como o óleo de coco ou até mesmo o azeite, que também é muito nutritivo para os fios.

Para garantir uma boa hidratação, fique com a babosa no cabelo por 30 a 45 minutos.

Também é importante esclarecer que para usar a babosa no cabelo você deve abrir a folha e retirar apenas o gel que fica dentro dela para aplicar seja diretamente nos fios ou adicionado a uma máscara.

Pode usar babosa no cabelo cacheado?

babosa no cabelo cacheado

O cabelo cacheado é um dos que mais precisam de hidratação, pois a curvatura dos cachos só acontece quando o fio está hidratado o suficiente. Por essa razão, a babosa é muito recomendada para esse tipo de cabelo. Mas, quando for fazer a primeira aplicação, lembre-se de manter o produto por apenas 20 a 30 minutos para observar como será a reação do cabelo. Apesar de ser um ingrediente natural, é importante testar para ver como o seu cabelo se comporta.

E no cabelo loiro?

Esse tipo de cabelo exige um cuidado especial. Os fios loiros, principalmente os tingidos, por não possuírem a quantidade de melanina suficiente para tingi-los, estão mais sujeitos a colorações indesejadas. Por essa razão, se você tem cabelo loiro e deseja absorver os nutrientes da babosa, faça primeiro um teste de 30 minutos em uma mecha menos visível do cabelo para garantir que a planta não vai colorir os fios de verde ou outras cores.

E quanto ao cabelo afro?

Assim como os cacheados, esse tipo de cabelo também pede muita hidratação. Mas sempre quando utilizar essa planta, que é muito poderosa, faça um teste com ela por menos tempo no cabelo para garantir que a hidratação e nutrição não vão ser “mal aceitas” pelos seus fios.

Mitos e verdades sobre a babosa

Como a babosa é uma planta com diversas utilidades graças a sua riqueza nutricional, existem muitas dúvidas sobre seus possíveis usos. Os mais comuns que podemos levantar aqui são: Alisa o cabelo? Ajuda a crescer?  Babosa no cabelo ajuda com a caspa? A resposta para todas as perguntas é: SIM! A babosa quando usada com frequência e da forma certa pode alisar o cabelo. Por ter nutrientes que limpam profundamente o couro cabeludo, também podem combater a caspa e ajudar a crescer o cabelo. Mas seu uso deve ser com cuidado, pois, por ser muito hidratante, pode aumentar a oleosidade dos fios.

E então, o que você achou do artigo de hoje? Conta pra gente aqui embaixo se você já testou usar a babosa no cabelo e quais foram os resultados!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment