Óleo de coco: Posso passar no cabelo? E na pele? Quais os benefícios?

Óleo de coco: Posso passar no cabelo? E na pele? Quais os benefícios?

Apesar de estar fazendo sucesso e ter virado o “queridinho” das mulheres há pouco tempo, o óleo de coco já é consumido em países asiáticos há milhares de anos, por causa de sua versatilidade e de todos os benefícios que ele pode oferecer para a saúde e a beleza, como vamos mostrar no artigo de hoje.

Considerado um alimento funcional, o óleo de coco é rico em proteínas, carboidratos, óleos e minerais e vários componentes benéficos à saúde, classificados como nutracêuticos, e pode ser usado na culinária e na indústria de cosméticos.

Veja porque ele faz tanto sucesso entre as famosas, os benefícios que ele oferece, se ele realmente ajuda a emagrecer, e onde você pode comprar esse produto.

Óleo de coco para o cabelo

Uma das utilidades mais famosas do óleo de coco é a hidratação capilar, quando você pode fazer uma máscara adicionando o óleo de coco a outros ingredientes como a maionese, mel ou azeite (entre outros) para deixar os cabelos mais fortes, nutridos e hidratados.

Se quiser experimentar em casa, misture 3 colheres de óleo de coco (preferencialmente o extra virgem, prensado a frio e 100 % natural) com 5 colheres de gel de babosa e 2 colheres de mel e aplique no cabelo lavado e ainda úmido, deixando agir por cerca de 25 minutos, com a ajuda de uma touca térmica, para potencializar a ação hidratante. Depois, lave o cabelo novamente, com o shampoo e o condicionador de sua preferência.

Se os seus fios estiverem muito ressecados, vale fazer uma umectação noturna, aplicando o produto nos cabelos secos (de preferência sujos, com 1 ou 2 dias sem lavar) e deixar agir durante toda a noite. Proteja os fios com uma touca e ao amanhecer, enxague e aplique o condicionador antes do shampoo, para eliminar o óleo dos fios mais facilmente, e depois lave normalmente.

Você também pode passar uma quantidade bem pequena na mão, esfregar e passar nos cabelos para reduzir o efeito de frizz e dar um brilho extra.

oleo de coco

Óleo de coco para a pele

O óleo de coco oferece diversos benefícios para a pele, podendo também ser usado para hidratar a pele seca e ressecada, aplicando o produto com um algodão e deixando agir durante a noite toda, além de ajudar a hidratar lábios ressecados e rachados.

Você também pode usar esse produto para remover a maquiagem na área dos olhos, e para retardar o aparecimento

Também pode ser usado como esfoliante, misturado ao açucar mascavo e aplicado na pele durante o banho, e para acalmar a pele depois de uma exposição ao sol, ou depois de barbear ou depilar.

Para disfarçar as estrias, manchas e imperfeições na pele, você deve aplicar o óleo de coco na área duas vezes ao dia.

Ajuda na cicatrização?

Sim, o óleo de coco pode ajudar na cicatrização de feridas, queimaduras, picadas de insetos porque o coco é um anti-inflamatório natural que aumenta a ação das interleucinas

Óleo de coco emagrece?

Algumas pessoas usam o óleo de coco (preferencialmente o extra virgem) para substituir o óleo na cozinha, para preparar bolos, panquecas, omeletes e frituras como carnes, por exemplo, além de adicionar ao café, suco, vitaminas e saladas, e notaram diferença no peso e nas medidas abdominais, além de sentir uma redução na compulsão por carboidratos, especialmente doces.

Apesar de o óleo de coco ter propriedades que provoquem uma sensação de saciedade, ajudem a acelerar o metabolismo, a regular a função intestinal e a quebrar a gordura ingerida com mais facilidade, não existem estudos que comprovem resultados significativos no processo de emagrecimento.

Se você quiser acrescentar o óleo de coco à sua dieta para perder peso, é importante saber que o indicado é não ultrapassar o consumo de 2 colheres de sopa por dia.

óleo de coco

Óleo de coco em cápsulas

Assim como vários outros nutrientes que fazem bem à saúde e não conseguimos ingerir a quantidade ideal na alimentação, existe o suplemento de óleo de coco em cápsulas, que você pode encontrar à venda em lojas de produtos naturais e sites especializados.

Muitas pessoas procuram o óleo de coco em cápsulas para reduzir os níveis do colesterol ruim, acelerar o metabolismo e melhorar o funcionamento do intestino, além de usar como um aliado na perda de peso e na prevenção de doenças como a diabetes e a artrite.

É importante buscar uma marca de sua confiança para evitar produtos misturados com óleo mineral (o que pode anular todos os benefícios do produto derivado do coco) e pesquisar bem os preços, que podem variar bastante, e ficar atento à dosagem máxima diária recomendada na embalagem.

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment