Drenagem Linfática

Drenagem Linfática

O que é o Sistema Linfático?

Paralelamente ao sistema circulatório, onde circula o sangue, temos o sistema linfático, que é uma rede complexa de vasos e estruturas chamadas nódulos linfáticos. Através dele circula a linfa, ou fluído linfático, substância incolor ou amarelada responsável por carregar anticorpos (glóbulos brancos) para a proteção do corpo contra bactérias e vírus, remover fluídos em excesso dos tecidos, absorve e transporta ácidos graxos e gordura e também produz as células do sistema imune.

A circulação linfática é responsável pela absorção e excreção de sangue, macromoléculas e detritos produzidos pelas células, que não são captados pelo sistema circulatório. A linfa percorre o sistema linfático graças à contrações musculares e pulsação de artérias próximas, por isso, quando um vaso sofre obstrução, a linfa se acumula na região chamado edema. A linfa também costuma conter microorganismos que serão eliminados pelos gânglios linfáticos e baço, e por isso durante infecções é comum sentir dor e inchaço nos gânglios do pescoço, axilas ou virilha, conhecidos pelo nome de “íngua’.

Como a linfa não possui uma válvula, como o sangue, ela se movimenta através do corpo por conta da contração dos vasos linfáticos como quando caminhamos, respiramos ou com o movimento dos intestinos. Quando ficamos muito tempo parados, a linfa se acumula nas pernas, resultando em inchaço dos pés por conta da gravidade.

O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que já é usada há mais de oitenta anos, e tem por objetivo estimular o sistema linfático e fazê-lo trabalhar de forma mais eficiente e rápida. A função da drenagem é retirar a linfa acumulada entre as células, e por conta dessa estimulação, diminuem o inchaço e a celulite.

Quais seus benefĂ­cios?

Qualquer um pode fazer?

Apesar de seus benefícios, a drenagem linfática não é pra qualquer um. Não é recomendada para pessoas com problemas vasculares, como trombose, hipertensão ou insuficiência cardíaca, ou se tem alguma infecção, pois pode fazer os microorganismos nocivos se espalharem pelo corpo. Mesmo que seja um procedimento muito recomendado para grávidas, é preciso que seja feito por um profissional especialista em gestantes e é preciso esperar pelo menos até o terceiro mês de gravidez.

Ela ajuda a emagrecer?

A drenagem linfática não emagrece por si só. O que ela faz é ajudar o corpo a se livrar da retenção de líquidos e toxinas, o que pode até reduzir medidas, mas não emagrece porque não há diminuição da gordura.

Dicas para potencializar o efeito da drenagem linfática

Cuidado com a alimentação – Alimentos ricos em sódio, como refrigerantes ou macarrão instantâneo, favorecem a retenção de líquido do corpo. Manter uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes também ajuda a desintoxicar

Varizes – As veias altas e o inchaço não são um problema do sistema linfático, e sim no sistema venoso. Nesse caso, a drenagem não funciona e pode até prejudicar a sua condição. Procure um médico especialista.

Exercício regular – Além de acelerar o sistema linfático, os exercícios te manterão em forma.

đź’• SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE đź’•

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment