Óleo de Babaçu: Saiba todos os benefícios desse óleo para seu corpo!

Óleo de Babaçu: Saiba todos os benefícios desse óleo para seu corpo!

Rico em nutrientes, o óleo de babaçu (que é extraído das sementes de uma palmeira chamada Babaçu) pode oferecer vários benefícios para a saúde e para a beleza, e pode substituir o óleo de coco, que por estar na moda, está cada vez mais caro.

No artigo de hoje vamos falar dos benefícios desse óleo , explicar pra ele ele serve e como usá-lo para a pele, para o cabelo e dizer se ele realmente é um aliado para quem quer perder aqueles quilinhos extras!

O que é óleo de babaçu?

babaçu

Como falamos, o óleo de babaçu é um óleo extraído da palmeira Babaçu, muito presente no Nordeste do Brasil.

Das amêndoas dessa árvore é extraído o óleo que é usado para fins comestíveis e o óleo que é usado para fabricar produtos cosméticos (ou que é usado puro no cabelo e na pele, como falaremos a seguir).

Benefícios desse óleo

Além dos benefícios e das formas de usar que já falamos, o óleo de babaçu também oferece outros benefícios:

  • equilibra a flora intestinal protegendo o intestino e prevenindo problemas como a diarreia e a prisão de ventre (inclusive podendo ser usado nos animais de estimação);
  • ajuda a aumentar a imunidade;
  • hidrata e restaura lábios e calcanhares rachados e ressecados;
  • melhora o metabolismo;
  • controla as taxas de açúcar no sangue;
  • reduz as inflamações, sendo usado no tratamento da artrite, artrose e reumatismo;
  • tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres;
  • é muito mais barato que o óleo de coco, e tão eficaz quanto;
  • combate bactérias e vírus como o H. Pylori, que causa a gastrite.

E não para por aí! Vamos citar outros benefícios do óleo de babaçu nos outros tópicos abaixo.

Leia também sobre os benefícios do óleo de chia!

Óleo de Babaçu emagrece?

Como falamos, um dos benefícios do óleo é melhorar o metabolismo, e isso ajuda no processo de emagrecimento sim, mas não existem registros de resultados muito grandes usando apenas o óleo de babaçu para perder aqueles quilinhos indesejáveis, sendo recomendado fazer uma dieta equilibrada, consumir alimentos de baixa caloria e aderir à prática de exercícios físicos regulares.

Óleo de Babaçu para pele

O óleo de babaçu pode ser usado para hidratar a pele, sendo um ótimo emoliente para quem tem a pele seca ou oleosa, já que ele é absorvido rapidamente.

Como ele tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o óleo de babaçu também pode ser usado no tratamento de eczemas, acne, picadas de insetos, erupções de plantas, queimaduras e irritações na pele.

Você também pode usar o óleo de babaçu para evitar problemas estéticos que incomodam bastante, como as rugas e as estrias, aplicando um pouco do óleo sobre a pele e mantendo-a hidratada.

Como usar esse óleo para o cabelo?

O óleo de babaçu é muito usado para restaurar cabelos danificados e quebradiços, com pontas duplas e sem elasticidade, deixando o cabelo mais saudável, forte e brilhante.

Ao misturar o óleo de babaçu no shampoo, também pode ajudar no tratamento contra a caspa e na descamação do couro cabeludo.

óleo de babaçu

Como usar?

O óleo pode ser usado de várias formas. Você pode usar o óleo de babaçu na cozinha, substituindo o óleo de coco (porque ele é rico em por ácido esteárico, ácido mirístico, ácido palmítico e ácido oleico, que são muito bons para a saúde) e como cosmético, para tratar a pele e os cabelos, como vamos mostrar a seguir.

Dependendo do uso, a quantidade e a forma de usar muda:

  • Para o uso oral recomenda-se ingerir uma colher de sopa de óleo de babaçu de duas a três vezes ao dia.
  • Para aplicar nos cabelos, o ideal é misturar uma tampinha em 100 g de creme capilar, ou aplicar o óleo nos cabelos ainda secos, deixar agir por uma hora, e então lavar os fios com shampoo e condicionador.
  • Na pele, basta aplicar uma pequena quantidade do óleo nas regiões que serão tratadas e deixar agir por 30 minutos e, então, enxaguar.

Onde comprar Óleo de Babaçu?

Você pode comprar óleo de babaçu nas lojas de produtos naturais, algumas farmácias e supermercados e em sites especializados.

Preço

O preço do óleo pode variar bastante, dependendo da marca, do tamanho da embalagem, de onde você comprar o produto, e se é o óleo usado para fins comestíveis ou para uso como cosmético.

Recomendamos pesquisar bastante antes de comprar, para conseguir economizar na hora de comprar o óleo de babaçu e se beneficiar de tudo que apresentamos nesse artigo.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment